2010/01/12

iPhone 4.0 Want-List


À medida que nos vamos aproximando da data de anúncio dos novos dispositivos da Apple e inevitavelmente da nova geração do iPhone, há quem comece a falar das alterações que seriam bem vindas a um update do iPhone OS para a sua versão 4.0.

Há "pedidos" que me parecem demasiado complexos para uma utilização fácil pela maioria dos utilizadores (como a possibilidade de ter ecrãs principais que variassem em função do local onde estivessemos - que seria bastante útil para quem andar sempre a viajar, mas que dificilmente vejo a ser implementado pela Apple quantas tantas mais coisas são necessárias e de forma mais "urgente.")

Contentar-me ia com a possibilidade de ter maior controlo sobre o ecrã "bloqueado", que actualmente não serve para nada.
Ter um modo que "piscasse" o ecrã de X em X tempo sempre que houvesse alguma notificação seria também algo bastante útil, já que sem qualquer led exterior de sinalização, podemos passar horas ao lado de um iPhone com o ecrã "desligado", sem repararmos que lá tinhamos uma chamada por atender.

Seria bastante mais prático mostrar os emails e mensagens por ler, assim como as notificações pendentes.

As notificações necessitam de ser alteradas... o facto de umas notificações fazerem desaparecer as anteriores sem que tenhamos possibilidade de saber o que se passou... é inaceitável! O sistema de popups "modais" das notificações é totalmente obsoleto e tem que ser reformulado.

Enquanto alguns falam da possibilidade de ter mais ecrãs disponíveis, eventualmente com "swipes verticais", acho muito mais necessário uma nova forma de organizar as Apps. Os diversos ecrãs são "muito bonitos", mas não permite agrupar Apps relacionadas, ou Apps raramente usadas, para que não ocupem espaço valioso e não tenhamos que andar a fazer 7 ou 8 swipes horizontais para chegar onde queremos.

Outra coisa simples? A possibilidade de editar o dicionário de alguma forma. É incompreensível como, anos após o lançamento do iPhone, tenhamos que gramar com uma auto-correcção que insiste em nos trocar os "te" por "Tê"!

Da mesma forma... porque razão tenho eu que gramar com os icons das Apps oficiais do iPhone, não as pondendo apagar ou esconder? Sou obrigado a ter que gastar espaço com a App das acções quando não a pretendo usar durante o resto da vida? Ou usar a App calculador da Apple quanto tenho outras muito mais interessantes? Se tivessemos as "Pastas", sempre podia atirá-las para dentro de uma pasta "Ignorar!" :P

Outra coisa... com o preciosismo e atenção aos detalhes que a Apple gosta de ter, porque razão não temos ainda icons dinâmicos? Porque razão a App metereológica me diz sempre que o tempo está de Sol e a temperatura de 22ºC mesmo quando está a chover torrencialmente com um frio de rachar?
Até o raio da Apps dos alarmes mostra o relógio sempre preso nas 10:15... ora bolas.

Quanto ao multitasking, é vergonhos verificar-se que já conseguimos ter uma boa dose de "multitasking"... dentro de certas Apps! Navegar entre várias páginas é excelente no Safari, e demonstra perfeitamente como se poderia saltar de app em app.

De resto, muitas destas críticas vêm já desde o início da geração OS 3.x. Veremos se alguma delas será resolvida no OS 4.0.

17 comentários:

  1. Estás a querer tirar a piada toda ao "jailbreak" :D (Atenção que o "jailbreak" traz problemas de segurança. Caso optem por ele, pesquisem por jailbreak ssh worm e alterem as passwods nativas do iPhone). Então, indo ao Cydia.

    1 - Multitarefa - consegues com o ProSwitcher. Faz delizar as app em backgroud como no Palm Pro. A desvantagem é que as app activas consomem memória.

    2 - Fazer com que os ícones fixos do iPhone (ou o ícone de qualquer aplicação apareçam/desapareçam, sem desinstalação - SBSettings ou BossPrefs. Dá também para ter uma lista das app instaladas muito maior que as dos 11 ecrãs.

    Obviamente não tenho nada contra a que todos os aspectos que referiste (e outros) venham no iPhone 4.0.
    (E viva a concorrência do Android e outros SO, se forem capazes).

    ResponderEliminar
  2. Eu só acho estranho, tantas falhas que noutros sistemas são funções basicas, e em reviews continuam a dar ao IPhone apreciações mais do que positivas.. Melhor que o nexus one, melhor que qualquer HTC Samsung LG, melhor que android WM6.5 e BlackBerry.

    Funções como organizar por pastas??? A sério?! Porra!! É l33t ter um IPhone? talvez, daí a ele ser melhor... A grande vantagem do iphone a meu ver, foi o markting inicial e a appstore que empurrou o numero de apps para as 100 000 rapidamente.

    ResponderEliminar
  3. @TáDito
    A questão de arrumar os ícones em pastas só era grave se os 11 écrãs (cada um com 16 símbolos) não deslizassem como água.

    A estrutura em pastas/dentro de pastas/dentro de pastas também é uma boa forma de nunca se encontrar nada.

    Mas concordo que esta opção deveria existir. quem quisesse usava-a. Permitia também ter mais símbolos porque os actuais 180 (11x16+4=180) esgotam. A maior parte das deficiências do iPhone são cobertas por app para iPhone "jailbreak", o que efectivamente não faz muito sentido.

    ResponderEliminar
  4. A tua wish-list resume-se à compra imediata de um outro telémovel com Android e só digo Android e não Nokia pois equiparo o browser do Android ao do iPhone enquando a Nokia na minha opinião continua com um browser uns pontos atrás desses dois e sei que o browser é uma das coisas que gostas no iPhone. Porque quanto ao resto continuo a perferir Nokia(Symbian), faz tudo o que pedes desde do nokia 7650 quase :p.

    O Android está-me a desiludir quando em certa altura eu já tinha colocado Symbian de lado mas não sei porque começo a ficar com a impressão que estão a seguir caminhos errados.

    ResponderEliminar
  5. @TáDito

    Não há "aparelhos" perfeitos. E por muito bem que cumpram a sua função há sempre aspectos a melhorar.
    Para além disso, cada indivíduo terá as suas próprias necessidades.
    Por exemplo: a questão das pastas para organizar as Apps. Para mim seria vantajoso; para quem só tiver 1 ou 2 ecrãs com apps, será irrelevante!

    De resto, estar a apontar deficiências não invalida que o equipamento, no seu geral, não continue a funcionar e a proporcionar uma experiência de utilização acima do que a concorrência actualmente permite.

    Se há quem se sinta plenamente satisfeito com o seu Windows Mobile, Android, Symbian, etc. - porreiro! Mas certamente todos eles terão igualmente pontos que gostariam de ver revistos.

    Eu sempre disse que cada um tem que pesar os prós e contras de cada plataforma/equipamento, e decidir em função dos pontos que dá mais importância.

    Neste momento se tivesse que escolher de novo as opções estariam reduzidas ao iPhone e aos Android. A única variável é que, se há um ano atrás a escolha estaria 70% a favor do iPhone, actualmente as coisas estariam a ficar quase 50/50%.

    É bom ver que o Android continua a avançar... mas - é preciso não esquecer - que há também muito ainda por fazer.


    @metRo_

    É como disse, o Android também não é perfeito - e se resolve algumas das questões que mencionei, adiciona bastantes outras que seriam necessário resolver.
    Novamente, o facto de estar a apontar "pedidos" não faz com que deixe de estar satisfeito com o iPhone.
    Tal como o 1º anónimo referiu, podia muito bem resolver tudo isto fazendo jailbreak - no entanto, "não estou para me chatear" com isso.

    Ou melhor dizendo: não são coisas que me chateiem ao ponto de me fazerem querer perder tempo com isso. Se assim fosse já teria tratado delas à mais tempo.

    Quanto a dizer que o Symbian faz isto... também posso dizer que já trabalhava com bases de dados, processamento de texto, e acedia à net desde os tempos do MS-DOS. No entanto a experiência de utilização é completamente diferente da que temos agora. :)

    Novamente... tudo se resume ao uso que fazemos (ou queremos fazer) do nosso telemóvel. Haverá funções que certamente serão mais fáceis de fazer neste ou naquele aparelho... Para as que me interessam, o iPhone foi o "vencedor".
    (Com o Android a estar agora em posição de começar a competir com ele - mal resolvam as tretas de não permitir o multitouch para fazer zoom no browser, etc. :)

    ResponderEliminar
  6. > mal resolvam as tretas de não permitir o multitouch para fazer zoom no browser, etc

    hen? kais tretas??
    o meu magic tem isso td. tds os HTC (menos o tattoo, pq tem um ecra mt pekeno) tem MT.
    e o OS suporta desde a versao 1.5 (embora so na 1.6 tenha estabilizado)
    a questão e' q devido às patentes de software da apple sobre o MT, este n vem activo nos equipamentos norte americados (e q acabam por transbordar para a Europa).
    e dps ha o aspecto de q nem tds as apps tiram proveito dele.
    Por exemplo, o browser dolphin tem suporte MT e corre em qq versao do OS.

    ResponderEliminar
  7. @BUGabundo

    A tua resposta diz tudo: "tem", "suporta", "etc."
    Mas depois "a questão é" que não vem activo, e coisa e tal. E de nem todas as Apps suportarem e coisa e tal...
    São pontos negativos, que baralham e confundem os utilizadores.

    No iPhone "todos sabem" fazer zoom onde quer que seja, seja em que App for.

    No iPhone ninguém tem que saber se tem que carregar na tecla Menu, ou Back, ou Home (outra das coisas que "chateia" nos Android.) Etc. etc.

    Se isso impede que as pessoas o utilizem? Não...
    Se isso devia ser melhorado? Definitivamente!

    ResponderEliminar
  8. "Se" n houvesse Patentes de Software;
    "Se" o androidOS tivesse 5 anos de mercado;
    "Se" as pessoas paracem de kerer comparar alhos com bogalhos;

    ...

    ResponderEliminar
  9. @BUGabundo
    Lá vêm os "se's" e as desculpas...
    Mas... que interessa isso a quem quer comprar um "smartphone", e procura apenas o que melhor faz aquilo que pretende?


    "Ah o iPhone tem 5 anos de mercado"?
    A Nokia e a Motorola estão há *décadas* no mercado!

    Por essa ordem de ideias nenhuma companhia nova teria alguma vez hipótese de competir com as existentes.

    As novas têm até a vida facilitada, pois podem utilizar o que já foi "explorado" pela concorrência, e aproveitar as coisas boas, e corrigir ou melhorar as coisas "más."

    É isso que o Android tem feito, e espera-se que continue a fazer. A concorrência é saudável. Obrigará a que a Apple se tenha que mexer para oferecer um iPhone 4.0 mais atractivo; e por consequência, que os futuros Androids se tornem ainda melhores.

    Agora, não vale a pena estar a querer fechar os olhos, ou enganar alguém, e dizer que algum deles é perfeito.
    Ambos têm pontos fortes, ambos têm pontos fracos - são factos, só não vê quem não quiser.

    ResponderEliminar
  10. eu uso Android, n mudo, pois n vejo mais alternativas para o meu uso e gosto.
    n vou forçar ning a mudar tb. cada um q use o q mais goste. fanatismos n levam a lado nenhum.

    Se a plataforma android podia ser melhor? claro
    Se eu faço por isso? damn right

    uma das melhores coisas q o N1 trouxe foi o $fastboot oem unlock. o poder de desblokear root, nas maos do utilizador.... TODOS deviam ser assim.
    se nós keremos, mexemos, se n e' pra nós ficamos com o q o fabricante nos dá.

    ResponderEliminar
  11. Exactamente, e tal como a grande maioria dos utilizadores de iPhone nem saberá o que "jailbreak", a maioria dos utilizadores de Android nem saberá o que é "root". E essa é que é a grande questão: para o público em geral, as coisas têm que simplesmente "funcionar" tal como vêm.

    ResponderEliminar
  12. n me viste dizer q é preciso ROOT para funcionar bem (ao contrario dakilo q demonstram os comentarios de outros users no teu blog sobre o IPhone).
    no entanto, *eu* como root posso ir mt mais longe (e nada tem a ver com metodos q sao blokeados pelo fabricante), permite-me controlo total do OS e da forma como as apps funcionam, permite me modificar td o aspecto Grafico, ou ate todo o OS por outro q eu keira.
    essa é a mais valia do ROOT, mas q n e' de todo obrigatoria.... isto se o fabricante lançar updates regulares, algo q está a falhar com a HTC e a Motorola.
    a ver se o N1 inicia uma nova trend e em q o proprio google lança updates mais regulares.

    ResponderEliminar
  13. @Carlos Martins
    Concordo... Só falo ao nível de reviews, não opiniões pessoais. As reviews devem ser imparciais. E a verdade é que quase todos os sites são parciais. Isso viu-se com o lançamento do Nexus One. A quantidade de defeitos que puseram num aparelho acabado de lançar. E se pensarmos no Iphone aquando do lançamento então.... Não estou contra a tua posição, estou a favor até.

    ResponderEliminar
  14. @BUGabundo

    Novamente... estás a ser do "8 ou 80".
    Onde é que viste alguém a dizer que é preciso "root" para o iPhone funcionar bem?
    Se há prova contrária disso, é a de que tu próprio já recorreste a isso para o o teu Android como queres; e eu continuo com um iPhone "de origem" apenas com updates oficiais.

    Acho que isso é elucidativo.

    Agora, outra coisa é: poderia muito bem dar-me ao trabalho de resolver alguns *pormenores* que gostaria de ver modificados. Podia; mas são *pormenores* que não me chateiam a utilização no dia a dia; mas que apenas ajudariam a tornar essa experiência *ainda melhor*.
    (E novamente, falo das minhas necessidades, e não estou a falar em nome de todos.)

    Há que saber distinguir as coisas. Há que saber que, por muito bom que consideremos um produto podemos continuar a criticá-lo - sem que isso signifique que estamos descontentes com ele.

    Não sei porque custa às pessoas aceitarem que gosto de um iPhone e que também gosto dos Androids - dos quais sempre fui defensor desde o primeiro dia, e que felizmente têm tido a evolução que se esperava.

    Custa assim tanto aceitar que ambos podem/devem aprender um com o outro? Há coisas em que o Android é melhor que o iPhone, há coisas onde o iPhone é melhor que o Android, e há coisas ainda onde ambos têm ainda muito por melhorar.

    Isso é mais que certo e sabido por quem está mais por dentro das coisas e sabe dos jailbreaks e roots e demais mexeriquices; mas é preciso não esquecer que há todo um mundo de utilizadores "lá fora" que não quer saber disso para nada.


    @TáDito
    Sim, é notório quando alguém faz uma análise "chateado" ou com tendência para qualquer um dos lados.
    O Nexus One será talvez um dos melhores Androids até à data, e isso ninguém pode negar - mas acontece também que sofre de alguns pormenores que poderão ser bastante críticos para alguns utilizadores. (La está, dependerá das necessidades de cada, e do valor que dão a ter "este" ou "aquele" pormenor.)

    Conheço gente para quem a ausência de um botão físico para o silenciar é, por si só, motivo para não o escolherem. Cada caso é um caso. :)

    ResponderEliminar
  15. Ena pá... pensar num wish-list para o iPhone OS até mete medo.
    Esperemos que a Apple olhe para a concorrência e perceba o que também têm dado de bom. O ponto mais caricato nesta altura é realmente o screen em descanso, que poderia fazer bem mais do que o "nada" que faz... Assim como surge aí na foto do post, dava jeito realmente.

    ResponderEliminar
  16. João Sousa13/1/10 12:56

    TáDito: é verdade que vi várias análises críticas ao equipamento da Google. Por um lado, é correcto que se trata de um equipamento jovem. Mas por outro, não se pode dizer o mesmo nem do tipo de tecnologia que lhe está associado, nem do tipo de utilização que lhe está destinado - e várias falhas que passaram, vendo bem a coisa, deviam ter sido evitadas olhando para o que correu mal na concorrência.

    No fim de contas, vindo de um monstro como a Google, ficou(-me) uma certa sensação de relativa desilusão por se esperar algo de revolucionário, ainda por cima com tanta pompa a rodear o evento. Sim, foi um equipamento com processador mais rápido do que o normal no mercado, com um ecrã melhor do que a norma do mercado, mas isto tratou-se apenas da evolução das tecnologias. E sou justo: a maior parte das análises que vi dizem que o equipamento é bom, é rápido, mas não tem nada de particularmente revolucionário para converter os crentes doutras plataformas. É uma posição na qual eu me revejo.

    ResponderEliminar
  17. > E sou justo: a maior parte das análises que vi dizem que o equipamento é bom, é rápido, mas não tem nada de particularmente revolucionário para converter os crentes doutras plataformas. É uma posição na qual eu me revejo.

    eu posso dizer q n sinto necessidade de mudar do meu Magic para o N1.
    sim gostava de o ter, mas o meu faz o q preciso para ja. claro q akele ecra lindo, a camera melhor, e maior autonomia, fazem me inveja.mas prontos

    ResponderEliminar