2010/01/13

Enderecos Internet: IPv4 vs IPv6

Se em tempos o astronómico número de 3,706,650,624 endereços utilizáveis parecia inatingível, umas décadas depois o IPv4 mostra ser já desadequado à Internet dos nossos tempos.


Em poucas décadas aproximamo-nos perigosamente do limite de endereços disponíveis e torna-se necessário avançar para o IPv6.

Como devem imaginar, cada dispositivo que queira comunicar através da Internet necessita de um endereço. Mas... os endereços de 32 bits disponibilizados pelo IPv4 rapidamente se mostraram insuficientes para acomodar todos os equipamentos que temos presentemente ligados globalmente.
Daí que tenha sido criar redes e sub-redes, redes dentro de redes, que reencaminham os pacotes de dados adicionando dados extra sobre os locais por onde vão passando.
Um pouco como acontecia nos tempos em que os telefones eram raros, e havendo um único telefone na vossa rua, ficava a cargo dessa pessoa ir chamar a pessoa "certa" a quem se destinava a chamada.

Mesmo assim, com essas "batotas", o espaço disponível para novos endereços começa a ser escasso, e impede que novos serviços possam surgir.

Com o novo IPv6 as coisas serão bem diferentes. De 32bits passaremos para endereços de 128 bits, suficientes para suportar um crescimento "inimaginável", permitindo que cada pessoa no planeta possa ter muitos milhões de endereços individuais só para si... e ainda sobrar!

Isto irá simplificar bastante as infraestruturas de redes, já que deixam de ser necessárias as tais "camadas" que actualmente escondem os endereços IP locais das redes externas.
No entanto, preparem-se para ver números bem mais complicados surgirem pela internet fora: se endereços IP como 192.168.0.1 vos pareciam complicados... o que dizer de algo como "2001:252:0:1::2008:8"?

Felizmente, se tudo correr como é suposto, não haverá necessidade de se preocuparem com esse tipo de coisas, e tudo simplesmente funcionará.

6 comentários:

  1. O grande problema da implementação de IPv6 será segurança e a perda de NAT como conhecemos o que chocará grande parte dos techno savvys que circulam a net...e a falta de integração dos ISP vai atrasar esta implementação durante muito tempo

    ResponderEliminar
  2. Sim, o IPv6 será uma transição gradual... e não "de um dia para o outro." :)

    ResponderEliminar
  3. mas esse "gradual" já está a ser feito há 20 anos... é um gradualzinho... :)

    ResponderEliminar
  4. Pois tem sido... mas enquanto até aqui tinha sido feito devagarinho, agora começa a *ter* mesmo que se fazer, pois daqui a 2 ou 3 anos, deixará mesmo de haver IPs "públicos" livres. :)

    ResponderEliminar
  5. Ver para crer :o)

    Ainda estou à espera do dia em que IPv6 entre em produção massiva :oD

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  6. Permitam-me que corrija algo, para além da resolução do problema do esgotamento de endereços, o IPv6 vem contribuir para a resolução de alguns problemas que afectavam o protocolo IP, como sejam a autoconfiguração,a qualidade de serviços, a mobilidade e mais concretamente a segurança. Ao contrário do que foi aqui dito, o IPv6 vem solucionar alguns problemas de segurança, suporta mecanismos de autenticação e privacidade. Assim, o recurso ao IPSec passou a ser um standard integrado no IPv6, o que permite comunicações mais seguras, logo a partir das camadas mais baixas do modelo TCP/IP.

    ResponderEliminar