2010/01/13

Google Encerra Operações na China

A grande notícia de hoje é o anúncio de que o Google decidiu encerrar as suas operações na China.



Por trás desta decisão, que muitos acham ser uma clara posição anti-censura (que o Google era obrigado a fazer por imposição do Governo Chinês, e pelo qual foi duramente criticado) estão questões não menos preocupantes: o Google queixa-se um ataque continuado à sua infra-estrutura, com roubo de código fonte, e acesso indevido a contas dos seus utilizadores. Utilizadores que na sua maioria são defensores dos direitos humanos e da liberdade de expressão na China.

No campo financeiro, o resultado foi imediato, mostrando que esta posição do Google não lhe fica "barata."

No entanto... há que aproveitar este episódio para pressionar Pequim a rever a sua "Grande Firewall da China" que insiste em censurar os conteúdos que não lhes interessa verem publicados. E nesse aspecto, independentemente dos reais motivos que levaram o Google a tomar esta posição... acho que este dia será um dia que ficará na História.

Já imaginaram se este é o primeiro passo que fará com que a China tome outra posição face ao mundo e à internet? Certamente daria todo um novo sentido à expressão "a Internet mudou o Mundo"!

P.S. - E à conta disto, o Gmail passa agora a ter o acesso mais seguro via https activado a não ser que os utilizadores o desactivem expressamente (exactamente o oposto do que sucedia até aqui.)

3 comentários:

  1. Ainda não decidiram encerrar as operações. Decidiram sim deixar de alinhar na censura imposta pelo governo chinês. E se tal implicar encerrar as operações na China... então que assim seja.

    ResponderEliminar
  2. Realmente é um bocado massudo ter de aturar aquele tipo de governo. Se sair estou para ver o impacto que vai ter a nível monetário...

    ResponderEliminar
  3. A Amnistia Internacional elogiou a atitude do Google. Mesmo que não passe de uma declaração o Google denunciou graves violações dos direitos humanos na China.

    ResponderEliminar