2010/01/26

Noticias do Dia

Memórias dos tempos do Windows 3.1, um Google que espia os utilizadores, lasers bélicos mais perto dos campos de batalha, 2ª tentativa de correcção aos ecrãs dos iMac de 27", e muito mais.

2ª Correcção Apple aos iMac de 27"

Os iMac de 27" tem sido atormentados por problemas nos seus ecrãs LCD. Uma primeira actualização de firmware lançada para corrigir o problema não resolveu o assunto, e agora a Apple prepara-se para lançar uma segunda actualização - que se espera conseguir corrigir o problema definitivamente.
Esperemos bem que seja desta; já que este é o tipo de problemas que um comprador de produtos Apple não está disposto a ter!


Google Toolbar espia utilizadores mesmo quando desligada?

Para uns o Google é a "melhor companhia" do Mundo; para outros é uma autêntica bomba relógio que a qualquer momento poderá utilizar toda a informação que recolhe diariamente para fins maléficos.
Uma coisa é certa: transparência precisa-se: e este relato de que a sua barra de ferramentas (Google Toolbar) continua a espiar os seus utilizadores mesmo após estes a terem expressamente desactivado... poderá dar que pensar.




Windows 3.1 na Web?



Sim é possível. Se recordam os tempos do Windows 3.1 com nostalgia, agora podem reviver esses momentos sem necessidade de máquinas virtuais: basta acederem a esta página e já está


Kingston SSD V+ de 512GB

A segunda edição da família V+ de SSDs de alto-desempenho da Kingston conta agora com um modelo de 512GB e com velocidades de leitura de 230MB/s e escrita a 180MB/s.

Relembro que estes SSD já suportam a funçao TRIM que permite manter o seu desempenho mesmo após uso intensivo.
(E fica assim resolvido o mistério que fez com que os anteriores V+ tivessem desaparecido, e sem data prevista para reporem os stocks - que era um destes que eu queria para o meu Giada, que entretanto teve que se contentar com um "vulgar" disco 2.5" de 7200rpm. :)


Guerra das Estrelas mais perto da Realidade

Parece que as guerras com lasers estão prestes a tornar-se "reais".
Vejam este vídeo de um laser aéreo (a bordo de um avião) a seguir um míssil de teste em pleno vôo.

5 comentários:

  1. com risco de parecer um velhadas bota de elastico, eu tenho a dizer acerca do UI do Windows 3.x que hoje em dia ele fazia falta outra vez. Penso eu que faria sentido recupera-lo como uma skin para aplicar ao Windows XP/Vista/7 para usar em ecrans 800x480 e similares.
    A perda do antialiasing para componentes do UI do sistema operativo seria menos importante do que o desperdicio que ha hoje em dia ao tentar usar UI feitos para >XGA em netbooks & outros aparelhos. usar apenas 640x480 nao deveria ser um sacrificio.

    ResponderEliminar
  2. Não pareces bota de elástico nenhum.
    A falta de versatilidade dos interfaces gráficos dá nessas coisas. (Isto é, são versáteis nalguns aspectos, mas absurdamente limitados noutros.)

    Só quando tivermos verdadeiros interfaces "resolution-independent" é que isto irá ficar arrumado de vez... Até lá... vai haver sempre gente que está nos "extremos" da tabela (resoluções muito pequenas, ou resoluções muito grandes) que nunca consegue tirar o melhor partido das coisas.

    ResponderEliminar
  3. Quanto à noticia da correcção dos iMac de 27, há certos problemas que o firmware não vai conseguir resolver, como o problema dos ecrãs estalados ou do sobreaquecimento.
    Um i7 numa "embalagem" tão reduzida vai sempre trazer problemas de aquecimento e obriga às ventoinhas que o Steve Jobs tanto abomina (recorde-se o caso do Mac Cube, na altura em que ele dizia que não era necessário ventoinha para nada)

    ResponderEliminar
  4. Voltando ao Giada, mesmo que se tivesses comprado o SSD acho que não terias total proveito dele.... porque a rapidez de leitura e escrita do disco e muito superior a performance do Atom.... mas efectivamente seria sempre melhor...

    vou comprar um SSD para meter no meu Netbook, tou dejando de experimentar.

    ResponderEliminar
  5. Sim, mas a vanatagem que me atri mais nos SSD nem sequer é as velocidades, mas sim os tempos de acesso e capacidade de I/O simultaneo.

    *Isso* é que muitas vezes "atasca" os computadores actuais, e tem grande impacto na "perceived speed" na utilização geral do PC.

    ResponderEliminar