2010/01/19

Windows Mobile 7 - Zune Phone


Há uns anos atrás, parecia impossível que alguma nova plataforma pudesse surgir e intrometer-se no mercado onde imperavam os Symbian e onde o Windows Mobile continuava a sua pachorrenta "evolução."

De facto, chamar-lhe evolução seria exagerado, já que cada nova actualização trazia algumas ligeiras melhorias... mas nada que realmente os diferenciasse da sua longinqua origem: o Windows CE; e o seu interface tradicional mais vocacionado para o uso com um rato/stylus.

Mas, "de um dia para o outro" tudo mudou. Agora temos a Apple com o seu iPhone, e o Google a disseminar Androids por todos os fabricantes que até aqui iam mantendo o Windows Mobile. Resultado: a Microsoft teve que se despachar, para oferecer um novo produto mais adequado às necessidades actuais dos consumidores.

A sua resposta é o Windows Mobile 7, que aparentemente será conhecido apenas como "Seven", para o distanciar do nome e das conotações com os velhinhos "Windows Mobile."

Para começar, um ponto que me parece negativo (mas será talvez inevitável) - os rumores apontam para que venham a existir duas versões do "Seven Mobile": uma vocacionada para o mercado empresarial (Business Edition) e outra para uso "geral" (Media Edition.)

A versão empresarial terá mais parecenças com os Windows Mobile anteriores, embora se adeque a levar um "interface customizado" em cima, ao estilo do Sense UI já conhecido de alguns modelos.
Contará também com inúmeras novas funcionalidades, como a possibilidade de editar remotamente ficheiros do MS Office que estão nos vossos computadores de trabalho.

A versão Media é a que tem gerado mais rumores, e espera-se que seja baseada no kernel utilizado no Zune HD. Esta versão é mais vocacionada para o multimedia, com suporte para o Silverlight, MediaRoom, Twitter e Facebook, e até - fala-se - da possibilidade de jogar jogos do Xbox Live.

Interessante também é o pormenor da resolução mínima esperada para estes dispositivos ser de 1280x720, que permitirá disfrutar de vídeos em HD 720p sem perder qualidade.
Isto será uma "jogada" interessante já que habitualmente estas plataformas mobile sofrem bastante com a proliferação de dispositivos com ecrãs de diferentes resoluções. Isso já prejudicou bastante o Symbian, continua a não ser bem explorado nos Windows Mobile já existentes, começa a chatear cada vez mais os developers do Android, e que a Apple tem adiado enfrentar ao manter inalterada a resolução do iPhone desde o seu lançamento.


Ao implementar o Silverlight nos seus Mobile, a Microsoft poderá estar a um pequeno passo de acabar com esse tipo de chatices, já que isso lhe permitira criar um interface completamente redimensionável (à semelhança do que acontece com o Flash) e que funcionaria perfeitamente em qualquer dispositivo que no futuro oferecesse ainda mais resolução.

No entanto há quem pense que esta resolução é impraticável em ecras de tamanho inferior a 4-5"... pelo que teremos que esperar para ver os primeiros dispositivos "Seven" a chegar ao mercado, como o LG Apollo e o HTC Obsession.

[fontes: wmexperts e mobilecrunch]

6 comentários:

  1. Mas o symbian continua a imperar quer se queira quer não :)

    ResponderEliminar
  2. Mas é um imperador com morte anunciada, a não ser que a Nokia tenha algum trunfo na manga... :)

    ResponderEliminar
  3. Sim, isso é verdade, mas ainda há muitos symbian por ai espalhados o que ainda vai demorar uns anos até morrer caso as coisas não se invertam ou establizem :p

    ResponderEliminar
  4. João Sousa19/1/10 18:22

    Espero que não seja o modelo da imagens de cima. Aqueles ângulos têm aspecto de magoar...

    ResponderEliminar
  5. Olha a crónica de uma morte anunciada...
    :)

    ResponderEliminar
  6. @João

    Não, aquelas imagens são apenas "artist renderings" e provelmente não terão "nada a ver" com os eventuais modelos que forem lançados. :)

    ResponderEliminar