2010/02/19

Noticias do Dia

Mais técnicas de optimização que nos chegam do Facebook, um crashanço histórico do Wordpress.com, mais umas novelas da App Store da Apple, e um incrível episódio de uma escola que espia os seus alunos (e famílias) nas suas próprias casa.


Facebook mais rápido e com Paypal

O Facebook não pára. Na sua constante optimização para oferecer uma melhor expriência de utilização aos seus utilizadores, concebeu uma técnica a que chamou "BigPipe" que permite mostrar as páginas de forma mais rápida (a par de outras optimizações, isto permite tornar as suas páginas até 2x mais rápidas dizem eles.)
Resumidamente, em vez de o browser fazer um pedido, e depois esperar que o servidor crie uma página completa para enviar de volta (algo que pode demorar centenas de milisegundos), com esta tecnologia o servidor vai enviando diversos elementos à medida que vão ficando prontos - permitindo que o browser do utilizador comece logo a processar essa informação, mesmo sem ter recebido a página completa.
O Facebook passa agora a contar também com integração com o Paypal para simplificar todas as questões "de pagamentos."


Wordpress.com foi "abaixo"

... levando com ele mais de 10 milhões de blogs que aloja.

Durante 110 minutos, muitos milhares de pessoas estiveram quase em "pânico", sem saber o que se estaria a passar.
As causas não são ainda completamente conhecidas, já que se desconhece porque motivo esta falha terá "ultrapassado" todas as medidas de segurança e redundância que existem.

Isto prova que ninguém está livre...


Apple remove Apps sexuais da App Store

Mais um "tira-põe-e volta a tirar" da Apple. Inicialmente qualquer app com qualquer indício de teor sexual não tinha qualquer hipótese de ser aprovada pela App Store (chegando-se ao ridículo de retirar uma App de eBooks por esta permitir ler o Kama Sutra!) Depois começaram a surgir aos poucos... e agora, sem se perceber porquê, estão de novo a ser retiradas.
Não esquecer que este tipo de Apps é já sujeita a uma "validação" que obriga os utilizadores a declararem que têm mais de 17 anos.
(E claro, a definição do que é -ou não- permitido continua a permanecer um segredo que ninguém compreende: enquanto umas Apps são retiradas, outras que permitem "funcionalidades" semelhantes, continuam a existir - e em último caso, basta usar o browser do iPhone para aceder a qualquer um dos milhões de sites pornográficos que existe na Internet especificamente concebidos para acesso via iPhone.)

... por outro lado, abre as portas da App Store a outro negócio altamente lucrativo: Apps de Lotaria.



Big Brother chega às Escolas

E se vos disser que há escolas que andam a controlar os alunos, acedendo e visualizando remotamente as webcams nos seus portáteis?
Parece impossível?... Olhem que infelizmente é mesmo verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)