2010/02/14

Nvidia Optimus

Não, não é nenhuma parceria entre a nossa conhecida operadora de telecomunicações e a Nvidia, mas sim a nova tecnologia que nos chega da Nvidia para optimizar a eficiência energética nos portáteis.

Há vários fabricantes que utilizam dois sistemas gráficos nos seus portáteis: um GPU potente para maior desempenho, e outro de menores prestações mais "poupado" para maior autonomia.

Tradicionalmente, cabia ao utilizador a responsabilidade de seleccionar qual o modo apropriado (ou então era feito automaticamente em função do perfil de energia escolhido: gráficos de alto desempenho quando ligado à electricidade, ou a placa gráfica mais poupada quando estivesse só com a bateria.

Na realidade, raras vezes o utilizador acabava por usufruir dessas vantagens... seleccionando um modo e nunca mais se chateando com aquilo.

Este Nvidia Optimus vem mudar tudo isto, deixando essa gestão a cargo do próprio sistema, que se encarrega de optimizar a utilização da placa gráfica mais adequada sem qualquer intervenção do utilizador. Ainda melhor: essa mudança entre as placas gráficas é feita de forma instantânea, sem necessidade de reboots ou "logoffs."

A primeira marca com portáteis a utilizar este sistema é a Asus (UL50Vf, N61Jv, N71Jv, N82Jv, e U30Jc) mas é de crer que rapidamente este Optimus se torne igualmente comum em modelos de outros fabricantes.


O vídeo que se segue mostra o processo de "alternância" dinâmico (e os saltos devem-se apenas ao software de captura de ecrã.)

NVIDIA Optimus Technology - GPU Switching 2 - PC Perspective from Ryan Shrout on Vimeo.

3 comentários:

  1. A ideia é muito boa, mas só é novidade nos portateis.

    E como a tecnologia utilizada pela Nvidia de Hybrid Power e Hybrid Sli que sinceramente acho que não vingou :(

    Vamos ver....

    ResponderEliminar
  2. A novidade é conseguirem fazer a "mudança" em tempo real, entre placas completamente diferentes: com uma Nvidia e uma "intel onboard"; sem que haja interrupções perceptíveis.
    O Hybrid SLI "apenas" permitia utilizar GPUs diferentes para funcionarem em simultaneo (em vez de terem que ser "simétricos."

    ResponderEliminar
  3. Estava a começar a ficar assustado ... e a pensar " lá vamos ter de levar de novo com Graficas onboard da Intel nos novos Macbook ..."

    Parece que a boa novidade da Nvidia Optimus é que é a primeira a ser totalmente compativel com os GPUS integrados dos Intel Core Mobile i3/i5/i7.

    ResponderEliminar