2010/02/25

O Flash e a Bateria do Nexus One

Parece que andam a circular uns rumores de que o Flash a correr num Nexus One (Android) "comia" bateria até mais não!



Ora, para evitar mal-entendidos que daí pudessem decorrer, alguns entendidos acharam fazer uns testes mais elucidativos, incluindo o seguinte vídeo que mostra que o Flash tem um impacto absolutamente normal.


Battery Performance with Flash Player 10.1 on the Nexus One from Mark Doherty on Vimeo.

O grande "assassino" de bateria (e isso acontecerá quer seja Flash ou em qualquer outra coisa - como uma página HTML+Javascript) são as coisas mal feitas!

Um programa que esteja constantemente a dar uso ao CPU, irá obviamente gastar bateria mais rapidamente que outro que saiba "esperar" pelo utilizador sempre que possível. E tal como a má-fama dos programas em Basic e Visual Basic, também o Flash sofre bastante com inúmeros programas feitos de forma... duvidosa.

Portanto, neste caso em concreto, fica demonstrado que não é o "Flash" em si, que come a bateria no Android.

3 comentários:

  1. A desculpa da apple em relação a bateria para não colocarem flash nos seus dispositivos não faz qualquer sentido. Eu preferia poder optar no meu iPod entre a utilização do flash ou não mesmo que isso influenciase a bateria.

    ResponderEliminar
  2. @metRo_

    Eu também concordo com isso, mas sei também que seria uma dor de cabeça, com milhares de clientes a reclamarem que a bateria do iPhone não durava nada, ou que o browser crashava, etc.
    Mesmo para quem sabe, por vezes é complicado determinar a verdadeira origem dos problemas, quanto mais para o "público em geral"! :)

    ResponderEliminar
  3. Eu acho bem que não se suporte uma tecnologia tão fechada como o flash.

    Mas a Apple não o faz por ser consumer friendly, longe disso!... A Apple faz isso porque não tem nenhum tipo de controlo sobre a plataforma flash, e como tal para ter algum tipo de controlo vai suportar standards emergentes como o HTML5 com as suas tags de video e canvas.

    E depois há outra questão. Quem já usou/usa o player de flash em algo que não seja Windows, sabe o "mama recursos" que aquilo é. É mau, é lento, faz crashar os browsers com muita frequência - numa palavra é mau.

    Não esquecer que eles dizem que conseguem, no nexus one, 3 horas e qualquer coisa de vídeo com flash. Não esquecer que a bateria do nexus one está rated para p'lo menos 7 horas.

    http://daringfireball.net/linked/2010/02/24/flash-battery

    Abraço!

    ResponderEliminar