2010/04/29

Apple, novos MacBooks e o Flash

Lembram-se dos microfuros que fizeram furor nos MacBook de alumínio, permitindo ver os leds por trás do metal "sólido"?

Parece que a Apple quer levar esse conceito ainda mais longe, tornado a caixa numa superfície sensível ao toque, com botões que se iluminariam conforme as necessidades.

Sem dúvida que seria um "show"... mas resta saber se irá ser implementado em breve. (Para além disso permitira ter uma superfície "ininterrupta", integrando o trackpad sem necessidade de um "touchpad" separado como o que acontece actualmente com a superfície em vidro.


Flash

Tanto se tem dito e falado sobre a Apple o Flash, que o próprio Steve Jobs achou necessário vir esclarecer a situação.

Basicamente: aponta o facto de o Flash ainda não funcionar da forma "esperada" nos equipamentos móveis, sendo lento e gastando muitos recursos (CPU e bateria); fala também na questão dos sites em flash estarem concebidos para uma utilização com o rato e que, a ter que redesenhar o site para ser "touch-friendly", porque não fazê-lo em HTML5?

E termina com um bem rematado (nem sempre concordo com este nosso amigo, mas aqui tenho que concordar): "Talvez a Adobe se devesse preocupar mais em criar ferramentas para o HTML5 no futuro, e menos a criticar a Apple por deixar o passado para trás."


(Lá pelo meio atira umas coisas sobre o Flash ser fechado e da Apple ser "aberta"... mas parece-me que ele se está a esquecer da "ditadura" que rege a App Store... mas pronto... muita gente só gosta de criticar o que se passa lá fora em vez de olhar para a sua própria casa...)

5 comentários:

  1. A meu ver a "carta" só peca por tardia.
    Embora não seja nada que (em separado) não fosse já "conhecido", agora os "criticos" não podem fazer que ignoram.

    ResponderEliminar
  2. Só gosto de este senhor porque é como o Ronaldo, Mourinho e como eu tento ser, se somos os melhores, os que vendemos mais, não dependemos de ninguém, de uma forma boa ou má então devemos poder fazer, dizer o que nos apetece.

    Quanto ao flash não vou falar pois se ele consome muito ou pouco, se corre bem ou mal, ficaria ao cargo de cada utilizador.

    Agora dizer que a Apple é aberta é só para quem pode lol

    ResponderEliminar
  3. É verdade que o Flash pode gastar "muitos recursos (CPU e bateria)", mas o HTML5 também. Animações feitas com o canvas do HTML5 correm mais lentas do que em Flash. Tanto em desktops como no Flash Player 10.1 beta para Android:
    http://vimeo.com/10553088

    Podes fazer esses testes aqui:
    http://themaninblue.com/writing/perspective/2010/03/22/
    (O Flash além de mais rápido usa MUITO menos CPU. É capaz de usar a gráfica... não sei.)

    Claro que o HTML5 ainda é praticamente um bebé recém nascido. Os motores de renderização dos browsers ainda não estão propriamente optimizados para isso. E a Apple, podendo optimizar o Webkit como bem entender e sem depender de terceiros, é natural que prefira HTML5 ao Flash. Ainda por cima quando a Adobe tem demonstrado dificuldade em tornar o Flash rápido e estável no MacOS X. O Steve Jobs deve tremer só de pensar no pesadelo que poderia ser os iPhones a crashar por todo lado por causa do Flash. :)

    ResponderEliminar
  4. João Sousa30/4/10 09:21

    Retirado do quinto parágrafo: "Apple has many proprietary products too. Though the operating system for the iPhone, iPod and iPad is proprietary, we strongly believe that all standards pertaining to the web should be open. Rather than use Flash, Apple has adopted HTML5, CSS and JavaScript – all open standards." Não vejo aqui Steve Jobs dizendo que a Apple *é* aberta - apenas que *também* é aberta e acredita que a comunicação na Web se deve basear em normas abertas.

    Ainda não tive tempo para ler com atenção o texto de Steve Jobs (ou pelo menos assinado por ele). Mas fiz uma leitura na diagonal e a minha primeira impressão é a de ser um texto bastante bom. É certo que banalizar a exposição acaba por lhe retirar valor, mas talvez fosse interessante a Apple criar um texto semelhante sobre a AppStore e a maneira como vêem o iPhone - talvez assim as pessoas percebessem a lógica por detrás de ambos, mesmo que não concordassem.

    Só é pena que, num mundo dirigido para os sound bites, um texto com esta dimensão tenda a não receber a atenção que merece. Mesmo que não se concorde com ele.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo1/5/10 00:20

    é verdade, a apple é mais aberta q a adobe. é a apple q faz o CUPS, é a apple q contribui para o webkit, etc. por incrivel q possa parecer, estes e outros projectos open-source/livres/etc são apoiados e financiados pela apple.

    e não se esqueçam, a apple vende hardware. o software é apenas uma desculpa para vender esse mesmo hardware. daí todas as decisões deles dos ultimos tempos.

    ResponderEliminar