2010/04/30

Nokia N8 - Video HD com Qualidade

Enquanto uns dizem que o novo Nokia N8 deixa muito a desejar, com o seu Symbian^3 a parecer um produto inacabado, o que é certo e que - como em muitos outros modelos da Nokia - o hardware não deixa de impressionar... Como é demonstrado pelas suas capacidades de gravação de vídeo em alta-definição.

Se tempos houve em quem muitos duvidariam da capacidade de um simples "smartphone" poder competir com uma máquina digital compacta (ou até mesmo uma SLR)... parece que a tecnologia para o demonstrar está bem mais perto do que pensamos.


Nokia N8 sample video from Nokia Conversations on Vimeo.

5 comentários:

  1. A Nokia já veio dizer que o software ainda está muito "verde" e que este não deveria ter sido testado pelo publico.
    No entanto se isto aconteceu foi por culpa deles!

    ResponderEliminar
  2. Se calhar perderam o N8 num bar... depois de umas cervejolas... :)

    ResponderEliminar
  3. Aparentemente e pelo que tenho ouvido dizer, o que se passa é que o Qt veio dar uma vida nova ao Symbian, (muito para minha pena), tambem é veradde que com o qml é trivial fazer UI's e apps para os telemóveis com Qt (bónus também corre em win mac e linux).

    ResponderEliminar
  4. "...(ou até mesmo uma SLR)..." - nunca e jamais, a não ser que comecem a ter lentes grandes...sim porque o componente principal de uma qualquer máquina é a lente.
    Já parece o que disse o fulano da Nokia, acerca da capacidade de poder ser substitutos das SLRs...OMG, é mesmo um insulto à boa fotografia!

    Peço desculpa mas isto mexe um pouco com a comunidade que gosta de fotografia, é quase um sacrilégio!

    ResponderEliminar
  5. @DCA

    Ora essa... só será sacrilégio para quem achar que é a "máquina" ou o "vidro" que faz a *boa fotografia*!
    Se assim fosse não haveria hipótese de usar uma polaroid para tirar boas fotos, ou uma lomo, ou outros tantos exemplos.

    Mas voltanto ao factor "qualidade de imagem", a necessidade de grandes lentes tem única e exclusivamente a ver com a sensibilidade do sensor/película e a necessidade de captar luz. Com a evolução técnica não me parece difícil antever que no futuro existam sensores bem mais sensíveis que os actuais, capazes de reproduzir as imagens "reais" - um pouco como os nossos olhos, que apesarem de terem "lentes pequenas" conseguem funcionar bastante bem. :)

    Veja-se o caso da 5D Mark II e outras semelhantes, que fazem "milagres" em situações de pouca luminosidade quando comparadas com os sensores da geração anterior.

    E este Nokia N8 é mais um exemplo do quanto se tem avançado.

    Aliás, está mais que provado que a maioria das pessoas tira as fotografias "com o que tem à mão" (veja-se a explosão de fotos no flickr após o lançamento do iPhone) - e é apenas lógico que os dispositivos mobiles evoluam cada vez mais.

    Portanto... só tem razões para levar a mal quem achar que a boa fotografia está dependente de uma máquina que custe milhares de euros e lentes que custem outro tanto.

    ResponderEliminar