2010/04/13

Noticias do Dia

Para além do Opera Mini no iPhone e dos novos Microsoft Kin, temos ainda algumas notícias em destaque para hoje, incluindo um grande elogio a todos os possuidores das fabulosas Canon 5D Mark II. :)


Google compra Plink


Lembram-se do Google Goggles, que até tem aprendido novos truques (como o OCR e tradução de textos)? Pois bem, o Google acabou de comprar o Plink, um serviço que permitia fazer o reconhecimento de obras de arte a partir de fotografias, e como tal... vai ser agora integrado no Google Goggles. O Google dá assim mais um passo para tornar a pesquisa visual numa realidade mais funcional.



Twitter passa a ter anúncios

Depois de inúmeros meses (anos) de dúvidas sobre como conseguiria o Twitter capitalizar os seus milhões de utilizadores, a resposta está aí: com anúncios.

Por enquanto serão mostrados apenas quando se faz um pesquisa... mas está em aberto a possibilidade de esses anúncios poderem passar a ser mostrados na timeline dos utilizadores.


Google impulsiona o codec vídeo VP8

Parece que o Google não está disposto a deixar as politiquices atrasarem a adopção do formato vídeo via HTML5. Depois da aquisição da empresa criadora por este codec - e tal como era previsto - o Goole vai passar o codec VP8 a open-source, esperando com isso conseguir uniformizar os formatos utilizados na Web. Vamos lá ver até que ponto a crescente tensão entre Apple e Google faz com que este deixe de favorecer os equipamentos da Apple como sucedeu até aqui... (Por altura do lançamento do iPhone, o Google recoverteu todos os seus videos do YouTube para o formato H.264, um formato popular e altamente eficaz, mas que é proprietário e não oferece o consenso para a sua utilização.)

Com os Android a ganhar quota significativa de mercado (e ainda está para vir o "boom" dos tablets Android e Chrome OS) o Google pode rapidamente ter um volume que lhes permita "empurrar" o YouTube nessa direcção... podendo a Apple ficar numa posição "incómoda."


House filmado com Canon 5D Mark II

O episódio final da actual season de House foi totalmente filmado com uma Canon 5D Mark II. E o realizador diz que é este o "futuro." Fica assim arrumado o caso para todos os que apregoavam que gravar vídeo com uma SLR seria apenas uma coisa engraçada mas sem futuro. :)

3 comentários:

  1. João Sousa13/4/10 18:01

    Tenho visto aí pela Internet muita gente aos saltinhos com esta história da Google e do VP8. Eheh, se é este o conceito que a Google tem de "acabar com a politiquice", talvez alguém lhes devesse dizer que um balde de gasolina não é a solução mais adequada para apagar um fogo. O Eric Schmidt passou, obviamente, algum tempo a estudar Maquiavel.

    ResponderEliminar
  2. O VP8 passar para SL é uma notícia excepcional. O VP8 é mt bom.

    ResponderEliminar
  3. gostei mt da noticia do VP8 passar a SL, pois assim permite q a Mozilla o adopte, e como tal suporte os codecs utilizados pelo youtube em HTML5

    por outro lado n posso deixar de ficar preocupado, com o facto de ainda n haver nenhum descodificador por HW para VP8, como acontece com outros containers h.264.

    ja para n falar no facto de a apple ter um desses descodificadores nos seus iphones e ipads.
    a mudar o container, ui ui q vai doer

    ResponderEliminar