2010/05/08

Hollywood manda nas TVs e PCs


Imaginem que chegam a casa, ligam a Televisão, apanham um anúncio, tentam mudar de canal e a TV diz "operação não permitida".
Imaginem que o som está muito alto, tentam baixar o volume, e a TV informa-vos que este é o volume que os produtores acham adequado.
Imaginem que tentam desligar a TV, mas ela já não é controlada por vocês!


Parece um trecho de um qualquer episódio do Twilight Zone, mas os primeiros passos nesse sentido estão a ser dados neste preciso momento. A entidade reguladora americana (FCC) deu autorização para que Hollywood passe a poder utilizar o "Selective Output Control".
Trata-se de um conjunto de opções nas emissões digitais que basicamente... tomam controlo dos vossos aparelhos. Estas opções podem desactivar a capacidade de gravarem um programa, ou até mesmo desligar as saídas de vídeo e áudio!
Verdadeiramente assustador... e algo que rapidamente passará dos televisores para os computadores...

Mas vindo da MPAA, aquele grupos de "visionários" que adiou por dezenas de meses o lançamento dos formatos HD (HD-DVD e Bluray) para que pudessem implementar um método de protecção anti-cópia "impossível de crackar"! (E todos podem ver os resultados dessas tentativas frustradas, que apenas têm como resultado deixarem os clientes pagadores impossibilitados de verem os filmes que compraram!)

Técnicas que têm sido vaticinadas como o "fim do mundo" durante anos, a cada nova evolução - e que continuamente têm demonstrado serem afinal novas (e lucrativas) oportunidades de negócio!

Parece que em vez de acabarem com a pirataria, estão empenhados em forçar cada vez mais pessoas a terem que recorrer a ela para poderem simplesmente ter controlo sobre aquilo que vêem e ouvem!


Talvez devessem abrir os olhos e ouvir alguns exemplos que demonstram que não é este o caminho a seguir!

6 comentários:

  1. Ao menos a FCC tentou equilibrar a coisa. O objectivo dos estúdios era poderem exibir filmes em canais pagos antes de estes saírem em DVD, e sem q as pessoas os pudessem gravar nessa altura. E tendo isso em conta a FCC decidiu q este mecanismo só pode ser usado antes dos filmes saírem de facto em DVD, ou durante 90 dias (o q ocorrer primeiro).

    Ao menos evita-se assim que os estúdios decidam impedir a gravação dos seus filmes para todo sempre! Não me admirava nada se houvesse alguns a cair nessa tentação... até disseram em tempos que os gravadores de video iam estrangular a indústria. :)

    Não deixará no entanto de irritar os consumidores, que se verão impossibilitados de gravar alguns filmes nas suas primeiras exibições (ou até vê-los se não tiverem TVs com HDMI). Lá terão eles de ir à net sacá-los no dia seguinte. :)

    ResponderEliminar
  2. A FCC prometeu também rever esta decisão daqui a 2 anos, coisa que já irritou bastante a MPAA.

    ResponderEliminar
  3. Entretanto alguem cracka o sistema e pronto

    ResponderEliminar
  4. @Nuno

    Isso é mais que certo.
    No início das músicas digitais, também havia uma flag para impedir a cópia digital via SPDIF - e rapidamente inventaram uma "caixinha" que limpava o bit em questão e pronto, assunto arrumado.

    ResponderEliminar
  5. Qual é a novidade? Tudo isso e muito mais é possivel nos sistemas IPTV actuais.
    Lá por os operadores não usarem a plenitude dessas nefastas possibilidades, não significa que a meobox/clix smartv/zon box/cabovisao/etc, não sejam capazes de o fazer...porque meus caros, acreditem que são. :)

    ResponderEliminar
  6. Netshark,

    Entre serem capazes e serem obrigados a fazê-lo vai uma grande diferença.

    Não tenho dúvidas que a generalidade das actuais set-top boxes dos operadores, cá ou nos EUA, sejam tecnicamente capazes de fazer isto. Bastará uma actualização de firmware.

    A novidade é a lei ou o regulador, o autorizar e obrigar todos os operadores de TV e fabricantes de aparelhos de gravação a obedecerem a estes sinais.

    Nos EUA o supremo tribunal reconheceu explicitamente o direito de se fazer "timeshifting" (gravar para ver noutra altura) das transmissões televisivas. E a FCC já tinha recusado (há cerca de 2 anos creio) a "broadcast flag" que impediria a gravação de certas emissões. Agora a FCC mudou de ideias e autorizou a coisa (embora com algumas restrições). É essa a novidade. :)

    ResponderEliminar