2010/05/16

Manual de Vôo do Blackbird SR-71

Um dos aviões mais icónicos da história da aviação e um prodígio da engenharia, o Blackbird SR-71 teve finalmente os seus manuais de vôo desclassificados - passando a estar disponíveis para que qualquer pessoa os possa ver.


Capaz de cruzar os céus a velocidades superiores a Mach 3 a altitudes de 24 mil metros, foi o primeiro avião a utilizar a tecnologia stealth - e certamente causador de muitos avistamentos OVNI. :)

Como recordes absolutos, ficou a menos de uma centena de metros dos 26 mil metros de altitude, e atingiu mais de 3500Km/h de velocidade máxima - o que representa quase 1Km... por segundo!

Aliás, essa velocidade era também uma das suas maiores "armas". Em caso de lançamento de um míssil terra-ar, tudo o que o piloto tinha que fazer era... acelerar.




As elevadas temperaturas devido à fricção do ar a estas velocidades faziam com que, após o regresso de uma missão, a superfície exterior do cockpit pudesse estar a 300ºC - quente demais para que alguém se pudesse aproximar.
Todo o avião estava preparado para suportar estas temperaturas extremas, originando uma caricata situação sempre que era necessário iniciar uma missão. Com o avião frio, o depósito de combustível tinha inúmeras fugas, pingando combustível por todo o lado. O pessoal de terra enchia uma quantidade reduzida, suficiente apenas para levantar vôo e atingir as temperaturas operacionais - com os metais a dilatarem, e tornando o depósito novamente estanque - altura em que o avião era então reabastecido em vôo.

Os pilotos voavam em trajes pressurizados, em tudo semelhantes aos fatos dos astronautas.

Um fantástico avião, que voou durante quase quatro décadas... até bem perto do século XXI.

7 comentários:

  1. Com mais de 40 anos, ainda é "apetitoso" :

    "Heavy referral traffic has taken down our database and the SR-71 Flight Manual with it. It should be back up and running by 5/24/2010."

    :D

    ResponderEliminar
  2. Ah pois, os meus milhares de leitores deitam abaixo qualquer site. ;)

    ResponderEliminar
  3. já não voa este avião? quero dizer se já não está ao serviço?

    ResponderEliminar
  4. @RUY_a

    Deixaram de voar definitivamente em 1998 e 1999, depois de já terem deixado o serviço em 1990 e sido reactivados (3 aviões) em 1994.

    ResponderEliminar
  5. Um gajo, num brinquedo destes, dá um saltinho de Lisboa ao Algarve em menos tempo do que eu levo a atravessar o rio no catamarã.

    ResponderEliminar
  6. :-) Carlos, alguns teoristas da conspiração afirmam que o grupo Bilderberg manteve um SR-71 em actividade depois de 99, para levar às suas reuniões alguns convidados com horário mais apertado.

    ResponderEliminar
  7. segundo a puplicação "military aircraft in flight", de Michael Sharpe, as spec's do SR-71 são as seguintes :
    tripulação: 2
    comprimento: 32.74m ( 107 pés e 5 polegadas)
    altura: 5.54m (18 pés e 6 polegadas)
    envergadura de asa: 16.94m (façam as contas :p)
    área das asas : 170 metros quadrados
    peso máximo à descolagem: 78000kgs
    velocidade máxima: 3530km/h
    alcance: 5925kms
    tecto máximo de serviço: 25900mts
    aproveito para salientar que é uma das minhas aeronaves favoritas desde sempre :p abraços

    ResponderEliminar

[pub]