2010/05/15

Nova Iorque em 3D... a Laser

Em busca da máxima eficiência energética e para ajudar a mapear zonas sujeitas a inundações, a cidade de Nova Iorque recorreu a um avião equipado com um sistema de LIDAR (imaginem um radar, mas que funciona atráves de Lasers em vez de ondas de rádio) para criar o mais detalhado mapa em 3D da Big Apple.

Com o detalhe obtido, a cidade pode determinar quais os telhados mais apropriados para a instalação de painéis solares, tendo em conta a sombra projectada pelos edifícios circundantes, assim como analisar muitas outras questões de segurança ambiental.



... e não se pensem que as espectaculares capacidade dos Lasers se ficam por aqui: vejam o caso do projecto LISA da Nasa, que pretende colocar no espaço três naves espaciais que ficarão a uma distância de 5 milhões de quilómetros umas das outras, e que utilizarão lasers disparados entre si para detectar a existência de ondas gravitacionais - cuja existência foi prevista por Einstein na sua teoria da relatividade, mas que até ao momento ainda não foi possível comprovar.


via [Gizmodo, NYT]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)