Em busca da máxima eficiência energética e para ajudar a mapear zonas sujeitas a inundações, a cidade de Nova Iorque recorreu a um avião equipado com um sistema de LIDAR (imaginem um radar, mas que funciona atráves de Lasers em vez de ondas de rádio) para criar o mais detalhado mapa em 3D da Big Apple.
Com o detalhe obtido, a cidade pode determinar quais os telhados mais apropriados para a instalação de painéis solares, tendo em conta a sombra projectada pelos edifícios circundantes, assim como analisar muitas outras questões de segurança ambiental.
... e não se pensem que as espectaculares capacidade dos Lasers se ficam por aqui: vejam o caso do projecto LISA da Nasa, que pretende colocar no espaço três naves espaciais que ficarão a uma distância de 5 milhões de quilómetros umas das outras, e que utilizarão lasers disparados entre si para detectar a existência de ondas gravitacionais - cuja existência foi prevista por Einstein na sua teoria da relatividade, mas que até ao momento ainda não foi possível comprovar.
via [Gizmodo, NYT]
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)