2010/06/17

Como Utilizar uma Mailing List

Com a criação do Grupo do Google "Aberto até de Madrugada", eis que vos deixo ficar aqui algumas instruções, regras, sugestões e demais informações para quem se estiver a sentir um pouco perdido sobre como esta coisa da "mailing list" funciona.

Sim, não deixem que o nome Google Group vos assuste, porque na verdade trata-se de uma simples e normalíssima mailing list (que o Google apenas permite exibir de forma web, se assim desejarem - mas a sua vocação é mesmo ser utilizada via email.)


O que é uma Mailing List?

Muito simplesmente: é uma lista de endereços de email para onde são enviados emails. Simples, não é?

Torna-se útil nos casos em que (como acontece aqui no blog, felizmente! :) começa a haver um grande número de pessoas a quem tenho necessidade de enviar o mesmo email.

Imaginem que vos quero informar sobre o novo e espectacular gadget do fundo de gadgets que irá ficar "online" em breve: teria que enviar emails para muitas centenas de pessoas (mesmo que utilizando CC/BCC) - um volume que, aos poucos, começa a ficar próximo dos limites do próprio Gmail impõe diariamente.

Utilizando uma mailing list, envio apenas um único email e este será direccionado para todos os seus subscritores - mesmo que sejam "milhões".

Portanto, na sua essência, uma mailing list é isto: uma lista que vocês podem subscrever ou remover a qualquer altura.


Fórum de discussão

No entanto, uma mailing list pode ser mais que isto - pode ser também um local de discussão dos mais diversos temas.

Imaginem que eu envio um email para a lista, com o tópico "Que Gadget preferem?".
Ao responderem a esse mesmo email, todos os participantes da lista receberão igualmente a vossa resposta, e assim sucessivamente, sendo uma forma fácil de comentar e "falar" via email entre todos.

Claro que há também que ter atenção ao volume de respostas, sendo aconselhável que respondam apenas quando têm algo válido a dizer.
(De qualquer forma, cada subscritor têm a opção de ajustar a forma como recebe os emails - pode recebê-los em directo, ou agrupados ao fim do dia, etc.)

Qualquer um de vós pode igualmente criar um novo tópico, bastando para isso enviar um email para a lista com o "subject" pretendido. (Algo que deverá igualmente ser usado com moderação para que não existam centenas de tópicos "sem sentido" a encher os emails de toda a gente.)


A qualquer momento, e se utilizam o Gmail, podem também facilmente "esconder" uma discussão sobre um tópico que não vos interesse: é só seleccionarem a opção "MUTE" no Gmail (More actions->Mute), e deixarão de ver emails dessa discussão na vossa inbox. (Podem também criar filtros e regras para gerir os emails oriundos da lista à vossa maneira.)




Espero que o grupo seja do vosso agrado, e é favor desculparem este período inicial, durante o qual muitas pessoas ainda se estão a adaptar a este sistema, enviando muitos emails - nos próximos dias a coisa deverá regularizar-se.

Se te sentes com coragem para experimentar, dá um salto ao nosso google group/mailing list AadM e inscreve-te. :)


P.S. Tal como em todos os emails, tenham atenção ao que escrevem - uma vez enviada uma mensagem ou criado um novo tópico... não há forma de o apagarem! :)

4 comentários:

  1. Não percam o próximo artigo:

    Fundamentos do envio de um e-mail: como fazer o circulozinho à volta do "a"

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Onde tens a opção "MUTE" no Gmail?

    Eu não encontro... no Google Wave sei que tem...

    ResponderEliminar
  3. More actions->Mute

    (já actualizei o post, para incluir imagem :)

    ResponderEliminar
  4. Pois... eu como tenho o Gmail em Português a opção é "Ignorar"!

    Obrigado pela dica!

    ResponderEliminar