2010/06/10

iPhone 4 - Novo Design


O novo iPhone 4 está a chegar, e como era previsível... depois de dois anos inalterado, sofreu uma profunda remodelação estética.



Desaparecem os plásticos e superfícies arredondadas, substituídos por vidro blindado (semelhante ao utilizado nos cockpits dos helicópteros e TGVs - diz a Apple) e aço inoxidável.

Porquê aço e não alumínio, à semelhança de muitos outros equipamentos da Apple? É simples... as partes metálicas passam a fazer parte integrante do equipamento, servindo de antenas para os diversos serviços wireless: GSM, UMTS, Bluetooth, WiFi, GPS.


Daí os estranhos "cortes" que se vêem no iPhone e que intrigavam muita gente. (E efectivamente tinha sido essa uma das minhas primeiras suposições! Só não acerto no euromilhões! :)


Com esta remodelação, acabam todos os problemas de "rachadelas" no plástico nas zonas de maior tensão que atormentaram vários utilizadores; deixa de ser necessário cuidado para não riscar a parte traseira quando se pousa; e deixa de existir também o "oscilar" causado pela superfície curva do iPhone 3G/3GS.

Embora se possa dizer que o design até faça lembrar alguns modelos de outras marcas, o que é certo é que me parece bem mais apelativo que o iPhone arredondado cujo design já começava a mostrar a sua idade.

Pessoalmente, gosto bastante deste novo iPhone: mais fino, mais compacto, mais robusto.
Fazendo futurologia: a vidro em ambas as superfícies permite sonhar com um futuro modelo onde ambos os lados sirvam como superfícies multitoque - ou até, quem sabe, existam dois ecrãs... :)

Faz-me também antever boas perspectivas para que a próxima geração do iPad utilize estes mesmos princípios - e que no caso do iPad 3G, dispensaria aquela inestética "mancha" plástica que permite a recepção 3G.
Já imaginaram um iPad com este estilo? :)

2 comentários:

  1. Boa futurologia, nao tinha pensado nisso de 2 ecrãs :D

    Mas o que eu sonhava era em ter um celular com uma tela full, ou seja, sem bordas ou espaços em cima ou em baixo da tela. (em cima no máximo uma borda de 2mm para a colocar a segunda camera e saida do audio) ou talvez no máximo 2mm ao redor de toda a tela.

    Tendo isso dos dois lados seria excelente.

    ResponderEliminar
  2. Sim, um "full-screen" em toda a área seria excelente (e nem precisava ter espaço para a câmara, já que já por aí andam patentes de câmaras que funcionam por entre os espaços dos píxeis do display. :)

    ResponderEliminar