Lembram-se de vos ter falado desta lei, que entrou recentemente em vigor e que vai acabar com os abusos daqueles operadores que cobravam uma fortuna para desbloquearem os telemóveis, mesmo após o período de fidelização?
Pois bem, depois de a Vodafone finalmente ter resolvido o assunto com o seu formulário online que teimava em não funcionar no Chrome e no Firefox (sim, parece que a Vodafone lê o meu blog - e ainda bem que o faz! ;) lá consegui obter uma resposta da Vodafone ao meu pedido de esclarecimento sobre o assunto.
E a resposta é...
(...) este Decreto-Lei apenas entrará em vigor 90 dias após a sua publicação, isto é, dia 30 de Agosto do presente ano, pelo que solicitamos que nos volte a contactar nesta data, de forma a que o possamos informar correctamente relativamente aos procedimentos a tomar para solicitar o código de desbloqueio dos seus equipamentos Iphone.
Pelo que, teremos que esperar até ao fim de Agosto para libertamos os nossos telemóveis das algemas das operadoras.
E esperemos que estes 90 dias não sejam utilizados para arranjarem algum "buraco" na lei, que lhes permita continuarem a abusar dos clientes.
P.S. Cara Vodafone, já que passas por aqui e eu sou um dos teus mais fieis clientes, há mais de uma década - desde os tempos da "Telecel" - que tal a passagem do limite de tráfego nos iPhones para 1GB?... hum?... :)
P.S.2. - O envio de um iPhone 4 ou modelo Android para análise no blog também seria agradecido. :)
Pessoalmente cansei-me da Vodafone, e também eu cliente à uma década!
ResponderEliminarNão me convenceu em nada a justificação para a suposta encomenda em meu nome, já para não falar da arrogância como fui atendido no apoio cliente, já ao nível do clube viva as coisas foram diferentes.
Desta feita, e ajudando em muito o facto de a zona para onde irei morar não conseguir acesso 3G e a qualidade nas chamadas ser muito fraca e inclusive em divisões da casa não ter sinal através da mesma, decidi voltar para o operador que tive no seu início: Optimus. :)
Resta-me testar é o acesso de banda larga da Optimus... Carlos, tens alguma opinião formada nesse aspecto? Funciona bem aquilo ou quê?
Cumprimentos
@Zé
ResponderEliminarNão tenho experiência pessoal no campo da banda larga destes operadores; mas certamente que outros leitores rapidamente deixarão alguns comentários sobre isso. :)
Mas basicamente, acho que vai depender dos mesmos factores que te fizeram voltar à Optimus... a cobertura na zona em questão.
Imagina que compro um iphone a pronto, ou seja, sem os planos de 24 meses, tenho direito a desbloqueio imediato?
ResponderEliminar@eikon
ResponderEliminarEra exactamente essa a questão que eu queria ver esclarecida, já que sempre comprei os equipamentos "a pronto" sem período de fidelização.
Eu estava bastante satisfeito com a vodafone em Portugal! Os tarifarios estavam porreiros para o iPhone :o)
ResponderEliminarp.s. off topic mas...AINDA CONSEGUI ARRANJAR O TARIFARIO ILIMITADO NA AT&T NO IPAD!!! WEEEE ;o))
@Carlos
ResponderEliminarTenho de testar a banda larga da Optimus no novo espaço.
Dos testemunhos que leio parecem ser sempre ou 8 ou 80, ora muito bom ora nem por isso.
Também não terei muito por onde escolher, essa é a verdade...
Na Vodafone UK é que eles têm um sistema porreiro para quem não tem rede nem sinal 3G, o Vodafone Sure Signal. http://suresignal.vodafone.co.uk
Ainda não testei o formulário, mas verifiquei que após sair da conta do My Vodafone e com Firefox continuo a ser encaminhado para uma página que para além de receber o texto: "Object moved to here." o link não funciona.
Bem, vou esperar que algum pessoal dê a sua opinião sobre a banda larga, ainda que seja off-topic. :P
Cumprimentos
@Zé
ResponderEliminarEsse sure signal é a "última moda" das operadoras - que ainda tem o descaramento de cobrar por isso.
Basicamente é uma "pico célula", que te dá a cobertura 3G e reencaminha via internet para a operadora.
Ou seja: eles é que nos deviam pagar para usarmos isso! Já que é menos tráfego para eles, e ainda "abusam" da nossa ligação da net.
É para vermos aos exageros a que chegamos...
@Carlos
ResponderEliminarEntão espera lá que não percebi bem a função do aparelho!
Sempre pensei que tivesse de alguma forma uma dupla função, ou seja, captação de sinal 3G mas também algo tipo banda larga de acesso à net que a pessoa ao captar o sinal usufruía de mais alguma coisa para além de apenas o sinal 3G, visto ter de efectuar o pagamento do aparelho, agora não me digas é que também tem uma mensalidade agregada...
@Ze
ResponderEliminarNao fui confirmar custos e mensalidades... mas considerando que nunca nos dão nada... imagino que sim. :)
Eu encontrei os preços do "Sure Signal". Para quem já pagar assinaturas de £25 ou mais, fica por £50. Para os restantes fica por £120.
ResponderEliminarPara resolver o problema de sinal fraco no telemóvel é útil. Mas se é para ter acesso à net via 3G, é estúpido. Mais vale instalar um router wi-fi. :)
Zé,
ResponderEliminarAquilo basicamente é um "router 3G". Liga-se à internet (tens de ter uma ligação pré-existente que funcione) e distribui-te sinal 3G por toda a casa.
Quanto ao desbloqueio dos telemóveis, parece-me que o que as operadoras vão fazer é deixar de vender telemóveis subsidiados (com desconto mas bloqueados à sua rede). Ou então passam a vendê-los sujeitos a um período de fidelização. Mas espero que não seja um período de 10 anos. :)
ResponderEliminar@Nelson
ResponderEliminarAfinal ainda tem menos lógica do que eu estava a pensar em relação à função do Sure Signal.
Ao fim ao cabo seria como o Carlos falou, se estar a pagar por um serviço que a rede deveria disponibilizar que é o acesso em condições à sua rede. Ou estarei errado?
Ainda para mais tem de a pessoa já ter um acesso à internet, se não tiver, chapéu...