2010/06/09

Livra o teu Telemóvel do Operador... Mas só em Setembro!

Lembram-se de vos ter falado desta lei, que entrou recentemente em vigor e que vai acabar com os abusos daqueles operadores que cobravam uma fortuna para desbloquearem os telemóveis, mesmo após o período de fidelização?

Pois bem, depois de a Vodafone finalmente ter resolvido o assunto com o seu formulário online que teimava em não funcionar no Chrome e no Firefox (sim, parece que a Vodafone lê o meu blog - e ainda bem que o faz! ;) lá consegui obter uma resposta da Vodafone ao meu pedido de esclarecimento sobre o assunto.

E a resposta é...

(...) este Decreto-Lei apenas entrará em vigor 90 dias após a sua publicação, isto é, dia 30 de Agosto do presente ano, pelo que solicitamos que nos volte a contactar nesta data, de forma a que o possamos informar correctamente relativamente aos procedimentos a tomar para solicitar o código de desbloqueio dos seus equipamentos Iphone.

Pelo que, teremos que esperar até ao fim de Agosto para libertamos os nossos telemóveis das algemas das operadoras.
E esperemos que estes 90 dias não sejam utilizados para arranjarem algum "buraco" na lei, que lhes permita continuarem a abusar dos clientes.


P.S. Cara Vodafone, já que passas por aqui e eu sou um dos teus mais fieis clientes, há mais de uma década - desde os tempos da "Telecel" - que tal a passagem do limite de tráfego nos iPhones para 1GB?... hum?... :)

P.S.2. -  O envio de um iPhone 4 ou modelo Android para análise no blog também seria agradecido. :)

13 comentários:

  1. Pessoalmente cansei-me da Vodafone, e também eu cliente à uma década!
    Não me convenceu em nada a justificação para a suposta encomenda em meu nome, já para não falar da arrogância como fui atendido no apoio cliente, já ao nível do clube viva as coisas foram diferentes.
    Desta feita, e ajudando em muito o facto de a zona para onde irei morar não conseguir acesso 3G e a qualidade nas chamadas ser muito fraca e inclusive em divisões da casa não ter sinal através da mesma, decidi voltar para o operador que tive no seu início: Optimus. :)

    Resta-me testar é o acesso de banda larga da Optimus... Carlos, tens alguma opinião formada nesse aspecto? Funciona bem aquilo ou quê?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. @Zé

    Não tenho experiência pessoal no campo da banda larga destes operadores; mas certamente que outros leitores rapidamente deixarão alguns comentários sobre isso. :)

    Mas basicamente, acho que vai depender dos mesmos factores que te fizeram voltar à Optimus... a cobertura na zona em questão.

    ResponderEliminar
  3. Imagina que compro um iphone a pronto, ou seja, sem os planos de 24 meses, tenho direito a desbloqueio imediato?

    ResponderEliminar
  4. @eikon

    Era exactamente essa a questão que eu queria ver esclarecida, já que sempre comprei os equipamentos "a pronto" sem período de fidelização.

    ResponderEliminar
  5. Eu estava bastante satisfeito com a vodafone em Portugal! Os tarifarios estavam porreiros para o iPhone :o)

    p.s. off topic mas...AINDA CONSEGUI ARRANJAR O TARIFARIO ILIMITADO NA AT&T NO IPAD!!! WEEEE ;o))

    ResponderEliminar
  6. @Carlos

    Tenho de testar a banda larga da Optimus no novo espaço.
    Dos testemunhos que leio parecem ser sempre ou 8 ou 80, ora muito bom ora nem por isso.
    Também não terei muito por onde escolher, essa é a verdade...

    Na Vodafone UK é que eles têm um sistema porreiro para quem não tem rede nem sinal 3G, o Vodafone Sure Signal. http://suresignal.vodafone.co.uk

    Ainda não testei o formulário, mas verifiquei que após sair da conta do My Vodafone e com Firefox continuo a ser encaminhado para uma página que para além de receber o texto: "Object moved to here." o link não funciona.

    Bem, vou esperar que algum pessoal dê a sua opinião sobre a banda larga, ainda que seja off-topic. :P

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. @Zé

    Esse sure signal é a "última moda" das operadoras - que ainda tem o descaramento de cobrar por isso.

    Basicamente é uma "pico célula", que te dá a cobertura 3G e reencaminha via internet para a operadora.
    Ou seja: eles é que nos deviam pagar para usarmos isso! Já que é menos tráfego para eles, e ainda "abusam" da nossa ligação da net.

    É para vermos aos exageros a que chegamos...

    ResponderEliminar
  8. @Carlos

    Então espera lá que não percebi bem a função do aparelho!
    Sempre pensei que tivesse de alguma forma uma dupla função, ou seja, captação de sinal 3G mas também algo tipo banda larga de acesso à net que a pessoa ao captar o sinal usufruía de mais alguma coisa para além de apenas o sinal 3G, visto ter de efectuar o pagamento do aparelho, agora não me digas é que também tem uma mensalidade agregada...

    ResponderEliminar
  9. @Ze

    Nao fui confirmar custos e mensalidades... mas considerando que nunca nos dão nada... imagino que sim. :)

    ResponderEliminar
  10. Eu encontrei os preços do "Sure Signal". Para quem já pagar assinaturas de £25 ou mais, fica por £50. Para os restantes fica por £120.

    Para resolver o problema de sinal fraco no telemóvel é útil. Mas se é para ter acesso à net via 3G, é estúpido. Mais vale instalar um router wi-fi. :)

    ResponderEliminar
  11. Zé,

    Aquilo basicamente é um "router 3G". Liga-se à internet (tens de ter uma ligação pré-existente que funcione) e distribui-te sinal 3G por toda a casa.

    ResponderEliminar
  12. Quanto ao desbloqueio dos telemóveis, parece-me que o que as operadoras vão fazer é deixar de vender telemóveis subsidiados (com desconto mas bloqueados à sua rede). Ou então passam a vendê-los sujeitos a um período de fidelização. Mas espero que não seja um período de 10 anos. :)

    ResponderEliminar
  13. @Nelson

    Afinal ainda tem menos lógica do que eu estava a pensar em relação à função do Sure Signal.
    Ao fim ao cabo seria como o Carlos falou, se estar a pagar por um serviço que a rede deveria disponibilizar que é o acesso em condições à sua rede. Ou estarei errado?
    Ainda para mais tem de a pessoa já ter um acesso à internet, se não tiver, chapéu...

    ResponderEliminar