2010/06/27

Motor a Bolas Saltitantes

E se da próxima vez que ligassem o vosso automóvel, em vez do tradicional barulho de um motor de combustão interna ouvissem milhares de pequenas bolas a saltar?


Não se preocupem... não irá acontecer; trata-se apenas de uma experiência concebida para testar uma ideia com 100 anos de idade: será que pequenas bolas saltitantes conseguem realizar algum tipo de trabalho, como fazer girar umas pás?

E a resposta é... sim, conseguem!

Fazendo saltitar 2000 pequenas esferas dentro de uma caixa com umas pás rotativas, esta experiência provou definitavamente que sim.
(Curiosamente, um dos "problemas" enfrentados foi garantir que as pás rodassem apenas numa direcção, e tal foi conseguido - na melhor tradição de MacGyver - com fita adesiva. Colando a fita apenas num dos lados de cada pá, fez com que a energia de cada impacto fosse absorvida de forma diferente dos impactos do outro lado e... voilá! :)


Newly created machine from Science News on Vimeo.


Quanto às suas aplicações práticas, esta técnica é bastante ineficiente, e servirá apenas para estudar o comportamento de partículas - não sendo previsível que um "automóvel a bolas saltitantes" alguma vez se torne realidade. ;)

3 comentários:

  1. Conseguimos desenvolver uma maquina de movimento perpetuo?? Heheh

    ResponderEliminar
  2. João Sousa28/6/10 09:31

    E para quando um motor a papoilas saltitantes? Talvez assim se dê utilidade a essa gente... :-)

    ResponderEliminar
  3. João Sousa, sim, pq já temos uma maquina de fruta e café cá no norte. Mesmo ao lado da maquina do crime, por cima da maquina de venda de droga que está por cima da casa de exploração sexual. E tudo acessível pelo eléctrico...ahem...metro de superfície. é fácil de encontrar. é um lugar frio, dizem.

    ResponderEliminar