2010/06/01

Notícias do Dia

Será que finalmente se acabou a "roubalheira" do desbloqueio oficial dos telemóveis em Portugal? Que tal se comporta o iPad face a um ecrã da Pixel Qi? O abandondo do Windows pelo Google, as revistas digitais, e muito mais.


Desbloqueamento de Telemóveis Gratuito

Tardou, mas finalmente chegou. Já vos tinha falado desta proposta de lei que visava alterar esta situação: o fim do chulanço que as operadoras impunham nos seus telemóveis bloqueados.
E agora que foi publicada, vamos lá ver como é que as operadoras vão reagir a estas novas regras de desbloqueio dos telemóveis.
O que é certo é que não fazia qualquer sentido as operadoras pedirem exorbitâncias no fim dos períodos de fidelização para que os telemóveis pudessem ser utilizados com cartões de outros operadores.
(Aliás, nem sei porque isso é só "no fim"... desde que as pessoas cumpram o contrato, deveriam ter acesso aos telemóveis desbloqueados logo desde o início.)

Chateiem os vossos operadores - eu bem tento chatear a Vodafone, mas parece que mandar-lhes um simples email é uma aventura... com o obrigatório formulário online a dar-me erros 99.9% das vezes; e ainda agora não sei se alguma das tentativas terá sido bem sucedida.
(Isto porque algum inteligente se terá lembrado que seria mais "prático" enviar estes pedidos via um formulário web em vez de disponibilizar um endereço de email como acontecia dantes!)

Actualização: parece que a Vodafone anda atenta à blogosfera, e contactou-me para resolver o problema do formulário online, que não funcionava em Firefox e Chrome... e... já funciona! É bom ver que assim é (embora tal coisa devesse ter sido detectada e resolvida por eles sem ser à custa das frustrações dos clientes.) Bem... mais vale tarde do que nunca. Obrigado Vodafone.


Lala foi de vela - Novidades na WWDC?

Depois da Apple ter adquirido o Lala, um serviço de streaming de música, muitos espeavam grandes novidades. Mas desde a madrugada de hoje que o Lala foi... encerrado.
Ora, se isto não é sinal de que algo de novo estará para chegar, não sei o que seja.
Ainda para mais, depois do Google ter demonstrado o Android com a capacidade de aceder aos vossos conteúdos a partir de qualquer dispositivo; será esta uma das novidades a ser apresentada pelo Steve Jobs na próxima semana?
(Sincronização com o iTunes via WiFi; ou melhor ainda, a dispensa completa do iTunes e a adopção de um interface web para gerir as Apps e conteúdos... isso é que era! Mas seria bom demais... :P


Google abandona o Windows

Depois dos polémicos ataques chineses,o Google decidiu agora abandonar a utilização dos sistemas operativos da Microsoft por questões de segurança. O Google passa assim a utilizar exclusivamente Mac OS e Linux... e certamente passa a servir de "bandeira" para que outras empresas considerem fazer o mesmo.


Adobe e as Revistas Digitais no iPad

Enquanto a Adobe continua a tentar "dar a volta" ao assunto, oferecendo técnicas alternativas na criação de conteúdos para o iPad, há quem pareça estar já a fazê-lo de melhor forma: a revista Popular Mechanic para o iPad.

Ao contrário da Wired, que ocupa 600MB(!) e basicamente consiste num "slideshow" animado de todas as páginas. Este revista digital da Popular Mechanic ocupa apenas 60MB e oferece conteúdos dinâmicos que podem ser actualizados via internet.

Por outro lado, a Newsweek torna-se na primeira a oferecer a sua versão digital a preço de saldo - metade do que custa na sua versão impressa. Algo que me parece bem mais interessante, já que não se justifica cobrar o mesmo valor por algo que deixa de ter os custos de impressão e distribuição; e mais vale vender 10000 "cópias" a 1 euro do que vender 1000 a 5 euros!

E por falar em revistas digitais...


eInk continua a evoluir

Os displays de eInk não param de evoluir, e os mais recentes oferecem agora contrastes e cores ainda melhores, e começam finalmente a conseguir mostrar animações de forma fluida - e também ecrãs flexíveis.

Resta saber é se conseguirão chegar ao mercado antes de ecrãs que prometem o melhor dos dois mundos, como é o caso dos LCD multi-modo da Pixel Qi.


Ecrã PixelQi vs iPad

É caso para dizer, contra o Sol não há argumentos... o seguinte vídeo mostra bem as vantagens do LCD da PixelQi face a um LCD convencional quando utilizado no exterior perante a luz do Sol.
(Claro que há que ter em conta que as condições de comparação poderão não ter sido as melhores - como falei na minha análise ao iPad, o seu display até se comporta relativamente bem no exterior.)

7 comentários:

  1. Olá Carlos, sou seguidor assíduo do blogue apesar de não comentar muito, mas neste caso passo pelo mesmo problema.

    Também eu sou cliente Vodafone e, para variar, também a mim me dá mais que um erro no preenchimento do formulário de contacto.
    Aliás, tive inclusive uma vez de voltar a optar pelo email de apoio ao cliente, visto o formulário não funcionar, o qual fizeram questão de me recordar que: "Este endereço de e-mail será brevemente descontinuado. De forma a assegurar uma melhor qualidade, encaminhamento e rapidez na resposta, agradecemos que em futuros contactos envie a sua questão através deste formulário" e após o contacto para resposta a um inquérito de satisfação, referi isso e também nos bugs do site, mas até então as coisas mantêm-se.

    Hoje foi a vez de ser contacto para agendar uma entrega de uma encomenda que eu não fiz, mas que segundo eles, mantiveram-se sempre a dizer que foi feita ontem 31/05...

    Em relação ao tema dos desbloqueamentos, acho piada ver a diferença de preços entre operadores, fazendo-me lembrar quando fui cliente Optimus que ao fim do tempo de "fidelidade" do equipamento ter pedido os códigos de desbloqueio, salvo erro era de um nokia 5110 e eles gratuitamente me terem enviado por carta, onde explicavam como proceder ao desbloqueio. Pelos vistos isso mudou desde essa altura....

    Bem, o comentário já vai longo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo1/6/10 19:03

    Só um pequeno pormenor. Já pensaste na margem com que a apple fica desse 1€ por revista? Se calhar a distribuição vulgar continua a compensar.

    ResponderEliminar
  3. Bruno Fernandes1/6/10 19:08

    Ainda há 2 ou 3 anos tentei fazer uma simples portabilidade dum optimus para (imaginem..) a rede 4. Com o meu correu tudo bem, com o da minha mãe como tinha comprado um k750 com pontos há 26 meses, diziam que ainda não tinha passado os 18 meses (e eu com a factura na mão!). Chegaram-me a desligar o telefone na cara..

    Conclusão: foi mesmo ter que ficar com o número da rede 4, que por acaso teve a vantagem de ser mais fácil de memorizar heheh (lixei-os lol.. yah).

    Mas essa história dos desbloqueios leva água no bico.. porque no JN falavam de boxes, também!

    Ou seja, a interpretação que o equipamento é deles começa a cair por terra.. Mas o mais importante é que vou começar a passar na forum e na loja regularmente pra pedir um cartão CAM, aprovado por eles, para ver os CANAIS QUE PAGO, na minha tv com mpeg4.

    Para que raio andamos a gastar guito em tvs com sintonizadores digitais, fullhd, gravação, algumas até com 'apliques' de barras 5.1.. pra depois termos canais analógicos ou estarmos presos a boxes mediocres, 720p e 2 canais com 5.1?!

    Aprecio bastante as potencialidades 3D mas é em filmes.. em tv com side-by-side, metade da resolução horizontal de 720p e 25Hz por olho, não me atrai nada o resultado. Investissem em equipamento de captação e em boxes 1080p, que isso sim, valia a pena..

    Porque afinal vai passar meia década e as tvs FullHD estão na prática, para a maioria que vê mais tv, é a ganhar pó!

    sry pelo offtopic..

    ResponderEliminar
  4. @Bruno Fernandes

    Desculpa lá mas o telemóveis da Optimus dão na rede4 e vice versa

    ResponderEliminar
  5. Nuno, mas isso não invalida que não se tenha de mudar de Optimus para Rede4 se se quiser usar o tarifário da Rede4, agora não sei se terá de ser por portabilidade.

    ResponderEliminar
  6. Bruno Fernandes2/6/10 11:24

    @Nuno:
    estás a confundir desbloqueamento com portabilidade. Um é pra aceitar cartões de outras redes, outro é manter o número, como o Zé disse, com um tarifário de outra rede que o cartão por acaso funciona na optimus.

    Eles não darem a portabilidade não me obrigou a mudar de telemóvel mas fiquei sem o número.. Sei que hoje em dia muita gente prefere trocar de número frequentemente e isso não parece um inconveniente, mas no meu caso quando mudo de serviço, prefiro não ter que andar a dar o número novo novamente a toda a gente.. E há sempre contactos menos contactáveis, que apesar da era de internet, podem perder o único teu contacto que têm.. além que evita confusões de pessoal telefonar durante uns tempos e pensar que está desligado.

    ResponderEliminar