2010/07/10

Análise ao Optimus Boston

Não vou dizer que isto é como o "ketchup" do Cristiano Ronaldo, mas depois de tanto tempo sem Androids, isto agora tem sido sempre a aviar! :)

Depois do HTC Desire do nosso fundo, eis que um novo equipamento Android me veio parar às mãos: o Optimus Boston.



O Optimus Boston

Este Boston é o primeiro Android da "marca" Optimus - no fundo, um Gigabyte Gsmart G1305 - e, indiferentemente do nome ou marca com que chegue às vossas mãos é um aparelho bastante interessante para o preço a que a Optimus o está a comercializar (169,90€).

Mesmo se as diferenças qualitativas dos materiais e acabamentos são notórios face a equipamentos mais caros... este pequeno Android low-cost vem recheado de equipamento.
  • Sistema Operativo Google Android 1.6
  • 256MB (Ram)
  • LCD de 3,2" (320x480) e Touchscreen (Multitouch capacitivo)
  • Wi-Fi (B/G), bluetooth (2.0 + EDR), 3G (HSDPA 7.2 Mbps)
  • trackball, sensor de proximidade, acelerómetro, GPS
  • Câmara de 5 MP, 2592х1944 pixels, com autofoco e flash LED 
  • microSD (até 16GB)
  • Dimensões 116 x 56,8 x 12,4 mm
  • Peso: 118g
  • Autonomia: 6h em conversação; 410h em standby


Construção e Acabamentos


É óbvio que este pequeno (e barato) Boston está numa classe completamente à parte do nosso bem conhecido HTC Desire, Nexus Ones, e afins. Embora demonstre ser sólido suficiente para não causar preocupações ao ser "atirado" para o fundo de uma carteira ou o bolso de uma calças, não consegue evitar um "ranger" dos plásticos ao ser manuseado.


Os habituais botões de comando do Android são sensíveis ao toque (infelizmente não são iluminados), e temos ainda uma trackball e dois botões para realizar e cancelar chamadas .

Tem a particularidade de ter também um botão dedicado para o disparo das fotografias, o que é agradável e se torna mais intuitivo de utilizar - mesmo se a sensibilidade do toque (com dois níveis, para focar e para disparar, como nas máquinas fotográficas) não esteja muito bem conseguida.

Como ponto negativo: o conector microUSB está tapado por uma pequena tampa cujo mecanismo de encaixe e retenção não inspira grande confiança a nível de longevidade.



O botão de ligar/desligar/bloquear/acordar também deixa um pouco a desejar e requer alguma habituação (e poderia estar ligeiramente mais "perceptível" em vez de estar completamente à face da superfície do Boston, o que o torna mais difícil de detectar e pressionar.)
Optimus Boston ao lado de um iPhone 3GS e do Vodafone 845


Funcionamento


Mesmo com um Android já mais "antigo", na sua versão 1.6, (boas notícias a este respeito no fim do artigo ;) tenho que admitir que este pequeno Boston me surpreendeu mais que o HTC Desire.
Passo a explicar: com o Desire, sendo um equipamento de topo, as expectativas são obrigatoriamente elevadas, e faz com que se espere um desempenho à altura do que de melhor existe no mercado.
Com este Boston, as expectativas eram outras... e no entanto foram largamente superadas.

Em vez de um aparelho lento e desesperante deparo-me com um aparelho que é perfeitamente utilizável e, igualmente importante, agradável de utilizar - mesmo se também tenha sua própria personalidade: aconteceu-me por vezes ele não reagir aos toques como seria suposto, e num caso isolado, o browser decidiu ficar "encravado" na orientação horizontal por muito que eu virasse e revirasse o Boston.
(Tal poderá ter sido apenas um bug, devido ao uso intensivo que lhe dei, ou talvez por esta unidade de testes já ter sofrido alguns abusos de reviewers anteriores.)



Escrevendo no Optimus Boston


Câmara

Mesmo ostentando o "carimbo" dos 5MP, a câmara do Optimus Boston demonstra perfeitamente que a "quantidade" não significa maior qualidade.
A câmara é bastante fraquinha... com as fotografias a sairem com bastante ruído, e com pouca luz... torna-se ainda pior (e não é o LED flash que a salva.)

O autofocus também não parece funcionar muito correctamente... não conseguindo focar objectos a algumas dezenas de centímetros (o que me faz pensar se será igualmente algum problema deste Boston que recebi para análise.)



O vídeo, limitado a uma resolução VGA também não impressionará ninguém.



Ou seja, este Boston dá para desenrascar, mas não será aconselhável deixarem a vossa câmara fotográfica ou de vídeo em casa durante as férias ou sempre que quiserem registar algo "com qualidade."



Apreciação Final

Claro que a velocidade é inferior a um HTC Desire, e o ecrã - mesmo tendo uma resolução interessante - não é muito visível no exterior, perante a luz do sol; mas mesmo assim, por menos de metade do preço, a experiência que se tem não é definitivamente "metade" da que se tem nos aparelhos de topo.

Para quem pretender iniciar-se no mundo dos smartphones e/ou dos Androids, este Boston é sem dúvida um aparelho que vos posso recomendar sem qualquer dúvida.
Mesmo para utilizadores mais intensivos, mas que não estejam dispostos a desembolsar as centenas de euros extra para comprar um equipamento de topo, este Optimus oferecerá o acesso aos emails, à net e às milhares de Apps do Android Market sem qualquer dificuldade.


Optimus Boston


Prós:
  • Preço atractivo
  • Bom desempenho

Contras:
  • Câmara "fraquinha"
  • Sensibilidade dos botões da câmara e do ligar/desligar




Android 2.1 a caminho do Optimus Boston?

Por último, uma pequena grande notícia: disseram-me que está para breve uma actualização para o Android 2.1 para o Boston, possivelmente já em Agosto!
A verificar-se o caso, este Boston tornar-se-á ainda mais atractivo!

Update: as últimas informações apontam para que o Boston possa eventualmente receber o Android 2.2! (Atenção que é apenas um rumor!)
Entretanto, a versão 2.1 continua por chegar... vamos ver se não demorar muito mais!

Actualização: Android 2.1 oficial já disponível para o Boston!


75 comments:

  1. Para o HTC Desire já conseguiram colocar o Android 2.2, atualizaçao nao oficial.

    Disseram ter havido várias melhorias, uma das melhorias mencionadas foi a filmagem a 720p.


    Carlos, aqui em sua caixa de texto, está a desaparecer o local do cursor para a entrada de texto. Ou será meu notebook?

    ReplyDelete
  2. Pois, foi pena não ter apanhado o 2.2 no Desire, mas outras oportunidades surgirão. :)

    Errr, cursores a desaparecer isso acontecia-me com frequência no Firefox. Que browser estás a usar?

    ReplyDelete
  3. por acaso achei o ecra mt interessante, mm no exterior.
    mas eu venho de um magic, e n de um iphone retina :)

    tas mal habituado, para fazer reviews :P

    ReplyDelete
  4. A.Z. Desire 2.2 a 720p
    youtu.be/S3qY4gS1-HM

    ReplyDelete
  5. Anonymous10/7/10 19:07

    Tem antena sirf III?

    ReplyDelete
  6. Lycanthrope10/7/10 22:01

    Desculpa lá estar a comentar off-topic, mas qual é o teu parecer geral do vodafone 845... já vi os videos no youtube e tu remetes aqui para o blog... mas não encontro...

    Cumps e bom trabalho :)

    ReplyDelete
  7. Lycanthrope vais ter q esperar por amanha, para q o Carlos publique a review ao 845 :)

    ReplyDelete
  8. Lycanthrope10/7/10 23:12

    @BUGabundo,

    Obrigado pela informação. Eu só conheci o blog pelos videos no youtube... mas o blog já vai sofrer 2 consequências:
    - add to favorites;
    - feed google reader.

    :) Obrigado pela info.

    Cumps

    ReplyDelete
  9. junta mais :p
    http://androidpt.com

    ReplyDelete
  10. @lycanthrope

    Pois, como o BUGabundo disse, a analise ao 845 sai amanha. :)

    ReplyDelete
  11. Palpita-me que a review ao 845 vai ser bem pior.

    ReplyDelete
  12. olha a "concorrencia" (saudavel)
    http://l.androidpt.com/bostonreview

    ReplyDelete
  13. E se o Lycanthrope quiser continuar numa de concorrência saudável, que tal dar um salto ao Revolução Digital? Fica já aqui http://www.revolucaodigital.net

    BTW, boa review Carlos. Estava também curioso e muito céptico em relação ao Boston mas estou a ver que tem argumentos para além do preço, o que é sempre bom, e vem colocar um Android a um preço realmente interessante. E isso sim é mesmo muito bom :)

    ReplyDelete
  14. Para quem já é cliente Optimus e tem pontos o preço é de €120+450 pontos, e ainda quem fizer a adesão ao tarifário Smart 30 pode levar o Boston por €79,90, uma pechincha, ou €49,90 para o tarifário Smart 60.

    Em relação ao Android 2.1 já perguntei a Optimus e estou a espera de resposta, isso seria ouro sobre azul, para o 2.2 é que definitivamente não vai dar, confirmado por eles.

    Cumprimentos.

    ReplyDelete
  15. Parece-me uma boa proposta.... vou avaliar o que existe e o que esta para vir dentro deste preço para comprar um.

    ReplyDelete
  16. Lycanthrope11/7/10 18:58

    @BUGabundo,

    Obrigado pela sugestão do androidpt... vou ter o vodafone 845 (para o bem ou para o mal) e assim é uma forma bastante simples de me manter a par das apps do android e etc :) add to favorites!!

    @Revolução digital

    Obrigado pela sugestão e já está nos favoritos :)

    Cumps

    ReplyDelete
  17. Muito honestamente, este Boston, apesar das suas limitações, é daqueles smartphones que colocam em causa sistemas com mais gabarito.
    Já o vi e fiquei bem impressionado. É pena a Vodafone não ter este modelo na sua gama pois parece-me mais interessante e vistoso, que a oferta que tem com o Android (samsungs e tal).
    Bom artigo e muito útil saber do modelo por esta review.

    ReplyDelete
  18. Adicionado vídeo que mostra escrevendo no Boston (e também adicionado vídeo equivalente na analise do 845)

    ReplyDelete
  19. Para os puristas e manientos da mania de encontrar defeitos em tudo (tipico portuga) quero dizervos que esta máquina para quem não sabe é feita pela empresa que está associada ao fabrico do Iphone. Comprei um hoje com os meus 1500 pontos Otimus por....90 euros meus senhores. NOVENTA EUROS POR UM ANDROID. Ora ser 1.6 é bananas, irá sair a versão actualização 2.1 para o Boston e.... e que mais se quer com tal oferta por este preço? Meus senhores e senhoras, é óbvio que existe a HTC etc etc etc mas este "bichinho" serve perfeitamente as funções de uma maquininha com melhores características do que outras muito mais onerosas. EU TENHO UM BOSTO GUGABYTE E TOU CONTENTE. E MAIS: DESBLOQUEADO A PARTIR DE 2 FEIRA SEM PAGAR NÉPIAS. MELHOR QUE ISTO ??..

    ReplyDelete
  20. o boston e muito fixe mas tou indexizo em compra o boston ou o nokia 5800

    podem ajudar.me pff?

    ReplyDelete
  21. Estava inclinado para comprar um Optimus Boston, mas depois vi o Samsung Apollo no site da Optimus,. Alguem já testou este Samsung? Na vossa Opinião qual é o melhor?
    Estou indeciso entre estes dois?

    ReplyDelete
  22. Olá Carlos! Tenho seguido atentamente o teu site e as tuas análises. Aliás, a análise que fizeste ao Optimus Boston ajudou-me a decidir comprar este smartphone. Acontece que não me estou a adaptar ao touch...Infelizmente :( Procuro vendê-lo, portanto. Está novo. Tem 3 dias de uso.

    ReplyDelete
  23. Voices pq n o devolves à optimus?

    ReplyDelete
  24. Porque eles não aceitam. Comprei numa Worten Mobile.

    ReplyDelete
  25. Anonymous28/7/10 00:29

    Oi Voices, quanto queres por ele?
    Obg.

    ReplyDelete
  26. Alguém me sabe dizer como posso configurar as MMS no Boston, tendo um cartão Vodafone?

    Obrigado.

    ReplyDelete
  27. @Rui tens q colocar la a respectia APN.
    instala o APNPT ou o APN portugal via Market, e ele faz isso por ti.
    se n tiveres acesso à net, podes fazer à mao.
    http://androidpt.info/index.php?title=Vodafone

    ReplyDelete
  28. Já coloquei todas as informações que estão no site, mas mesmo assim não consigo enviar MMS, dá erro a dizer que neste momento não é possível enviar a MMS.

    Tenho que activar a APN?

    ReplyDelete
  29. Caros media vedetas
    Continuo com uma dúvidas quanto a androide: Será que tem sitema de sms/mms compatível com os sistemas das Operadoras portuguesas de telemóvel?
    E uma segunda pergunta para todos os telemóveis. Há algum telemóvel com sistema de backup compLeto das sms/mms concatenadas (não limintadas a 160 caracteres). Indiquem-me um telemóvel que faça esse backup.
    Obrigado
    arcindo

    ReplyDelete
  30. Anonymous4/8/10 19:24

    Esse Boston com um Android 2.1 vai arrastar...

    ReplyDelete
  31. Penso que não... com o Android 2.1 deverá ficar até mais rápido.

    ReplyDelete
  32. Bom Review acerca do Boston :) Estou tentada a comprar um, mas um pouco indecisa entre o Nokia 5530! Mas a verdade é que já estou um bocadinho cansada do velhinho Symbian que já não nos traz nada de novo...

    Só tenho uma dúvida relativamente ao aparelho que não vejo esclarecida em nenhum fórum! A escrita das mensagens é feita através do teclado qwerty ou não há possibilidade de utilizar o teclado alfanumérico (estilo Nokia)?

    Obrigada :)

    ReplyDelete
  33. @Patricia tens varios teclados.
    por exemplo o smartkeyb tem suporta para xt9 e t9.
    mas o compex q vem com o Boston tem uma forma t9. basta fazer um swipe para o lado e usar :D

    ReplyDelete
  34. Patriciah13/8/10 14:31

    @BUGabundo

    Obrigada pelo esclarecimento :)

    ReplyDelete
  35. Joana Nogueira16/8/10 00:43

    Boa noite = )

    Recentemente comprei um Boston e estou super satisfeita com ele. Apenas com esta história dos desbloqueados tenho tido problemas no envio e recebimento de MMS. Já instalei por diversas vezes o APNpt e o APN Portugal e acabo sempre por desinstalar, porque me "chateio" com aquilo. lol

    Passo a explicar: Com o tarifário Vodafone que tenho, posso enviar MMS à borla e desde que as tenho enviado pelo Boston que tenho pago sempre 1€ cada vez que envio MMS.. Quer tenha ou não o APN activo..

    Podem ajudar-me a perceber o que me está a fazer gastar dinheiro e como (se possível) fazer parar?
    Ficaria muito agradecida = )

    Cumps

    ReplyDelete
  36. @joana ainda n vi ning a relatar o facto de lhe ser cobrado, se tem free.
    e claro, sem APN, certamente n funciona!
    podes sempre verificar à mao as APNs em vez de usar uma das apps.
    confere pela wiki em http://androidpt.info

    ReplyDelete
  37. Excelente review Carlos :-)
    Nem tinha dado pelo pormenor da dupla posição do "botão da maquina fotográfica", foi mesmo mal conseguido... ou concebido.
    Mas este de facto foi o telefone que me fez largar o estável, maduro HTC Tytn II mais as suas 1001 Rom's do xda-developers.
    Tem uma excelente relação preço features.
    De alguma forma faz-me sentir tb uma saudável nostalgia daqueles bons velhos tempos do DOS/Windows (Os cotas sabem certamente ao que me refiro ;-) )
    Btw aqui fica o meu humilde desabafo/conselho para os menos atentos ou indecisos

    Há telefones, há telefones chineses sem marca, há telefones com Java, há telefones com Symbian,
    outros com Windows Mobile 6 ou até 7, há também o iPhone 3 e 4... mas depois.. ...depois há os Android!

    ReplyDelete
  38. Uma sugestão: o androidpt e o aberto até de madrugada podiam formar algo tipo uma parceria em que se publicitassem mutuamente.
    Visto terem o mesmo tipo de leitores ambos os sites aumentavam o tráfego...

    ReplyDelete
  39. PESSOAL JÁ SAIU ACTUALIZAÇÃO OFICIAL 2.1 PARA O ANDROID BOSTON DA OPTIMUS!!

    ReplyDelete
  40. Roco Coco15/9/10 14:10

    @Nuno Silva, estas a perguntar ou a afirmar?

    Se sim, onde para isso?

    Se confirmar-se, acho estranho o Carlos não nos ter actualizado hehe

    ReplyDelete
  41. é so fogo de vista.
    n saiu nada
    http://www.gigabytecm.com/Eng/ProductSupport.aspx?Pid=84

    ReplyDelete
  42. Roco Coco15/9/10 16:23

    Pois, realmente não vi a informação em mais nenhum local..

    Não sei o que ele ganha em inventar isso, mas pronto..

    ReplyDelete
  43. De qualquer forma, esperemos que não tarde muito mais... Android 2.1 no Boston seria excelente. :)

    ReplyDelete
  44. eu tenho um boston alias logo que saiu comprei-o e fiquei sem a oportunidade de o desbloquear... o meu unico problema com ele é o bluetooth , será com o 2.1 fica resolvido, e já passa dos 400mhz ?

    ReplyDelete
  45. Anonymous20/9/10 23:31

    http://www.gigabytecm.com/Russia/SupportDetails.aspx?pid=15

    ReplyDelete
  46. Anonymous21/9/10 00:11

    update para 2.1 ...
    http://www.gigabytecm.com/Eng/Newsdetails.aspx?Year=2010&Page=1

    pareçe que é isto ...

    ReplyDelete
  47. Paulo Silva24/9/10 18:10

    Ja saiu o Update Oficial. Vão a pagina da Optimus

    ReplyDelete
  48. Paulo Silva24/9/10 18:14

    Aqui fica o link !

    http://www.optimus.pt/Particulares/Movel/ApoioAoCliente/Topicos/ConfigTelemov/actsoftware

    ReplyDelete
  49. Problemas com o Boston depois da actualização.
    Depois de actualizar o meu Boston e depois de terminar uma chamada, não consigo desbloquear o boston, através da tecla de desbloqueio, durante algum tempo, é como que o telemóvel ficasse bloqueado. Alguém lhe acontece o mesmo?

    ReplyDelete
  50. José Carlos disse...
    Problemas com o Boston depois da actualização.
    Depois de actualizar o meu Boston e depois de terminar uma chamada, não consigo desbloquear o boston, através da tecla de desbloqueio, durante algum tempo, é como que o telemóvel ficasse bloqueado. Alguém lhe acontece o mesmo?

    Carlos a mim acontece, ainda nao tive tempo de ir a optimus reclamar, ou se actualizo a room disto atraves do androidPT, mas a verdade e que desde a actualização posso dizer que isto é a maior Bosta ja vista

    Fuck optimus

    ReplyDelete
  51. Enviei o boston para reparação e veio com o mesmo problema. O boston depois da actualização, ficou uma porcaria... o problema é que não conseguem resolver.

    ReplyDelete
  52. Anonymous4/12/10 18:38

    Olá boa noite...caros colegas...recentemente comprei um boston...com sistema android...ta excelente ..mesmo...mas existe um problema que pretendia que me ajudassem...quero enviar mms ....debloqueei para a rede vodafone...e instalei o apn...logico que fiz a instalação do apn..mas mm assim...não me premite enviar mms....alguem me pode ajudar? será devido ao task killer^?

    ReplyDelete
  53. Anonymous5/12/10 12:07

    Se eu comprar o Optimus Boston e meter o cartao da vodafone (SIM) vai haver muita diferença se em vez de vodafone, metesse o da Optimus ?

    Obrigado

    ReplyDelete
  54. Anonymous5/12/10 14:37

    Não, não vai haver muita diferença, apenas nos serviços do operador.

    ReplyDelete
  55. Rom 2.3 para o boston quase a sair em boston-mania.blogspot.com

    ReplyDelete
  56. Ja tenho a ROM 2.3 bluid 31 e esta espetacular, este Android 2.3 Gingerbread é realmente rapido e o poem o cpu do boston a top, mais rapido é impossivel

    ReplyDelete
  57. Boas! Alto site de análise! x)
    Eu sempre fui um nokiamen. Nunca tive grandes telemóveis, porque me passa completamente ao lado a cena do "espera que vou tirar uma foto".

    A única coisa que me faz pensar neste telemóvel é o facto de adorar a google (maps, calendar, etc).

    Resumindo: estou mesmo a precisar de um telemóvel. O optimus Boston tem mesmo bom aspecto (a todos os níveis). O meu problema: sou vodafone. É fácil de desbloquear?

    Thanks!

    ReplyDelete
  58. @Marfinites

    O modelo mais aconselhado agora será o Sapo A5.
    E quanto a desbloquear, praticamente em todos os Androids é relativamente simples.

    ReplyDelete
  59. Tchi, não queria nada ter um tele que já viesse cheio de "decoração" da sapo xD

    E o Optimus San Francisco?

    ReplyDelete
  60. Aqui não falta nada... :)
    Análise ao Optimus San Francisco

    É igualmente excelente proposta, mas ligeiramente mais caro - daí a recomendação do A5. :)

    ReplyDelete
  61. Woow. Parabéns mesmo pelo site! :)

    Obrigado pelas dicas! Entretanto vou vagueando por aqui e lendo algumas reviews xD

    ReplyDelete
  62. Anonymous1/11/11 12:06

    ola eu estive a ver o vosso site e adorei mas eu preciso de uma ajuda para decidir entre o boston e o sapo a5 e se me derem mais dicas de telemóveis abaixo dos 120€

    plz

    ReplyDelete
  63. @Anónimo

    Entre Boston e A5, é o A5 sem dúvida.
    Se puderes dar um pouco mais, considera o Huawei X5.
    E, se puderes aguardar mais umas semanas, espera para ver se chega ao mercado algo da nova geração. É quase garantido que o Sapo deverá estar a trabalhar num sucesso do A5 (que está a fazer 1 ano - ciclo "habitual" de renovação). e...

    ReplyDelete
  64. Anonymous1/12/11 23:59

    Qual é a melhor escolha: vodafone 945 ou optimus boston?

    ReplyDelete
  65. @Anónimo

    Seria preferível optares por uma geração mais recente, tipo o Optimus San Francisco/Sapo A5. (Ou esperar mais um pouco, que também esses estão agora em "fim de vida".)

    ReplyDelete
  66. Anonymous2/12/11 16:52

    Obrigado pela dica, mas é que deram-me a escolher entre esses dois :/
    por isso precisava de ajuda, qual será o melhor?

    ReplyDelete
  67. Pessoalmente, iria para o Boston. Tem ecrã com melhor resolução.

    ReplyDelete
  68. Anonymous2/12/11 18:05

    ok, muito obrigado

    ReplyDelete
  69. Tenho o Boston e tem bom desempenho, sendo que mal utilizo a camara fotografica do mesmo, o ponto mais negativo que apresento é a tampa do conector microUSB. Mas é um bom equipamento, o que falta mesmo é o android 2.2 :)

    ReplyDelete
  70. Anonymous17/3/12 19:50

    preciso de display para android boston

    ReplyDelete
  71. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete