2010/07/16

Análise Nikon Coolpix P100


A nossa mais recente aquisição graças ao fundo para gadgets, foi esta Nikon Coolpix P100.

Tratou-se de uma aquisição especial (e em duplicado) pois esta será a máquina encarregue de documentar as análises que se seguirem - e com tal... tinha boas esperanças quanto ao seu desempenho.






A Nikon Coolpix P100


Sendo de uma marca que dispensa apresentações, esta Coolpix P100 é uma câmara que pertence à categoria das chamadas "super zoom", já que a sua característica mais proeminente é o seu mega zoom óptico de 26x!

Podem espreitar aqui as especificações da Nikon P100 mais em detalhe, mas as principais características são:
  • 10.3 MP efectivos com sensor CMOS back-illuminated
  • Zoom óptico 26x (26-678mm)  4x digital  :  f=4.6-120mm  F2.8-F5.0
  • LCD 3.0" articulado com 460.000 pontos
  • Estabilização óptica de Imagem
  • Gravação de vídeo Full HD 1080p
  • Gravação de vídeo em alta-velocidade (até 240fps em QVGA.)
  • Saída HDMI
  • Microfone stereo
  • Fotos a 10 frames por segundo contínuos na resolução máxima
  • ISO até 3200
  • AF com detecção de rosto e subject tracking
  • 16 modos, incluindo assistente para panoramas e fotos HDR
  • Modo Manual, Shutter-Priority, Aperture-Priority 
  • A bateria dá para cerca de 250 disparos.

Caso vos interesse saber, a resolução máxima de cada foto é de 3648 x 2736. :)


Mesmo apetrechada de toda esta tecnologia, a Nikon P100 é compacta - mas não ao ponto de ser demasiado pequena para ser confortável de utilizar.
(Claro que não é uma máquina para meter no bolso; mas mesmo assim torna-se numa companheira fácil de transpostar para qualquer lado.)

Mais algumas fotos (podem clicar nelas para as verem com maior detalhe.)




O ecrã articulado, que permite maior versatilidade sempre que for necessário tirar fotos ou gravar vídeo de posições... mais artísticas! :)


Refira-se que esta câmara, vem apenas com um "manual rápido" de instruções, o manual completo está disponível em formato digital: Manual Nikon Coolpix P100 (aqui com link através do Google Viewer, para facilitar as coisas. :)


Em Funcionamento




Se já tiveram alguma Nikon, sentir-se-ão imediatamente à vontade (o funcionamento segue ainda os mesmos princípios da minha velhinha - e partidinha - Nikon 3100.) Com menus fáceis de navegar, e funcionamento simples, mesmo para quem não queira perder tempo a ler o manual.

Navegar pelas fotos, vários niveis de zoom, e por data

As várias resoluções e modos de filmagem


O que obriga a visitar o manual são alguns dos modos  mais complexos, como o Backlight HDR, que para mim era novidade e não percebia nada do que aquilo estava a fazer, ou então o modo -agora já bastante democratizado- de detecção de sorrisos, que automaticamente tira fotografias quando detecta rostos a sorrir, e depois escolhe a melhor foto (com várias pessoas, escolha aquela que tiver mais sorrisos.)

Ou seja... muita tecnologia ao serviço da fotografia! :)

Quanto ao uso que lhe vou dar... só se um gadget estiver a sorrir é que terei oportunidade de utilizar esta funcionalidade; porque de resto vou ficar-me pelas fotos "habituais".





Vídeo HD

Um curto clip de vídeo a 720p a demonstrar o "zooooom". (Novamente... gravado sem tripé... portanto desculpem os tremeliques.)



Fotos e Vídeo

Fotos no exterior:

 Crops, à resolução 1:1

E ainda mais fotos:




Macro:


Vídeos:
720p


1080p




Fotografia Nocturna

Só para verem que tal a máquina se comporta à noite - tendo em conta que não tinha tripé, e foi apenas com a máquina "encostada" à parede para ajudar a estabilizar.

(imagens recomprimidas e redimensionadas)


A diferença do zoom de 26x :)



Vídeo em Alta-Velocidade




Apreciação Final

Nisto das câmaras digitais é difícil aparecer uma coisa "má"; já que praticamente todas elas cumprem com as suas funções. A questão é saber se cumprem "bem", ou "menos bem"... e isso dependerá também bastante das necessidades de cada um.

No caso das minhas necessidades, esta Nikon P100 parece cumprir (e ultrapassar) os requisitos - mas isso caberá a vocês dizerem-me nas próximas análises... Se bem que há por aqui já muitas fotos que foram tiradas com ela... ;)

Embora o sistema de menus não permita um acesso "rápido" a muitas funções, fá-lo de forma simples de compreender por qualquer pessoa - e a existência da seleccção automática das "cenas" e do botão dedicado para a gravação de vídeo, com um selector de HD/HS (Alta-definição/alta-velocidade) faz com que na maior parte das vezes nem seja necessário andar a mexer muito nela. É uma máquina feita para ser utilizada por qualquer pessoa, mas que ainda assim permite uma boa dose de configurações e ajustes manuais para quem o desejar, e por isso mesmo esta Nikon P100 é uma máquina... quente!


Nikon Coolpix P100


Prós
  • Gravação Vídeo HD 1080p e de alta-velocidade
  • Velocidade de 10fps em modo contínuo na resolução máxima
  • Ecrã de alta-resolução
  • Carregamento por USB
  • Simples de utilizar

Contras
  • Bateria (prefiro as câmaras que usam pilhas standard)
  • Não funciona enquanto está a ser carregada via USB

Portanto, garanto-vos que não se irão de arrepender caso a P100 que temos para oferecer vos vá parar às mãos! :)

64 comentários:

  1. Review a uma Nikon Coolpix P100 com fotos tiradas com uma Nikon Coolpix P100? Ou seguiste o (mau) exemplo da Sony? :)

    ResponderEliminar
  2. Ehehe. Na sua grande parte sim - consegui o "milagre" de tirar fotos à máquina... com ela própria! ;)

    As fotos à P100 desligada foram tiradas com a P100 emprestada ao Blog; as fotos/video à P100 em funcionamento ainda foi o iPhone.

    ResponderEliminar
  3. Alberto eu ate via, mas o Carlos limpou o EXIF (seu feio)

    ResponderEliminar
  4. Este fundo está demorado. Espero que este post sirva de motivação :)

    ResponderEliminar
  5. "Não funciona enquanto está a ser carregada via USB"
    Será que o Camera control funciona nela?? na minha DSLR d70s é na boa, nesta não sei, ja agora segue o link para quem estiver interessado em descobrir. http://imaging.nikon.com/products/imaging/lineup/software/control_pro/index.htm

    ResponderEliminar
  6. A máquina parece razoável para uma compacta, mas o vídeo não me surpreendeu, um amigo meu tem uma Panasonic muito pequena e tem melhor estabilização de imagem que essa. Outra coisa que me desagradou foi o facto de se ouvir o motor do zoom quando se trabalha com ele. A gama dinâmica também me pareceu um pouco abaixo se compararmos a uma handycam HD

    ResponderEliminar
  7. Err... se eu não fosse aos 26x a estabilização também funcionaria melhor! ;P

    Quanto ao USB, descobri que ela tem uma opção (através do manual) que aparentemente afecta isso (carregamento via USB: on/off)? Depois experimento.

    Quanto ao barulho do zoom, já se sabe que num mic "on-board" não há grandes milagres; de qq forma, já se sabe que o uso do zoom em filmagens é... abusado (para dizê-lo de forma simpática) na maior parte das vezes. ;)
    Deixem lá a lente quietinha enquanto filmam.
    (E o audio é pra ser tratado post-processing, ora pois. ;)

    ResponderEliminar
  8. Bruno Silva16/7/10 16:29

    A máquina parece-me muito bem... vamos lá a ver se calha a mim ;)

    ResponderEliminar
  9. Outro problema que já tinha reparado noutros vídeos (e até comum a outras câmaras) ao usar o zoom a câmara desfoca. Terá como evitar isso?

    ResponderEliminar
  10. A julgar por este video parece possível ligar a câmara ao pc http://vimeo.com/10793461

    ResponderEliminar
  11. @frank

    Em vídeo pode definir-se se queremos autofoco contínuo, ou apenas focar no início.
    (que era como estava aqui - depois posso fazer outro video com o auto-foco automatico.)

    ResponderEliminar
  12. @frank

    Nesse video parece-me que é apenas a saida HDMI ligada directamente à TV.

    ResponderEliminar
  13. As "reviews" estão a aumentar de qualidade, boa aquisição para o blog :)
    Agoar é só esperar que uma destas Nikon me venha parar às mãos no próximo sorteio do "nosso" fundo de gadgets.

    ResponderEliminar
  14. Grande Zoooooooooooooooommmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!


    Em relação ao ruído do motor das lentes no video, isso é normal. A minha limita a velocidade desse motor a um nível que o ruído não é perceptível. Se o Carlos tivesse feito mais lento, de certeza que não se ouvia nada. Mas é sempre bom ter a opção de ir buscar a janela da vizinha rapidamente... ;-)

    ResponderEliminar
  15. Na primeira vez que li esta review tinha dado por falta de fotografias que servissem de exemplo ao que a máquina em revista é capaz. Fiquei satisfeito ao ver, hoje, tais fotografias no post. Queria apenas fazer uma sugestão: nas fotografias de teste seria muito interessante existir a informação EXIF. A titulo de exemplo, seria interessante saber qual a extensão focal a que a fotografia macro foi feita.
    Continuação de óptimo trabalho.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo8/8/10 19:31

    Estou na duvida entre ela e a sua concorrente da sony.Gostaria de saber se o video dela fica paralizando como me falaram.

    ResponderEliminar
  17. eu tenho essa p100 da nikon e ela fica travando qdo se filma em hd 1080, porem se abaixar para 720 não trava mais. Não sei se é defeito da camera ou de todas as p100.

    ResponderEliminar
  18. @Anónimo
    Habitualmente gravo sempre em 720. Em 1080 nunca notei qualquer problema, mas uso muito poucas vezes.

    ResponderEliminar
  19. CARLOS, OBRIGADO PELAS INFORMAÇOES DA GRAVAÇÃO EM 1080. ACONTECE QUE QDO FILMO EM 1080 E QDO VEJO NA CAMERA NÃO TEM PROBLEMA ALGUM, PORÉM QDO PASSO PRO COMPUTADOR A FILMAGEM FICA TRAVANDO. VOCÊ TEM ALGUM PROGRAMA QUE RODE MELHOR OS VIDEOS DA P100?

    ResponderEliminar
  20. @Henrique

    Então fica demonstrado que o problema não é da máquina, mas sim do teu PC que não é capaz de aguentar com vídeos a 1080p.

    Podes experimentar programas/codecs que utilizem a placa gráfica para acelerar o vídeo... Mas no caso de não ser possível, não há nada a fazer.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo3/1/11 16:20

    Vc nem outro link do manual o que foi postado não funciona mais

    valeu Julio

    ResponderEliminar
  22. Erick Patrik10/1/11 18:38

    Em relação ao ruído do motor do zoom em vídeos, é só colocar no modo auto focagem simples que para, porém s der zoom ficará meio fora de foco, e em relação ao vídeo travando, não é problema com a camera, pois gravei un videos e emprestei o DVD para um amigo e no computador dele ficou travando, mas no meu e no DVD player não deu nenhum tipo de problema. Abraço a todos e comprem sem medo uma nikon, nada de Sony..rs

    ResponderEliminar
  23. vander-carlos@hotmail.com14/1/11 16:26

    Bom dia a todos. Sou do Brasil e estava a ver os comentários e pude observar que são realmente bons conhecedores de câmeras fotográficas. Eu sou um modesto iniciante e gostaria de fazer uma pergunta: nessa máquina há como acoplar uma objetija móvel ou uso apenas a fixa?

    ResponderEliminar
  24. A Nikon P100 vem com uma lente zoom de 26x (e portanto é "móvel".)

    No entanto não é uma máquina de lentes intermutáveis (não dá para tirar esta e por outra), para isso tens que procurar outros modelos.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo4/2/11 09:45

    Carlos, Bom dia, Sou de Belo Horizonte, Brasil e comprei recentemente uma P100 e ela trava as vezes sendo que só volta quando retiro a bateria, e quando tiro fotos no automático, a foto fica com um brilho amarelado ou a pessoa da foto fica em um tom vermelho mas, quando passo para o cpmputador, fica normal. Isso tudo é normal?

    Dan.

    ResponderEliminar
  26. @Dan
    Isso nunca me aconteceu. Talvez o melhor seja contactares a assistência técnica para verificar se não se trata de uma avaria...

    ResponderEliminar
  27. Olá. Parabéns pelo site :) Ando a pesquisar máquinas fotográficas para comprar e esta parece-me óptima! Sou amadora e na verdade nunca tive uma máquina destas, já fotografei com algumas de amigos mas nunca tive uma tempo suficiente nas minhas mãos para me pôr a explorar :P Deste modo, queria perguntar se acham que esta é uma boa máquina para começar a explorar tudo o que uma reflex pode oferecer à minha criactividade fotográfica :P
    Obrigado

    ResponderEliminar
  28. @Anónima
    Com uma máquina destas tens a versatilidade de ter uma lente ampla; mas também perdes as possibilidades de controlo total que existem nas DSLR de lentes intermutáveis.
    Se o objectivo é explorar e "crescer", talvez seja mais vantajoso optares por uma DSLR, mesmo que seja em 2ª mão.

    ResponderEliminar
  29. Pois, também já tinha pensado nessa hipótese, mas uma dessas acarreta sempre maiores gastos. É que esta máquina está com um preço imbatível dadas as boas características...
    E em relação à resolução desta máquina, o que tem a dizer?
    Obrigado pelos conselhos.

    ResponderEliminar
  30. A resolução é mais que suficiente... a partir de certo ponto, o grande "segredo" está nas lentes.
    (Basta comparar uma foto de um smartphone de 8MP, com uma DSLR de 3 ou 4MP! :)

    ResponderEliminar
  31. me ajudem!
    quero comprar uma câmera, mas não sei qual! :/ sou amadora
    quero com lentes intermutáveis!
    e não tão cara!
    qual comprar?

    grata!

    ResponderEliminar
  32. Dependerá do teu orçamento. Para arranjares uma DSLR "barata", provavelmente terás que procurar modelos em 2ª mão.

    ResponderEliminar
  33. entendi, qual o orçamento de uma DSLR? sem ser de segunda mão, e que vc acha melhor para um amador!

    ResponderEliminar
  34. Se optares pelas marcas mais habituais Canon e Nikon, conta sempre com 500€ +/-.

    Na Nikon tens a nova D3100, na Canon tens a EOS 1100 ou a 500D.

    O grande "problema" é que nestas máquinas, grande parte do encargo/segredo... está nas lentes. Não é difícil encontrares lentes que custam mais que o valor da própria câmera.
    (Claro que depois também poderás trocar de câmara e manter as boas lentes que já adquiriste...)

    ResponderEliminar
  35. Anónimo1/4/11 02:46

    Olá Carlos, ótimo site. Bom, queria uma ajuda sobre a Nikon P100. Sou filhote em termos de cameras e estava querendo comprar uma "super zoom" para aventurar tirando fotos, colocando efeitos e também filmar. Após pesquisar fiquei muito inclinado para a P100 (quem sabe até a P500), mas varios comentários colocaram a nitidez e distorção como um ponto fraco da P100. O que vc acha?
    Dentre as concorrentes ela seria a melhor opção?

    ResponderEliminar
  36. Actualmente, a melhor opção será a P500 (em breve teremos uma para testes aqui. :)
    Quanto à nitidez e distorção... penso serem perfeitamente aceitáveis. É preciso não esquecer que estamos a falar de super-zooms.

    Na altura em que saiu a P100, foi considerada pela dpreview como uma das mais equilibradas. Não era a melhor em tudo, mas era a que era mais "jeitosa" no global.

    ResponderEliminar
  37. Anónimo2/4/11 20:49

    Carlos, com relação a P100, eu comprei uma essa semana depois de muito pesquisar preços e funcionalidades. Mas surgiu uma dúvida agora que tenho ela em casa e tirei umas fotos, as fotos não ficam com aquela aparência de embaçada no fundo e só a pessoa nítida na foto?

    ResponderEliminar
  38. Para isso tens que colocar em modo foto retrato, ou entao em manual e jogar com a abertura e velocidade. Para desfocar o fundo queres a abertura no máximo possível.
    (No entanto, não se poderá comparar com o que se obtem numa SLR com uma lente mais apropriada para isso)

    ResponderEliminar
  39. Anónimo3/4/11 00:41

    Eu novamente Carlos, procurei e não achei essas opções que me dissesse ali em cima, na verdade a bateria acabou na hora. E outra dúvida, como sei quando a bateria carregou completamente?

    ResponderEliminar
  40. O led de carregamento fica verde em vez de estar piscar (e depois apaga-se passado um tempo).

    ResponderEliminar
  41. Anónimo3/4/11 16:47

    A tal da abertura e velocidade pra eu desfocar o fundo é aquela rolagem que tem próximo ao botão on/off? Por que com a opção retrato não teve efeito nenhum.

    ResponderEliminar
  42. O modo retrato é automatico, portanto não tens controlo sobre isso, embora ele tente focar apenas o rosto da pessoa.

    Para controlar a abertura/velocidade tens que usar um dos modos: A(aperture) ou M(anual).

    ResponderEliminar
  43. Anónimo4/4/11 00:27

    Ai Carlos, acho que cometi um equívoco comprando essa P100, eu queria uma câmera com uma nitidez boa e que ficasse as fotos como te disse, com o fundo embaçado, e no entanto não consegui. Achas que devo trocar ela por alguma SLR tipo a D3000 ou D3100?

    ResponderEliminar
  44. Uma SLR dá-te muito mais opções, mas o "segredo" está na lente que tiveres.
    (Por isso é que as lentes com grande abertura normalmente são caras. :)

    ResponderEliminar
  45. Anónimo4/4/11 01:07

    A lente que vem na D3100 é a 18-55 mm, com essa eu não consigo uma abertura boa?

    ResponderEliminar
  46. É como te disse, tudo depende do que se pretende.

    Para teres uma noção: uma lente de 50mm para a Nikon com abertura f/1.8 pode custar $120 USD; mas com maior abertura, f/1.4 passa logo para os $400 USD.

    As lentes com zoom têm, à partida aberturas menores - nas que pesquisei, as de 18-55 andarão nos f/3.5 (quanto maior o número, menor a "abertura" - necessitando de mais luz).

    Por aqui já dá para perceber porque motivo há lentes que custam bem mais que a máquina... e na realidade... é a lente que faz toda a diferença.

    Outra técnica para conseguires o que pretendes, é usar uma lente zoom, com o zoom "alto" (afastando-te) do que pretendes fotografar, para que a profundidade de campo dê o efeito.

    ResponderEliminar
  47. Anónimo5/4/11 01:52

    Então tu me aconselha a que? Sinceramente não sei o que faço, se fico com a P100 ou troco pela D3100.
    Eu gostaria que as fotos ficassem nessa qualidade: http://img855.imageshack.us/i/20778020034012851681247.jpg/

    ResponderEliminar
  48. marcelo brasil

    P100 ou sony HX1. to numa duvida cruel

    ResponderEliminar
  49. Olá, estou interessado em uma maquina dessas, mas tenho uma duvida. É sobre os vídeos de alta velocidade, é possível filmar em alta resolução HD mesmo em 240fps?

    pois o vídeo postado em alta velocidade esta em 360p.

    Até

    ResponderEliminar
  50. @everton
    Em modo Highspeed 240fps estás limitado a uma resolução QVGA (320x240), e precisas de ter bastante luz para ter resultados satisfatórios.

    Ter alta-velocidade em alta-definição ainda é algo que obriga a máquinas bastante mais caras.

    ResponderEliminar
  51. Olá carlos, estou muito grato pela resposta.

    E sobre a procedência da maquina, a que estou querendo comprar é made in Indonesia.

    Será que é confiável?

    Até

    ResponderEliminar
  52. @Everton
    Onde quer que seja feita, terá sempre a qualidade mínima exigida pela Nikon.

    ResponderEliminar
  53. Anónimo4/8/11 22:05

    OI CARLOS, GOSTARIA DE SABER SE A NIKON P100 TEM COMO COLOCAR UMA LENTE OLHO DE PEIXE E SE TEM CARREGADOR DA BATERIA (PARA CARREGAR SEM SER NA PROPRIA MAQUINA....

    ResponderEliminar
  54. Olá, estou no mesmo dilema... queria comprar a D3000... mas so encontrei a nikon p100 achando que ela conseguiria sse efeito do fundo desfocado... então quando não consegui, vi que era abertura, então tentei mecher na opão de abertura da nikon p100.... mas não consegui nada!
    Tem como conseguir esse efeito na nikon p100? se tiver me diz os passos, por favor?
    Me arrependi, no dia tinha visto uma SONY Dslr... estava um pouco mais cara...mas era boa. Mas meu pai comprou a nikon p100...não sei pra quem eu deveria vender, então iria demorar mutio pra vende-la e comprar uma DSLR.

    :/
    COMO MODIFICO A ABERTURA DA NIKON P 100?

    ResponderEliminar
  55. Eu tenho uma Nikon p100 acho uma ótima câmera mas não sei como manusea-la direito. E acho o manual muito complicado de entender. Queria achar um site que explicasse mais direito

    ResponderEliminar
  56. @Sabrina

    Podes usar o modo "A" no botão rotativo, que te permite definir a "A"bertura manualmente.

    Mas para fazeres esse efeito, será mais fácil usares o zoom, e depois colocares o objecto a fotografar o mais distante possível.
    (ou então usar o modo macro.)

    Se procura por tutoriais de fotografia na net, essas serão das primeiras coisas que se ensinam.

    ResponderEliminar
  57. Boas a minha nikon p100 avariou, alguém sabe de um bom tecnico no Algarve.

    ResponderEliminar
  58. Qual a melhor forma pra se fotografar espetáculos teatrais com a P100?

    ResponderEliminar
  59. Olá gostaria que vc pudesse me ajudar me dando as configurações do melhor na coolpix P100 na parte do "Menu de disparo" e na parte da filmagem, não que eu seja preguiçoso mas sim pois não percebo muito e conversando com alguem que percebe mais isso sim ajuda, nos pormenores andei a clikar mas sempre me falta lembranças quando estou de facto diante de bons momentos de foto, desde já agradeço a sua atenção !

    ResponderEliminar
  60. Já tentei tirar uma foto com o fundo desfocado e não consegui. Usei o modo prioridade de abertura e colocando-se a abertura máxima F/2,8 não consigo o efeito. No modo retrato, parece que também não faz diferença alguma.
    Não entendo porque.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para que o resultado seja mais notório, usa também o zoom próximo do máximo, com o sujeito a fotografar bastante distante.
      (Claro que será necessário que o "fundo" esteja igualmente distante do ponto de focagem)

      Eliminar
  61. Sei q o ultimo comentario, foi em fevereiro, mas se puder me ajudar. Coloquei um Cartao de Memoria de 4Gb e depois outro de 16GB, porem qd coloco em modo de gravacao, so grava ate 30 min, de modo decrescente. E isso mesmo. Com um cartao maior pensei q gravaria mais tempo de forma direta, ou o maximo que ela faz por cada filmagem e de 30 minutos mesmo.

    ResponderEliminar
  62. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  63. anderson avila,pr modelo de camera o limite maximo sao 29 min,quase tdas as avançadas sao assim,agora minha curiosidade é se ela funcina cm uma batteria externa tipo aquelas pwer pack para usar sem ser na baeriia dela,usar ela com cabo usb nessas power packs

    ResponderEliminar