2010/07/20

Comparativo iPhone 4 vs Galaxy S


E a pergunta que todos se colocam: que tal se comporta o Samsung Galaxy S face ao iPhone 4 da Apple?

Espero que os seguintes vídeos vos dêem uma ideia do que esperar destes equipamentos fabulosos e altamente apetecíveis neste Verão.









Fotos

Galaxy S

iPhone 4

Em comparação 1:1


A decisão final... é vossa!

Acho que fica demonstrado que... quer o iPhone 4 quer o Galaxy S são equipamentos que não deixarão os seus donos insatisfeitos. Nenhum deles é "absolutamente perfeito", e ambos têm as suas fraquezas... Mas ambos são o exemplo cabal de que a tecnologia mobile começa a atingir um nível que durante muito tempo era apenas um sonho visto em filmes de ficção científica.

Pessoalmente, e face ao preço inferior do Galaxy S, sinto-me tentado a dar-lhe a vitória.... mesmo se continuo a preferir o formato físico do iPhone 4 (mais compacto) e ache a sua câmara melhor; mas... se não estão para aturar as "manias" da Apple; o Galaxy S será a vossa melhor opção!

Seja qual for a vossa preferência... não se arrependerão de escolher um destes equipamentos.

E não se esqueçam de espreitar a análise completa ao iPhone 4 e ao Galaxy S! :)

55 comentários:

  1. O galaxy S é grande maquina..Mas 4" é quase um tablet :)

    ResponderEliminar
  2. Manuel Costa20/7/10 10:20

    Boa análise Carlos mas apenas vou fazer dois reparos: a ausência de som nos vídeos (podia ter nem que fosse uma música daquelas que o youtube insere nos vídeos) e o facto de os mesmos vídeos começarem com a imagem cinza... Podiam simplesmente começar com uma pequena animação do "Aberto até de madrugada" (ver por exemplo os vídeos do pocketnow.com no youtube).
    Já gora devo-te dizer que vou passar a ser um frequentador mais assíduo do teu blogue só pelos simples facto de seres do Porto ;)

    ResponderEliminar
  3. @Hélder
    Pois... mas como disse, depois de se ver um a mexer, rapidamente "aceitamos" o tamanho extra. :)

    @Manuel
    O áudio não existe para "poupar"... Eventualmente hei-de começar a sonorizar as reviews, mas até que isso traga algum valor acrescentado, prefiro poupar a largura de banda aos espectadores. :)

    Quanto ao início cinza... não é propositado. É mesmo um qualquer bug/ajuste no encoding dos vídeos que faz com que isso me aconteça sempre... não sei porquê. :(

    ResponderEliminar
  4. Carlos,
    e ao nível das aplicações?
    Como estamos de aplicações para Android?
    Têm a mesma qualidade que as apps de iPhone?

    ResponderEliminar
  5. @Carlos

    Estão a evoluir a olhos vistos. E o que lhes ainda falta em polimento compensam em volume e funcionalidade - e sem as limitações que bem conhecemos da App Store da Apple.

    Com cada vez mais mercado, torna-se também cada vez mais atractivo para que quem crie apps de qualidade no iPhone se expanda para o Android Market.
    Os anos que o iPhone levava de avanço vão rapidamente ser "comidos"... Daqui por um ano (ou até menos) imagino que já não haja diferença significativa entre as Apps de qualidade em ambas as plataformas.
    (Claro que, maus exemplos haverá sempre... tanto num lado como no outro! :)

    ResponderEliminar
  6. @Carlos Martins
    E o HTC Desire? Como o comparas relativamente a estes dois - o iPhone4 e o Samsung S?

    Bottom line, o HTC Desire é um bom Smartphone?

    ResponderEliminar
  7. Sim, o Desire estará bastante próximo do Galaxy S, que para mim foi "prejudicado" pelo HTC Sense - admito que até possa ser útil... mas torna a experiência um bocadinho menos fluida do que esperaria.
    (De qualquer forma, há inumeros launchers alternativos à escolha, para quem não quiser permanecer com o Sense.)

    Depois há também a parte estética... Prefiro o design limpo do Galaxy - mas aí, cada um terá a sua preferência.

    Vantagem para o Samsung também na parte do ecrã, com o Super-AMOLED. (O Desire tem um AMOLED bom, mas este é ainda melhor.)

    ResponderEliminar
  8. Mas eu acho que o Android vai ter ainda por muito tempo a desvantagem de começarem a existirem mil e um modelos diferentes de smartphones.

    Acho que isto pode funcionar como desvantagem para às tais aplicações mais polidas e evoluidas como os jogos, o que não acontece com o iPhone/iPod em que o hardware é obviamente semelhante.

    É a minha opinião...

    ResponderEliminar
  9. @Nasp e como vantagem cada um escolhe o q kiser, e na apenas um Fort T em Preto :p

    ResponderEliminar
  10. @Nasp

    Sim, é o tal problema da fragmentação - mas que é inevitável e também já começa a afectar o iPhone: (3G sem multitasking), 3GS com multitasking mas sem "retina display", 4 com "retina" e duas camaras...

    Ou seja... já começa (quase)a ir dar ao mesmo.

    Mas veremos... o Google está a apostar na forma de conseguir uniformizar ao máximo todas as diferenças... vamos lá ver que novidades trará o Android 3.0 nessa área.

    ResponderEliminar
  11. @BUGA

    Mas o facto de ter imensos modelos para escolher, e futuramente ainda mais (ainda bem que assim é)...

    este poderá ser muito bem o maior desafio da plataforma Android que será colocar às aplicações mais exigentes funcionais no maior numero de modelos possiveis.

    ResponderEliminar
  12. @nasp ate frigorificos e torradeiras ja vem com isso :D

    @carlos ps: os devs da google n gostam q lhes chames 3.0... pq ainda n ta tagado. para ja so o codename gingerbread :P

    ResponderEliminar
  13. Gingerbread faz-me lembra o Shrek... não sei porquê :)

    ResponderEliminar
  14. Carlos, para quando uma análise ao Samsung Wave? O hardware será muito semelhante ao Galaxy. Seria interessante ter a tua opinião relativa ao novo OS e ao equipamento.

    ResponderEliminar
  15. Sim, também estou bastante curioso em relação ao Wave... Mas agora estou a tratar do LG GW620, em seguida tenho um A1 e Soft Stone... e depois é tempo de férias! :)

    ResponderEliminar
  16. @Carlos

    Tu não podes ter férias...

    Estava a pensar que uma review do Sony Ericsson X10 mini era também muito bem-vinda porque parece-me ser um smartphone com preço dos pequenos mas com uma qualidade dos grandes.

    Mas pronto vai lá de férias...

    ResponderEliminar
  17. Claro que não vos abandonarei... ando há meses a prepar artigos para Agosto (ah pois, isto tem que ser planeado com antecedência ;)

    E embora seja em temas mais "light", como convém para leitura de verão, tentarei ir postando coisas actuais sempre que possa... (que isto hoje em dia, nunca se está verdadeiramente afastado de nada - a não ser que seja por opção mesmo! :)

    ResponderEliminar
  18. Eu também estava a brincar... todos temos férias afinal.

    E isto também esta Aberto até de Madrugada :)

    ResponderEliminar
  19. @Carlos

    Dois comentários Carlos:
    1 - No primeiro vídeo...tu continuas a não gostar do text-reflow do android? :) Até foste desligar nas opções. Aquilo funciona muito bem e podes fazer zoom para tamanhos decentes para se ler que ele trata de meter tudo dentro do ecrã, não te percebo :)

    2 - "Pessoalmente, e face ao preço inferior do Galaxy S, sinto-me tentado a dar-lhe a vitória"
    Ora, se vais meter o preço ao barulho, a diferença entre os dois é considerável e aí não tenho dúvidas em dar a vitória ao Galaxy. Se o dinheiro não faz diferença...são muito parecidos e só pelo gosto é que se vai lá.

    ResponderEliminar
  20. @Mori


    Sim, vou lá activar e desactivar a opção para mostrar a diferença...
    E... continuo a não gostar do text-reflow!

    Aliás, no vídeo vê-se igualmente porque motivo no Android as pessoas são obrigadas a usar o reflow, é que o "tap-to-zoom" não se ajusta tão perfeitamente à zona que se quer ver, como acontece no iPhone.

    No iPhone, quer faça zoom na área à esquerda, ou na barra lateral direita, o zoom fica ajustado perfeitamente à medida do que se pretende... No browser do Android, não.

    Não é que seja "grave"... mas é um detalhe que gostaria de ver replicado no Android.

    ResponderEliminar
  21. Mori o q? o ppl vai começar com a de o Mais Caro e' o melhor?
    pff
    q raio de Economia de mercado :(
    Marta no forum do androidPT tens la a secçao para o SGS e com a explicaçao para a questao do GPS.
    e parece q n 'e assim tao facil qt isso.
    n parece ter tt a ver com o software q vem, mas sim com o lote de produçao. ja anda a ppl a comparar datas de expediçao.

    ResponderEliminar
  22. Se for dos lotes é mais chato...
    Mas o que é certo é que ontem o Galaxy S do meu amigo estava a saltitar de poucos em poucos segundos; e hoje com o update de firmware, já estava direito.

    ResponderEliminar
  23. Percebi uma diferença na rolagem da página de internet, onde no Galaxy parece ser mais fluida e corre até o final da página com um apenas um passar de dedo.

    Nas fotos, as duas primeiras parecem não ter muita diferença, mas na terceira a do Galaxy parece mais fosca. Poderia ter tirado mais fotos para ver se foi apenas dessa foto ou se todas serão dessa forma.

    De qualquer forma ainda estamos longe de compara-las com fotos tiradas por uma máquina fotográfica digital.

    Aparelhos excelentes, agora fica a escolha de cada um para o uso até o fim de 2011 :)

    ResponderEliminar
  24. @A.Z.

    O scroll no Android costuma ter uma afinação mais "solta", onde um arrastar da pagina prossegue por bastante mais tempo que no iPhone.

    Quanto à qualidade das imagens, olha que um comparativo do iPhone com a Nikon está em preparação.... :)

    ResponderEliminar
  25. Bem, estava decidido em comprar o iPhone para me iniciar no mundo dos smartphones mas após esta review estou completamente indeciso :|

    ResponderEliminar
  26. JMano ... Compra o iPhone 4, não te vais arrepender... e tens sempre o brinde das acutalizações...ja que no android deixa muito a desejar por parte da empresa... se o actualiza ou nao..

    ---

    Aqui ve-se claramente que o zomming do iphone é mto melhor que o do Galaxy xD parece mto mais fluido

    ResponderEliminar
  27. @JMano

    Qualquer um que compres ficarás bem servido obviamente.

    A questão é que: se não tinhas um iPhone antes, a escolha pelo Android deverá dar-te um caminho mais "livre".

    De qualquer forma, à medida que se forem comprando Apps para qualquer uma das plataformas, esse será também um grande incentivo para que se "permaneça" por lá... Pelo que, dá-te por feliz por poderes tomar essa decisão sem "peso na consciência". :)

    ResponderEliminar
  28. A UI do Android é, em certas coisas, uma cópia descarada do Iphone OS. Na abordagem ao zoom no browser percebe-se que o Android ainda não chegou ao nível de fluidez e elegância do Iphone, mas para lá caminha.

    ResponderEliminar
  29. Até ouvir os rumores dos problemas dos GPS e dos LAG's estava muito inclinado para a SGS devido ao seu preço mais reduzido. Agora para além desses problemas as fotos são de qualidade bem inferior. Carlos achas que consegues colocar mais exemplos para nos elucidar melhor? Tendo em conta que vou usar o GPS em deslocações a pé no estrangeiro compensa mais o Iphone 4?

    ResponderEliminar
  30. Estou a tratar de tirar mais umas fotos e video, "lado-a-lado", para ficarem com uma melhor ideia. :)

    ResponderEliminar
  31. Amigo vc esqueceu de dizer que o galaxy S tem TV digital que pra mim que tô sempre na rua durantes os jogos é uma maravilha.

    ResponderEliminar
  32. Alguém me sabe dizer se no iphone 4 dá para definir musicas como toques?é que pelo que sei no iphone 3 não dava, só as que ja vinham mesmmo como toque.

    ResponderEliminar
  33. Marcelo Sellare27/12/10 17:12

    Olá Carlos.... Sou do Brasileiro mas meu pai é de Portugal... Descobri seu blog recentemente ( hoje ) e to gostando muito dos comparativos que você fez. ( especialmente sobre iPhone 4, Galaxy S e Desire ) .... Estou pensando em comprar um celular novo, e realmente a diferença extrema de preço do iPhone 4 sobre o Galaxy me faz comprar o Galaxy, apesar de ser fã dos app da Apple... Gostaria de te perguntar se não teria nenhum outro Android,Smarthphone na altura desses 2, já que descartei o Desire ( analiso ele como o 3º colocado )...

    Acho que para o Galaxy ficar perfeito, faltou apenas uma camera pelo menos de 4 MP e com Flash ( recurso que está virando "popular" já ).

    Muito obrigado pela ajuda :D

    ResponderEliminar
  34. Marcelo Sellare27/12/10 21:37

    Opa Carlos... Cometi alguns enganos no meu outro post.... Acabei citando um modelo antigo ao invés do Galaxy S .... Arrumando meu post eu diria que tive a impressão do processador do iPhone 4 ser melhor do que o do Galaxy ( mesmo não entendo nada do que estou falando ) ... E em relação as fotos, nas que você mostrou fica nitido a qualidades dos pixels na tela que o iPhone 4 tem.... Como moro no Brasil e vou ter que trazer um desses 2 de outro pais, mediante amigos, vou escolher o Galaxy S, pois é bem mais fácil... Mas sem dúvida alguma eu trocaria um iPhone pelo Galaxy S, um Android que ta vindo para bater de frente com a Apple concerteza absoluta...

    Obrigado pela ajuda !

    ResponderEliminar
  35. @Marcelo

    Se quiseres considerar outro Android de topo, tens que consider o novo Desire, que é o Desire HD.

    ResponderEliminar
  36. Marcelo Sellare28/12/10 13:29

    Entendi Carlos...

    Entre o Desire HD e o Galaxy S, qual é o melhor ?

    E por que ?

    Estou querendo saber, pois o preço dos 2 são equivalentes...

    Obrigado !

    ResponderEliminar
  37. @Marcelo
    A nível de características técnicas (memória, CPU, etc) o Desire HD é superior.
    E já tem Camara 8MP Auto focus e Flash dual LED.

    ResponderEliminar
  38. Marcelo Sellare28/12/10 13:42

    O Galaxy S ganha no que então ?
    Eu particularmente prefiro o Galaxy, mas não sei....

    Andei procurando na Best Buy o Galaxy S, achei varios modelos, e não entendi muito bem...

    Qual desses é o modelo certo ?
    ( Samsung Epic, Samsung Fascinate, Samsung Captivate ou Samsung Vibrant )

    ResponderEliminar
  39. Qualquer um deles (Galaxy S, Desire HD) é excelente.
    Eu também prefiro o Galaxy S, mas como disse, tecnicamente o Desire HD é melhor.

    Quanto aos nomes, isso varia conforme os mercados em que está disponível, e nos EUA até muda de nome conforma a operadora. Tens que ver pelas características técnicas e confirmar que é mesmo o que pretendes.

    De acordo com a Wikipedia:
    "The base version of the phone, the GT-I9000, was quickly followed by variant models for the US carriers, including the Epic 4G, Vibrant, Captivate, and Fascinate". Todos eles são o "Galaxy S" na mesma.

    ResponderEliminar
  40. Marcelo Sellare28/12/10 14:05

    Entendi...

    O Desire HD é melhor, mas na minha opnião o Galaxy S não dexa a desejar em nada na parte técnica, quero dizer, da pra se virar muito bem...

    Sobre o iPhone 4 e o Galaxy S, o iPhone 4 leva vantagem no acelerometro e na quantidade de pixels na tela certo ?
    E onde o Galaxy S leva vantagem sobre o iPhone 4 ?

    Segue o link para você poder ver os "modelos" do Galaxy S, mas pelo que analisei todos se tratam do mesmo celular, mas em designers diferentes... Estou certo ?

    http://www.bestbuy.com/site/Misc/Samsung%20Galaxy%20S%20Series/pcmcat217400050007.c?id=pcmcat217400050007

    ResponderEliminar
  41. Entre Galaxy S e iPhone a diferença é mesmo o "gosto pessoal", mais do que as características técnicas.

    É semelhante a ter um computador com Windows 7, ou o mesmo computador com Mac OSX. São sistema diferentes.
    No fundo, ambos dão para fazer a mesma coisa, sendo umas coisas mais fáceis num, outros mais fáceis no outro.
    No Android tens muito mais possibilidades; no iPhone tem maior facilididade de utilização (mas mais limitações.)

    Ambos são bons equipamentos. :)

    ResponderEliminar
  42. Marcelo Sellare28/12/10 14:27

    Entendo... Eu particularmente sou fã dos app da Apple, por exemplo os jogos...
    Mas acredito que também deva ter para o Galaxy S muitos jogos bons, certo ?

    Fora isso, ficaria com o Galaxy S sem dúvidas !

    Sobre os "modelos" de Galaxy S que te enviei, você pôde olhar e ver se há ou não diferença de sistema ?

    Particularmente virei fã do seu blog... É o primeiro blog que me tira tantas dúvidas tão rapidamente !

    Parabéns de verdade.

    ResponderEliminar
  43. A nível dos jogos, o iPhone ainda vai tendo mais oferta... mas os developers já se começaram a virar em força para o Android, e muitos jogos já existem para as duas plataformas (e no futuro ainda mais.)


    Quanto aos modelos, o Epic 4G, Vibrant, Captivate, e Fascinate, são todos equivalentes ao Galaxy S europeu - mas adaptado para as redes americanas.

    ResponderEliminar
  44. Marcelo Sellare28/12/10 15:33

    Concerteza... Pra nossa sorte existe a democracia !
    Assim os concorrentes disputam a qualidade e os preços e assim saímos ganhando sempre ^^

    Sobre " são todos equivalentes ao Galaxy S europeu " ... Você quer dizer que são exatamente iguais em características técnicas e apenas mudam o design ?
    Ou tem diferenças técnicas ?

    ResponderEliminar
  45. Só mesmo espreitando as características detalhadas de cada um deles: mas imagino que a única alteração possa ser a rede celular, que poderá ser CDMA nalguns desses modelos americanos (3G na Europa.)

    ResponderEliminar
  46. Marcelo Sellare28/12/10 16:06

    Hehe muito complicado este negócio de celular !!!

    Qualquer uma das 2 funciona perfeitamente aqui no Brasil ?
    No caso para as operadoras brasileiras funcionarem o celular tem que ser Tri-Band ou Quad-Band né ?

    Desculpe... Mas para entender td isso que venho te perguntando só sendo um gênio igual a vocÊ hehe

    ResponderEliminar
  47. http://extorian.co.uk/blog/368/samsung-galaxy-s-versus-iphone-4/
    Este link desfaz todas as duvidas.

    ResponderEliminar
  48. @anónimo

    Penso que essa tabela comparativa não demonstra ter grande credibilidade quando se mete a comparar coisas tão ridículas como a cache ou a velocidade das memórias, em vez do que "resultados" obtidos.
    Senão dá aberrações como a da bateria: que é "melhor" no Galaxy S, mas que dura mais em uso no iPhone?...
    Há muito que pesa num resultado final que a mera soma dos seus componentes... :) (Digo eu.)

    ResponderEliminar
  49. Round 1 FIGHT!

    Galaxy WINS! \o/

    ResponderEliminar
  50. Carlos, assim como o Marcelo, devo dizer inicialmente que você está de parabéns pelas respostas, pronto atendimento nas respostas e principalmente pelos comparativos e análises bem imparciais! muito bom!

    Desculpe se meu português não é tão prático como o de Portugal, pois sou brasileiro.

    Marcelo, caso ainda não tenha optado pelo Samsung Galaxy S, considere que esse tem que ser rede GSM (ou como o Carlos disse 3G). Pois se pegar o CDMA, é um padrão que foi abandonado pela VIVO nos celulares novos. Hoje 100% dos aparelhos vendidos são todos GSM no Brasil. o CDMA ainda existe na VIVO para aparelhos daqueles que não quiseram abandonar o aparelho por questões de gostar muito de carregar um tijolo no bolso (ou um aparelho que funciona perfeitamente, pois mais desatualizados e sem recursos que sejam).

    No caso da operadoras brasileiras apenas ser tri-band é o suficiente. Pois as atuações de trabalho das operadoras locais exigem 3 bandas (800, 900 e 1800mhz).

    Abraços

    ResponderEliminar
  51. viva!! estou seriamente a pensar trocar de telemovel, tenho um xperia x2 da sony ericsson que comprei no ebay, mas devido ao pontos que tenho na tmn posso ir buscar um samsung galaxy s a tmn por 175€. tenho tambem a opção de comprar o iphone4 16gb na optimus com contrato de fidelização de 2 anos, mas não sei a opção que devo tomar... se por um lado o galaxy oferece liberdade e muitas aplicações gratuitas, o iphone tem um design muito mais bonito, mais pequeno, e pelo que dizem existem muitas aplicações, mas são pagas!
    Há uma coisa que me deixa curioso, li neste blog que o galaxy tem tv digital.... mas nunca vi um galaxy em portugal com uma antena externa, e caso tenha tv é a tdt ?

    ResponderEliminar
  52. Alguem me pode PF dar uma ajuda na decisão:
    1-Pretendia um telefone que fosse fácil de usar na gestão de ficheiros, tal como faço em casa no meu PC, qual deles será a melhor opção?
    2-É possivel no Iphone importar gratuitamente o ofice para ver/editar ficheiros?
    3-Em iguais circunstancias qual deles tem maior duração de bateria, por exemplo 4h de telefonemas com net ligada qual a autonomia?
    4-Na ausencia de flash o Samsung concorre com Iphone na sfotos noturnas?
    Obrigado
    José Ferreira

    ResponderEliminar
  53. @Anónimo

    1- No iPhone o funcionamento é completamente diferente; não tens acesso ao sistema de ficheiros directamente. É algo que obriga a repensar a forma como se fazem as coisas.

    Pelo que, se isso for mesmo essencial, fica eliminado desde logo.


    Para visualização/edição de documentos office, há Apps para esse efeito... mas os resultados terão que ser vistos caso a caso, já que quase nenhuma suportará a 100% todas as funcionalidades desse tipo de documentos.

    ResponderEliminar
  54. Anónimo3/1/12 03:50

    tenho um n 8 (muito pouco intuitivo e ruim de internet,bom de som,leitura de emails e a camera incomparável)e um galaxy s (rapido e preciso,camera sem flash mas boa na claridade,bom de tudo mas pra jogos já existem melhores,atualizado pra android 2.3.3)e digo:cada um com seu gosto e necessidades pois um iphone 4s na mão de um moleque só presta pra nada...se quer jogar,compra um video game oh infeliz

    ResponderEliminar