2010/07/09

iPhone 4 com "Febre"?


Como vocês bem sabem, tenho andando a brincar com o meu iPhone 4 e tenho estado bastante satisfeito com ele.

No entanto, há alguns dias atrás, aconteceu-me um episódio estranho: estava eu a fazer uma transmissão em directo para o Ustream, quando decidi ligar-lhe um cabo USB para ir carregando a bateria.

Em poucos momentos, o iPhone 4 ficou a escaldar, logo seguido do famoso ecrã de "excesso de temperatura" que faz com que o iPhone entre em "modo de funcionamento reduzido".

Bem... era um dia quente; estavam 35ºC e estava a fazer streaming de vídeo... e estava a carregá-lo. Talvez fosse uma combinação de eventos "abusiva"... e pronto... esqueci o assunto.

Até que ontem... ao ligá-lo ao carregador como faço todas as noites... noto que a sua temperatura começa novamente a subir de forma rápida e bem perceptível!

Verifiquei se teria deixado alguma App a correr - o que não era o caso - e fechei todas as Apps em "background". Mas o iPhone 4 estava cada vez mais quente: sem dúvida a caminho de novo aviso de temperatura excessiva.


(Ter em atenção que isto aconteceu com outro cabo e outro carregador.)

Mesmo assim, suspeitei que pudesse ser algum curto circuito na ficha, ou coisa do género... E para "debugar", sem tocar no cabo ou ficha, simplesmente desliguei o iPhone e voltei-o a ligar.

E eis que rapidamente o iPhone 4 desceu de temperatura para níveis aceitáveis em processo de recarregamento da bateria. Ou seja... tudo indica que seja efectivamente um problema de software ou do controlo do circuito de carga da bateria,

Relacionado ou não, o que é certo é que também hoje surgiu um relato de um iPhone 4 que se incendiou.

E em abono da verdade devo confessar que já no meu velhinho iPhone 3G, houve também um par de vezes que ele ficou a "escaldar" sem motivo (uma das vez ficando a "fritar" durante toda a noite, enquanto carregava) - isto durante um período de um ano.


Seja como for, mesmo sendo um acontecimento ocasional e raro não invalida que seja algo que a Apple deva investigar e corrigir.

Se puder servir de ajuda, a temperatura vem mesmo da parte inferior do telefone, e não tem o mesmo "feel" do aumento de temperatura causado pelo uso puxado do CPU.

Espero bem que a Apple mande um relatório/correcção cá para fora em breve... é que, caso contrário, serei obrigado a esperar alguns minutos sempre que ligo o iPhone a um USB... para garantir que ele não está a ficar com "febre"!

11 comentários:

  1. Uma vez a fazer restore de um 3G virei-lhe uma ventoínha para cima, não fosse o gajo pegar fogo... não queria interromper o processo a meio ;)

    ResponderEliminar
  2. Carlos ... se precisares eu empresto termómetro digital com lazer ... afinal tenho 2. Podes ir pra caminha e é só apontar pro gajo :-) Se aquecer ... mandas a maria lá heheheh

    ResponderEliminar
  3. Não dês ideias à Apple, que ainda começam a vender termometros "de marca"... ;)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo9/7/10 17:24

    O meu 3g também me fez isso 3 vezes é bastante estranho e perigoso :S

    ResponderEliminar
  5. O da AT&T que "apareceu" com a ficha queimada referem que o "problema" parece estar na porta USB do PC do dono que tem problemas.
    De qualquer forma o primeiro 3GS que tive foi trocado depois de "pifar". E o "pifar" foi acompanhado de um aquecimento. Creio que foi alguma aplicação que ficou "pendurada" e nem sequer deixou desligar (nem forçando). Só desligou quando acabou a bateria. Nunca mais ganhou vida depois.

    ResponderEliminar
  6. kinkas, é a desvantagem das baterias não substituíveis. Num telemóvel "normal", se encravar podes sempre retirar a bateria. :)

    ResponderEliminar
  7. Acho que e melhor leres isto Carlos:
    http://aeiou.exameinformatica.pt/ja-ha-iphones-4-a-derreter=f1006615

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho link para a fonte dessa noticia no q escrevi.
    Vamos ver é se terá sido caso isolado, ou sintoma de algum problema.
    (no meio de milhões, 1 único caso não será representativo)

    ResponderEliminar
  9. João Sousa10/7/10 07:56

    Como a notícia que o Carlos indica como fonte diz parecer tratar-se de uma porta USB defeituosa no computador, imagino que não seja um problema consistente - ou pelo menos, será consistente quando as portas USB estiverem defeituosas. Tal como pode ser um problema consistente para todos os Nokia, Androids e leitores de MP3 que se liguem a portas USB com problemas.

    Eu não me surpreendo, em particular se for um pc de marca branca. Quando as fichas USB frontais vinham como fios individuais, vi várias mal montadas. Quando isso dava problemas, o cabo interno ficava muito parecido com este: derretido. E o dispositivo lá ligado... também não costumava ficar em muito bom estado.

    ResponderEliminar
  10. Deixo aqui o link... porque nao é caso isolado

    http://aeiou.exameinformatica.pt/ja-ha-iphones-4-a-derreter=f1006615

    ResponderEliminar
  11. Bem... se todos colocarem o mesmo link que eu próprio *já* referi no post... mesmo que o repitam 100x não faz com que deixe de ser apenas *1* relato de um iPhone que se incendiou - e mais provavelmente devido a qualquer outro problema do que um verdadeiro "defeito" do iPhone.

    De qualquer forma, já reparei que com a câmara ligada muito tempo, ele aquece bastante... e suspeito que seja por culpa do GPS (para geolocalizar as fotos.)

    Ou seja, quentinho pelo GPS, quentinho pelo streaming de video, mais quentinho pelo carregamento de bateria... Estou a ver que fazia ali falta uma ventoinha! ;)

    (Refira-se que estes aquecimentos já aconteciam igualmente nos modelos anteriores - não podendo ser considerados anormais... Mas quanto as temperaturas exteriores estão na casa dos 35º... já ajuda a explicar o que aconteceu.)

    O que fica por explicar é o aquecimento quando o iPhone está "sem uso", e apenas a ser carregado.

    ResponderEliminar