2010/07/02

Notícias Apple do Dia

Steve Jobs, Steve Jobs, e mais Steve Jobs... hoje há Steve que chegue para todos. Para além de novidades sobre iPhone (que incluem um novo problema), e outras curiosidades.



Steve Jobs e Bluray nos Mac

"Não contem com isso"... é basicamente a resposta de Steve Jobs à pergunta que alguem lhe enviou sobre a possibilidade de vermos leitores Bluray nos Macs. Se conhecem o meu "ódio-de-estimação" por este formato, já sabem que estou completamente de acordo com o que ele disse, sobre o streaming e os conteúdos downloadable serem uma proposta muito mais atractiva.


Steve Jobs e a Antena do iPhone
 

Quanto à novela da antena, a coisa continua... com o último episódio a revelar-nos um Steve Jobs todo "peace and love" que nos diz para acalmar, disfrutar da família, e que é apenas um telefone. (isto assumindo que todas estes relatos são reais.)
Actualização: Tal como suspeitava, parece ser mesmo falso.

Lá pelo meio da conversa, para além de se falar na possibilidade de serem modelos com defeito, aparece uma frase onde dizem que a Apple está a trabalhar neste assunto.
Talvez se refiram unicamente à forma como as barras são apresentadas, e que tanto têm enfurecido os compradores (imagino a diferença que faria, se um iPhone 4 saísse com um firmware que mostrasse sempre o sinal no máximo... ;)

Actualização: mal imaginava eu que ainda hoje a Apple ia finalmente dar a resposta oficial sobre este problema!


Uploads de vídeo HD no iPhone

Perante o desânimo de um utilizador de iPhone 4 que descobriu que os uploads de vídeos HD directamente do iPhone para o YouTube sofrem de compressão que efectivamente "mata" a superior qualidade que se esperaria; Steve Jobs respondeu que a possibilidade de enviar vídeos HD com qualidade para o YouTube está para breve.
Isto já acontecia nos vídeos normais dos anteriores 3G, mas imagino que tal como nas fotos surge agora a opção para esolher o tamanho com que se quer enviar, também no caso dos vídeos possa surgir uma opção perguntando se queremos comprimir o vídeo ou não.

(E com isto não deixe de pensar o quanto a rede "atascada" da AT&T nos EUA está a atrasar estas funcionalidades para o resto do mundo! - Lá preocupam-se em poupar o tráfego ao máximo; enquanto por cá, que temos boas redes, temos que levar com essas limitações estúpidas - como é o caso do Facetime (videochat) não funcionar sobre 3G mas sim apenas sobre WiFi - tristeza.)


iPhone com febre Amarela?

Um problema bem mais visível e sem disputa, é que alguns iPhone 4 parecem sofrer de uma má calibração/detecção do "white balance", fazendo com que algumas fotos fiquem amareladas.
Descansem, pois este é um problema que será facilmente corrigido via actualização do firmware.
(E eu bem sei o que aquilo custa, pois já tive que processar o sinal digital *raw* que este tipo de sensores envia cá para fora... e posso dizer-vos que não é nada bonito de se ver antes de ser pré-processado. Curiosamente: também me saiam imagens amarelas em 90% dos casos! :)

No meu iPhone ainda não detectei qualquer problema de amarelos... mas hei-de testar em mais cenários, com diferentes tipos de iluminação.


O Giroscópio do iPhone 4

Já vos tinha dito o que é um giroscópio, mas agora temos fotos do interior do chip responsável por esta função no iPhone 4... e não deixa de ser impressionante o que se consegue fabricar microscopicamente hoje em dia.


iTunes na Cloud

E para acabar com a "joia da coroa", o meu detestável iTunes (que mesmo depois de eu ter feito um restore de um backup, me continua a dizer que o novo iPhone 4 não está sincronizado com esta "libraria", e que se o quiser fazer me vai apagar tudo! Dass! Como é que há gente que pode gostar desta treta?!)
Mas pronto, supostamente o iTunes terá morte anunciada, com a Apple a aproximar-se da concretização daquilo que era esperado há algum tempo: a passagem do iTunes para a Cloud.

Isto permitirá fazer o sync via wireless, aceder a todos os conteúdos sem necessidade de andar a ligar o iPhone ao computador, etc. Espero bem que esteja previsto a mudança de dispositivos em caso de upgrade ou troca por avaria... porque com o Android a caminho de um simples "login" e ficando tudo direito, não se admite outra coisa por parte da Apple.

9 comentários:

  1. Uma das curiosidades que tenho na futura "review" do iPhone é a de ver a qualidade dos videos em 720p...

    ResponderEliminar
  2. Nas fotos com luz fluorescente ja apanhei o bug das fotos amarelas... :)

    Nota-se perfeitamente que é software. Ele vai tentando calibrar e ciclicamente passa pela cor natural->amarelada->natural->amarelada...

    Devem pensar que isto é tipo jogo: "Tire a foto no momento certo!" :)

    ResponderEliminar
  3. Essa segunda imagem do giroscópio nao me parece muito real. Porque as peças de baixo sao tao deformes e as de cima tao bem aparadas? E pq um em cima do outro? Nao podiam ser todas numa mesma base?

    tb nunca fui fã do bluray, e nem do DVD e nem do CD desde 1997. Para mim já era uma invençao ultrapassada. Creio que em toda minha vida, gravei nao mais que uns 10 CDs. Flash drives, esses sim, já passei por vários, atualmente com um de 64gb onde carrego tudo que preciso. :)

    O Itunes Cloud está a demorar. Parece que o Nexus One foi atualizado mais uma vez(em menos de uma semana) com o novo Froyo frf91 e diz que chegará o OTA, ou seja, descarga direta no dispositivo.
    Realmente estou me voltando mais para o Android à esperar por firmwares e melhoras futuras do aparelho da Apple. Quem sabe um iphone 5, mas creio que por enquanto optarei por um Android.

    E dizemos adeus ao cabos HDMI? O 1.4 nem chegou a ver a luz do sol. Seja bem-vindo Cat-6. (terei que trocar novamente minha led tv). :(

    ResponderEliminar
  4. @A.Z.

    Sim, a escala indicada deve estar errada.

    De resto, é mesmo isso, flash drives e "cloud" é que é.
    Quanto ao HDMI, não o vejo a desaparecer assim tão cedo... também há limites ao quanto conseguem impingir aos consumidores!

    ResponderEliminar
  5. Ja reparei que os videos enviados directamente do iphone ficam realmente com menos qualidade! Mas podes sempre ligar-te via usb e puxa-los (embora concorde que seja uma merda, se estou sobre wifi queria enviar sobre wifi...ia era demorar pra caracas tambem :oP).

    ResponderEliminar
  6. Err... por acaso não.
    Hoje andava a fazer testes de recepção: e no iPhone 4 estava consistentemente com mais de 1Mbits de upload. (Numa zona chegou até a ir aos 3Mbits de upload - e repeti o teste mais de 4 vezes para ver se não estava a delirar! :)

    Era 2.5Mb de download, e 3 de upload...
    Dava para fazer Uploads em HD, e ainda sobrava para o facetime via 3G! :)

    ResponderEliminar
  7. Bruno Fernandes2/7/10 17:08

    Também sou a favor de flash drives e cloud. a questão é que não estou a ver a apple a disponibilizar mais do que nos temos habituado com dropbox e afins. 2-5GB e vamos com muita sorte (quase aposto). Ou seja, estaremos sempre limitados a ter que gerir bem a playlist em casa, ou então a ter que pagar mais uma mensalidade por uma 'caixa' de dimensões razoáveis.

    ResponderEliminar
  8. By the way, cada vez mais estou a perceber o que falavas no que toca ah AT&T...

    A velocidade 3g era porreira ah 3 semanas mas agora esta 1 MERDA.

    ResponderEliminar
  9. AT&T cell tower software v1.0

    IF newclient<2 semanas THEN Speed=MAX
    ELSE Speed=Shit
    :)

    Ah, e ainda tem a clausula especial do iPhone:
    IF Mão na Antena=True THEN DropCall Randomly

    ResponderEliminar