2010/07/01

Notícias do Dia

Internet para todos na Finlândia, ainda a antena do iPhone 4 e o marketing da Motorola a não perder a oportunidade, notícias remodeladas do Google, a desistência de um Guru Symbian e... mais algumas coisas.


Droid X - Pegue como quiser

Em virtude da polémica que tantos "bytes" tem feito correr pela internet sobre os "problemas" de recepção do iPhone 4, nada como um marketing atento pronto a reagir aos assuntos do dia. A Motorola não perdeu a oportunidade para adicionar à campanha publicitária do seu novo DroidX, uma frase ao estilo "pode pegar nele como quiser". :)


Recepção no iPhone 4

Relativamente à recepção do iPhone 4, os meus primeiros testes rápidos (ainda não tive tempo para fazer todos os que pretendia) confirmam... o que já esperava: o iPhone 4 tem melhor captação que o iPhone 3GS.
Num sítio em minha casa onde o 3GS perde o sinal, o iPhone 4 mostra 2 barras.
Pegando nele, nota-se variação no sinal, dependendo da orientação, posição da mão à frente/atrás/lados; como sempre aconteceu. Nada que me tenha feito ficar preocupado. Mas podem esperar mais testes na review completa. :)

Um bom artigo que explica racionalmente aquilo que se passa pode ser encontrado no Anandtech.
Basicamente, a atenuação do sinal devido ao toque da antena com as mãos é muito maior no iPhone 4 que no 3GS... mas... como a recepção é também muito melhorada o saldo final continua a ser positivo (a prova sendo que se conseguem fazer chamadas com o iPhone 4 em sítios que o 3G não consegue.)
Caso optem por utilizar uma capa isolante que impeça o toque nas antenas, então os resultados são ainda melhores. (Claro que nada disso impede que o assunto já tenha chegado aos tribunais.)

Novo teste relâmpago: fiz uma chamada para um amigo, de um local onde habitualmente havia sempre muitos cortes na conversação. Com o iPhone 4 ele disse que me ouvia perfeitamente (comigo a pegar no telemóvel da minha forma "habitual".)
No entanto, fiz o teste de passar lentamente o dedo no ponto "crítico"... e efectivamente o sinal descresceu e ele deixou de me ouvir. Portanto... confirma-se que: se quiserem fazer chamadas com um dedo propositadamente espetado num ponto crítico, o iPhone não é para vocês. ;P

... to be continued na análise completa ao iPhone 4. :)


Firefox Home no iPhone

Não é o Firefox no iPhone, mas desenrasca...

Já vos tinha falado desta App há algum tempo atrás, mas agora parece que está prestes a chegar à App Store.
Para quem utiliza intensivamente o Firefox e tem um iPhone, este Firefox Home é uma App que permite aceder ao vosso histórico para que possam navegar nas vossas páginas favoritas de forma simples e rápidas sem terem que se preocupar em andar a transferir URLs de um lado para o outro.

A App ainda não efoi aprovada pela Apple, mas espera-se que o seja em breve.




Google News... for You
O Google actualizou a sua página dedicada às notícias: o Google News.
Uma das principais alterações foi a introdução de uma secção de notícias personalizada em função das vossa preferências.




Na Finlândia todos têm direito à Internet

A Finlândia votou uma lei que torna o acesso à internet em "banda larga" num direito legal de todos os seus cidadãos.
Os Finlandeses passam assim a contar com uma ligação mínima de 1Mbit para acederem à net... e será fácil cumprir a lei, já que 96% da população já está ligada... e estima-se que faltem apenas ligar 4000 residências para que "todo o país" fique ligado.

Até 2015 a Finlândia quer que todos tenham uma ligação de 100Mbits.


Intel e o WiMax

A Intel fechou o seu escritório responsável por promover a adesão do WiMax. Mas não se pense que isto é sinal de derrota. A Intel simplesmente acha que o WiMax já está bem implantado no mercado e já não necessita da promoção activa que fez nos últimos anos.
Vamos lá ver se é mesmo assim, ou se já andam a preparar algo novo para substitui-lo...


Guru Symbian a fecha as portas

Não deixa de ser triste, mas quando um site como o Symbian-Guru anuncia que vai fechar, ponto de encontro habitual dos "fanáticos" da Nokia e similares... acho que é o exemplo perfeito do actual estado da Nokia.

Penso que o parágrafo inicial resume os sentimentos de muitos mais milhares de utilizadores Nokia:
A partir de hoje, não mais actualizarei o Symbian-Guru.com e irei comprar um smartphone Android – um Nexus One que deverá chegar amanhã. Fui um fanboy da Nokia desde 1999, e um fanboy Symbian desde que recebi o meu Nokia 6620 no Verão de 2004. Desde então, fui dono de mais de 10 smartphones Symbian, e testei praticamente todos os outros Symbians que foram lançados nos últimos três anos. Tentei usar todos os produtos da Nokia e serviços da melhor forma que pude, mas simplesmente já não posso continuar a fazê-lo.

8 comentários:

  1. Essa do dedo no sítio crítico.. olha que pode ser mal interpretado.. cough cough.
    Vê é se marcas o sorteio para breve :P

    ResponderEliminar
  2. João Sousa1/7/10 18:43

    Motorola: talvez não devessem estar com tantas caganças. Se daqui a uns tempos se descobre o "truque" para este modelo, vão parecer muito mais idiotas.

    iPhone: tenho uma pergunta. Quão provável é ter-se o dedo no sítio crítico? Exige alguma forma pouco convencional de segurar o aparelho?

    ResponderEliminar
  3. @João

    Pelo que tenho visto não é preocupante.
    O que mais noto é que, em zonas onde antes não tinha rede, agora tenho - e onde antes se queixavam que não me ouviam bem, agora ouvem-me em condições. (Isto, pegando no Iphone quer com a mão direita, quem com a esquerda.)

    A única situação onde o posicionamenteo fez diferença, foi *forçar* o problema, pressionando com alguma força o tal canto inferior esquerdo durante uma chamada num local onde o 3GS já nem conseguia fazer uma chamada em condições.
    Aí disseram-me que deixaram de me ouvir, mas a chamada nem assim foi abaixo e continuava a ouvir perfeitamente o outro lado.

    Portanto, é aquilo que eu dizia: tem que ser mesmo uma conjugação de vários factores para que isto se torne incómodo: estar num sítio com pouca rede (onde o 3GS já nem seria utilizável, e onde o iPhone 4 ainda se desenrasca bem); e estares quase propositadamente a tocar na junção das antenas.

    Mas no review completo farei testes mais detalhados.

    ResponderEliminar
  4. Ontem estava numa montanha num passeio da empresa e eu tinha 1 barra (ou deverei dizer pinta? heheh) de recepcao enquanto outras pessoas estavam SEM operador :o)

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente acho inadmissível um telemóvel ainda ter esses problemas.

    Desde há 5 anos para cá que NUNCA me caiu uma chamada com telemóvel, e troco de telemóvel umas 2/3 vezes por ano.

    Eu se não ganhar o iPhone no fundo, vou compra-lo, mas sendo canhoto prevejo um problema, já que em todos os telemóveis que uso, a mão vai parar ao sítio onde esta o "ponto crítico" do iphone :(

    ResponderEliminar
  6. Marco Gil2/7/10 09:47

    Em jeito de brincadeira aqui fica uma solução para o problema de rede:

    http://thenextweb.com/shareables/2010/07/01/how-to-fix-the-iphone-4-holding-problem-image/

    ResponderEliminar
  7. @diogo

    Olha que não me parece que seja assim tão problemático... Mas hei-de fazer mais umas chamadas de teste para depois apresentar as conclusoes no review.

    ResponderEliminar
  8. ahhh mais marketing da apple.... agora tds akelas pessoas q gostam de ter a desculpa q estao com problemas de rede para despaxar chamadas, ja podem comprar iPhones... aumentando assim a sua quota, pois so os actuais iphone users iriam renovar...
    mas n me posso alongar, tenho q ir ali comprar um bilhete de aviao para a Finlândia

    ResponderEliminar