2010/07/02

Poupança Colorida nos AMOLED


Aqui está uma ideia curiosa: mudar as cores do ecrã para poupar energia.

Se nos LCDs a quantidade de energia gasta depende unicamente da intensidade/brilho da fonte luminosa que lhe serve de backlight e é independente da imagem exibida - qualquer que sejam as suas cores - nos AMOLED as coisas são diferentes. (Um pouco ao estilo do que acontecia com os antigos CRTs, onde uma imagem branca gasta mais energia que uma imagem escura.)

Uma vez que os ecrãs AMOLED são fabricados com subpixeis vermelhos, azuis, verdes, e cada um deles tem uma eficiência diferente (um subpixel azul gasta mais energia para produzir o mesmo nível de brilho que um subpixel vermelho) Jeff Sharkley, um empregado do Google resolveu criar uns filtros coloridos para o seu Nexus One, e ver qual o efeito.



As poupanças são significativas, no melhor caso poupando metade da energia habitualmente gasta - permitindo duplicar a autonomia!

Como único senão, imagino apenas que quem usar isto de forma intensiva irá dar um uso "anormal" ao ecrã, o que poderá ter consequências na longevidade do mesmo no que respeita ao equilíbrio de cores. Mas... este SurfaceFlinger será sempre uma ferramenta interessante para usar caso seja necessária.

1 comentário: