2010/07/02

Resposta Oficial Apple: Antena do iPhone

A Apple já publicou a sua resposta oficial quanto ao assunto que tanta polémica tem causado na internet relativamente aos problemas de recepção do iPhone 4 quando se toca na antena/pega com a mão esquerda/etc.


E a resposta oficial é de que... afinal é um problema na forma como eram calculadas e exibidas as barras de sinal, com o iPhone a exibir mais duas barras do que deveria.

Relembram ainda que não se pode ignorar todos os relatos que confirmam que o iPhone 4 consegue fazer chamadas em zonas onde o 3GS não consegue - mesmo quando indica que não tem sinal. (E isto eu já confirmei pessoalmente - de um local onde dificilmente conseguia fazer chamadas, com o iPhone 4 ouvem-me perfeitamente.)

Isto não irá resolver a questão do toque na antena atenuar o sinal - isso será impossível de resolver, e quem tiver problemas desse tipo terá que recorrer a uma capa isolante (se bem que ainda hoje estive a fazer mais alguns testes, e olhem que é preciso "forçar" para que o toque interfira realmente nas transferências - e quando o faz, afecta especialmente os uploads; já que nos downloads pouco efeito tinha tocar/não tocar/com/sem isolamento.)

Pronto... agora vamos ver se a actualização com as "barras" correctamente calculadas será suficiente para acalmar os que tanto têm reclamado.


P.S. Já se pode prever que quando o update sair a mostrar menos barras: nova revolução se vai gerar, dizendo que a actualização estragou a recepção do iPhone! :P

14 comentários:

  1. Eu acho que as pessoas fizeram uma tempestade num copo de agua...

    Pelo que tenho visto
    ( Carlos confirma isto pf )
    o "problema" acontece apenas na mão esquerda e é preciso isolar com a mão bem fechada ( dedos inclusive ) toda aquela zona de baixo...

    Dois comentarios

    1) Eu não sei quanto a voces , mas eu no meu 3G pego naturalmente o iPhone a meio , não ando tipo cabo de faca.
    Em qualquer telefone , ninguem está interessado em isolar a zona do microfone com a palma da mão e dedos por perto.
    Ok , cada um pega como quer, nenhum produto é perfeito. Se dá para resolver por firmware , melhor ainda. Lembro me de nokias , motorolas e afins, com problemas semelhantes e ninguem tinha possiblidade de actualizar o firmware de maneira facil e practica como hoje.


    2)tal como os MMS antes do 3.0, alguem já tem argumento para lançar o seu marketing negativo e preferências pessoais.

    ResponderEliminar
  2. sim, lí a nota da Apple sobre as barras de sinal. Mas isso nao resolverá o toque na antena, queda de chamadas e/ou degradação do sinal ao falar com outra pessoa.

    A capa vai totalmente contra a beleza do aparelho, que deveria poder ser utilizado sem a necessidade de protetores.

    ResponderEliminar
  3. @Geracao HD

    Sim, é preciso fazer "esforçarem-se" para lixar o sinal. O que se nota *sem esforço* é que consegues fazer chamadas onde dantes nao conseguias ou onde te ouviam com cortes.

    Isso é que está plenamente confirmado, mas ninguém parece querer dar relevância.


    @A.Z.
    Sim, mas eu tenho testado esse tipo de coisas, e não se verifica na realidade.
    Ainda hoje andei a fazer dezenas de testes com o Speed Test, com mão, sem mão, etc. etc. E a única coisa que consegui afectar foi o upload *quando* estava mesmo a exagerar: e isto numa ridícula minoria de todos os testes que fiz com mão esquerda/direita/trás/frente/a tocar/sem tocar/etc.

    Nesse caso extremo - que por si só já será irrelevante para a maioria dos utilizadores - então aí verifica-se que uma capa que evite o toque melhora o sinal... Não é nenhum segredo. Mas... volto a frisar, não é de todo obrigatório ou sequer necessário para 99.9% das situações de utilização normal.

    Para referência: a média de velocidades que consegui foi de 2Mbits de download, e 1.5Mbits de upload.
    (Milagrosamente: houve uma zona onde consegui mais de 3Mbits de upload! e sim, repeti o teste 4 ou 5 vezes para confirmar que não estava a ver mal :)

    ResponderEliminar
  4. A. Z. a recalibração implica não só a alteração da informação ( barras de sinal ) como também na alteração das variaveis relativas ao tempo que o iphone leva a mudar de frequencias GSM.

    Isto na teoria pode significar a minimização do problema. Anular, tenho as minhas duvidas. Mas certo que será talvez suficiente para acalmar os esquerdinos que quiserem agarrar mais abaixo.

    Agora verdade seja dita, independentemente do telefone , uma antena isolada , é uma antena isolada.

    Continuo a achar que a unica maneira de isolar TOTALMENTE a antena do iphone 4 , não é maneira de pegar um telefone.


    Não vamos esquecer também, que tudo o que estamos a receber neste momento ( à excepção dos artigos do Carlos :-P ) são ruídos vindos dos EUA ....
    ... já se pôs inclusive a questão se o problema de sinal ( queda de chamadas / sinal fraco ) em todos os iphones será mesmo da AT&T ou dos iphones. Questão que nós Europeus sabemos bem responder ...........

    ResponderEliminar
  5. Para verem as proporções que isto tomou, no intervalo do relato do jogo Holanda-Brasil (rádio BBC qq coisa), passaram notícias breves, e uma delas falava desta "falha" do iPhone4. Ridículo...

    ResponderEliminar
  6. Era bonito ver a Apple a processar agora toda a gente por "difamção" ou coisa que tal... :)

    ResponderEliminar
  7. João Sousa2/7/10 19:35

    O resultado de toda esta história é simples: a Apple sai a perder. Qualquer político ou especialista de spin sabe que uma aldrabice em directo é mil vezes mais eficiente que o desmentido posterior em diferido.

    A não ser, claro, que a Apple se lembre de exigir a quem empolou o caso que dedique o mesmo número de caracteres a explicar a realidade.

    ResponderEliminar
  8. José Esteves2/7/10 19:43

    mas será que ainda ninguém pensou que num telefone que custa 600€, o facto de haver um mínimo problema que seja com rede é grave? Anda mas é tudo maluco...

    ResponderEliminar
  9. @Joao Sousa

    É um "perder" relativo... Vender 2 milhões de iPhones em poucos dias, acho q seria um falhanço q qq empresa gostaria de ter. ;)

    @Jose Esteves

    Seconsideras "problema de rede" fazer chamadas e transferir dados onde não era possível com o iPhone anterior....

    ResponderEliminar
  10. João Sousa2/7/10 22:12

    Carlos: perder no sentido de opinião pública para os não fiéis da marca e para aqueles que ouvem os fait-divers mas não seguem os sites técnicos. Os noticiários televisivos um pouco por todo o mundo passaram a notícia, mesmo que fosse em rodapé, de que o iPhone tinha um problema de recepção. Duvido que passem a notícia de uma grande parte das questões (reais ou não) ficarem resolvidas com um update ao software. Aliás, não me recordo da última vez em que li num rodapé de telejornal as palavras "update de software". :-)

    José Esteves: quem paga 600 euros por um telefone não está a comprar um telefone mas sim tudo o resto além dele. O telefone é apenas um componente. Se assim não fosse, duvido que tantos nos EUA comprassem o iPhone sabendo perfeitamente que, por causa da AT&T, as chamadas são o seu ponto fraco. E sim, muita da gente que descobrir que o seu hábito de colocar o dedo naquele local influencia as suas chamadas vai, provavelmente, passar a colocá-lo noutro sítio ou a espetá-lo como quem bebe um café a simular ares de finório.

    --

    Eu sempre abordei este assunto com alguma cautela. Eu sou um firme crente na lei de Murphy. Acredito que, se um telemóvel tiver, por qualquer bizarria de concepção, a incapacidade de fazer chamadas enquanto o utilizador está a fazer o pino, certamente haverá algures um praticante de ioga que dará com a marosca. Se fosse um problema de concepção com probabilidade 0.1% de suceder, mesmo assim existiriam 3000 utilizadores de iPhone a dar com ela. E o facto de qualquer pessoa poder fazer o pino para replicar o problema não significa que, no mundo real, toda a gente fale ao telefone de cabeça para baixo.

    ResponderEliminar
  11. Essa do dedo mindinho no ar esta bem apanhada sim senhor! Houvesse tempo, e isso dava pra fazer uma curta à maneira! :))

    ResponderEliminar
  12. Carlos, já me tinha ocorrido q esticar o mindinho "à finório" seria uma solução. É um telemóvel para gente fina! :)

    E por falar em fazer o pino, vi esta semana o video de alguém a mostrar um Nokia q ficava sem sinal virado ao contrário (ou era com sinal no máximo ao contrário e sem sinal direito? já não me lembro).

    ResponderEliminar
  13. Isso do ao contrário já tem "dúzias de anos"... mas nunca ninguém parece ter ficado ofendido com isso antes.

    Até no outro dia, quando estava com o iPad da Eunice em testes, estava num sítio onde o iPad não apanhava uma rede WiFi (nem o iPhone), mas um Nokia apanhava.
    Virando o iPad e iPhone ao contrário, apanhou a rede. :)

    ResponderEliminar
  14. E aqui um vídeo do futurama fazendo sátira à Apple
    http://www.viddler.com/player/9d35e344/

    ResponderEliminar