2010/08/05

Notícias do Dia

A falha do JailbreakMe, um Internet Explorer disposto a dar luta, um MeeGo para veículos, um truque no multitasking para o iPhone, e muito mais.

Apple Corrige Falha de Segurança

Com o JailbreakMe a continuar nas manchetes, a Apple diz já ter corrido essa grave falha de segurança - o facto de a falha ser utilizada para fins "benignos" no JailbreakMe não invalida que a mesma falha não possa ser utilizada para outros fins, tornando qualquer visita a um site web no browser do iPhone num verdadeiro risco com consequências imprevisíveis.
A correcção deverá ser lançada no iOS4.1 que tem lançamento esperado para os próximos tempos.


Internet Explorer 9 em Evolução


Depois de toda a tradição e "má-fama" dos Internet Explorer, não deixa de ser agradável ver o novo Internet Explorer 9 a evoluir ao ritmo que temos visto.
A mais recente versão "preview" do IE9 faz prever um browser capaz de competir com os demais browsers de referência. No teste ACID o IE9 atinge já os 95/100, e conta também com um desempenho Javascript bastante melhorado, e assistido pela aceleração por hardware de inúmeras funções gráficas que deixam os restantes browsers a "quilómetros de distância."


Novos iPods, iPads, e iPhone 5?

Há rumores que apontam para a chegada dos novos brinquedos da Apple, e nos quais se incluem os novos iPods, um iPad mini de 7" e até... um iPhone 5 (possivelmente acelerado pela polémica da antena do iPhone 4.)
Se há alguma credibilidade nestas notícias... saberemos nos próximos meses.


Gestão da Privacidade melhorada no Facebook

Depois de toda a polémica em torno das opções de privacidade no Facebook, eis que agora até se torna possível controlar todos esses aspectos mesmo a partir dos dispositivos móveis em m.facebook.com/privacy.
Se ainda não o fizeram, vale a pena darem uma olhada para saberem o quanto estão a expôr, e ajustar os parâmetros caso seja necessário.


MeeGo para Veículos

À procura de um sistema para instalarem no vosso veículo? Então espreitem esta versão especializada do MeeGo para veículos.




Dobrando as regras do Multitasking no iPhone

Já todos sabemos que quanto mais limitações nos impões, maior a originalidade das soluções encontradas para lhes dar a volta.
Quando os criadores do PasteBot ouviram falar do Multitasking no iPhone pensavam que todos os seus problemas estariam resolvidos - evitando que os utilizadores tivessem que lançar manualmente a App de cada vez que a quisessem utilizar.
No entanto, como todos sabemos, o multitasking no iPhone é permitido apenas para um conjunto de funções específicas... e na qual não existe o simples "multitasking" real.

Pois bem, nada que não se resolva com um pouco de imaginação: os criadores do PasteBot resolveram fazer com que a sua App toque música - ou melhor dizendo: um clip de silêncio - passando assim a poder usufruir das capacidades de multitasking.

Mas... novamente a Apple mostrou a sua intolerância para soluções originais, dizendo que "tocar silêncio" não é permitido (mesmo se têm "músicas silenciosas" à venda no iTunes!)

Assim, essa responsabilidade terá que ficar agora a cargo dos utilizadores, com a App a permitir que cada um escolha a música que quiser da sua colecção musical (e na qual podem incluir o tal clip de silêncio.)

Mas que grande volta para conseguir fazer um simples multitasking, não?
(E se duas ou três apps decidirem usar a mesma técnica... vai ser bonito ver isto a descambar - e impossibilitando a utilização das reais Apps que efectivamente precisam fazer o stream de música em background!)

6 comentários:

  1. Para quem fez Jailbreak aos seus iPhones (tanto pelo Jailbreakme.com como pelo método tradicional) é altamente aconselhavel alterar a pass da root da default Alpine para uma mais segura, de preferência que não seja uma palavra de diccionário. Atenção que o novo OS tem agora duas passwords de root que têm de ser definidas, a normal e uma mobile.
    Mais informação aqui: http://www.room362.com

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/8/10 22:24

    a "intolerância" faz sentido. para evitar q um programa fique em background "a passar silêncio" e a comer bateria sem a pessoa saber.

    quanto ao multi-tasking, o do android é uma porcaria. pelo menos pela experiência que tenho no galaxy S da tmn.

    assim q mato as tarefas com um programa para o efeito, aparecem logo meia dúzia a correr outra vez. algumas delas que eu NUNCA usei. uma delas é um widget que nem sequer está a ser usado. no entanto, aparecem a correr...

    ResponderEliminar
  3. @anonimo YOUAREDOINGITWRONG
    convinha aprenderes um bocadinho mais sobre o ciclo de vida das apps em Android (e quiça Linux)
    é mt mt mau "matar" apps, pois mal sai um intent, elas sao lançadas de novo.
    a grande maioria dos Devs repudia o uso de task killers.

    ResponderEliminar
  4. também desconhecia que não se devia usar task killers no Android. Então eles não existem no market?
    Venho do Windows Mobile e do Symbian e também estou habituado a ter uma forma de mandar abaixo os programas que já não são necessários.
    Então qual é a solução para o Android? Deixar sempre a correr?

    ResponderEliminar
  5. Sim. Deve-se confiar que o task manager saiba tratar das Apps melhor que nós, sabendo quais deve/pode "matar" quando precisa de libertar memória - mas mantendo-as "prontas a arrancar" se houver memória suficiente para isso.
    Afinal... RAM não usada é um desperdício... mais vale lá ter uma App "suspensa". :)

    ResponderEliminar
  6. Carlos axo q keres dizer "deve-se confiar no OS" LOL
    @andre, se o carlos me permite:
    http://www.androidpt.com/index.php?option=com_kunena&Itemid=3&func=view&catid=28&id=11460
    http://www.androidpt.com/index.php?option=com_kunena&Itemid=3&func=view&catid=28&id=25506

    ResponderEliminar