2010/08/27

Notícias do Dia

O lançamento do iPhone 4 em Portugal,


iPhone 4 já disponível na Optimus e Vodafone

Hoje o dia é marcado pelas centenas/milhares de iPhone 4 que começam a circular por Portugal de forma oficial. Com lançamentos especiais às 00h00 de hoje, com concursos que deram dezenas de iPhones, há hoje muito mais pessoas que podem ver finalmente, com os seus próprios olhos, o fabuloso retina display, a câmara melhorada, e voltarem a meter o "dedo na ferida" - ou seja, testarem até que ponto o problema da antena os afecta realmente, ou se não passava efectivamente de um "pormenor".

A Vodafone demonstrou não ter aprendido com a experiência dos anos anteriores, ao deixar muitos dos seus clientes sem qualquer informação do que se passava.
Embora eu tenha feito a pré-reserva, apenas recebi um email, já hoje, de madrugada, a informar-me de que o iPhone 4 já estava esgotado na loja online... e pronto, foi isso.
Outros amigos, que continuavam desesperados por informações, apenas após terem reclamado receberam "convites" para irem buscar um à festa de lançamento. Uma vez mais provando que aquilo é um pouco na base de "quem reclama consegue, quem cala... espera!"



Na Optimus, por outro lado, parecem ter-se esquecido que o novo iPhone 4 leva um cartão microSIM, e em vez de darem cartões novos aos clientes, querem que os clientes paguem cartões novos... que depois serão cortados na loja!?! Para isso podem poupar os cerca de 15€ do cartão novo e fazerem o vosso próprio cartão microSIM.

Enquanto isso, continua-se a aguardar um update ao iOS 4 (o 4.1 esperemos) que resolva os problemas de lentidão e bugs que têm afectado este primeiro iOS com o "multitasking" que tantos problemas tem causado - particularmente nos iPhones de gerações anteriores.

Para referência, e uma vez que o iPhone 4 irá ser o primeiro iPhone para muitos de vós... deixo aqui o lembrete sobre como criar ringtones para o iPhone de forma fácil. :)


Firefox Panorama

Longe vão os tempos em que um browser era usado para navegar apenas em uma ou duas páginas da internet em simultâneo. Actualmente, não é incomum termos várias dezenas de tabs abertas em várias janelas do(s) nosso(s) browser(s).
Por isso mesmo foi/é necessário arranjar melhor forma de gerir tudo isso... e no Firefox 4, podemos contar com o Tab Candy de origem... agora chamado Firefox Panorama.


Firefox Panorama: How To from Aza Raskin on Vimeo.

Mesmo assim, continuo a não dispensar o Tab Kit para o Firefox, para agrupar/gerir conjuntos de tabs numa sessão de Firefox.

... Enquanto isso o Chromium continua igualmente em velocidade supersónica com novidades a surgirem constantemente, desde a gestão das páginas abertas até ao "espaços" onde irão surgir as suas web stores.


Microsoft Investe no Phone 7

Mais um passo que demonstra aquilo que sempre disse: a Microsoft não se pode dar ao luxo de ficar de fora do segmento mais importante da actualidade e do futuro. E para compensar o atraso e erros cometidos, aposta na única coisa que ainda pode fazer... a Microsoft vai investir 500 milhões de dólares para tentar implementar o seu Windows Phone 7 no mercado.

... Parece-me que a factura não se vai ficar por aqui, porque não tem outro remédio em continuar a injectar dinheiro na sua plataforma, até que esta consiga uma quota de mercado "suficiente"... ou o dinheiro acabe.


Google com resultados em Tempo Real

O Google andava a fazer experiências com resultados em tempo-real, e finalmente dá a possibilidade a todos de verem do que se trata: o Google Realtime.



Infelizmente não é aquele que actualiza os resultados em tempo real à medida que escrevem... que é igualmente (ou mais) espectacular.





Autonomia Android

De nada nos serve ter o melhor aparelho do mundo se, quando precisamos dele, está constantemente sem bateria. Espreitem este teste à autonomia de alguns equipamentos Android.


Os Droid parecem comportar-se bastante melhor que os HTC e Samsung (mas claro, dependerá do tipo de uso que lhes derem)... e é sempre bom ver o Dell Streak ali perto do topo. :)


AVC/H.264 Gratuito para Utilizadores

A pressão do Google e do seu WebM parece ter surtido o efeito pretendido... O eficiente codec de video AVC/H.264 que era "gratuito", mas que poderia passar a pago a partir de 2015 passa definitivamente a ser gratuito "para sempre".
Esperemos que isto seja suficiente para que, de uma vez por todas, os browsers passem a utilizar um único formato standard de vídeo e acelerar a adopção do HTML video.


Evento Apple a 1 de Setembro

A Apple, ume empresa que suscita paixões e ódios, conhecida pela sua atenção aos mais pequenos detalhes (até esta a tentar patentear a forma de iluminação de um LED que simula a respiração humana - nem vos preciso dizer o que penso disto, pois não?) tem anunciado um evento para o próximo dia 1 de Setembro.

Não se sabe exactamente o que será apresentado, mas pela imagem "musical" prevê-se que seja a apresentação dos novos iPods Touch e Nano.
É esperada uma actualização do iPod Touch que o aproxime do iPhone 4 (retina display, duas câmaras, etc.)... e -quem sabe- talvez a tradicional surpresa seja o iTunes na "Cloud"... ou, na melhor das hipóteses explosivas... mostrariam um "mini-iPad" de 7". :)

O que vos posso dizer é que o saberão em primeira mão, pois fui convidado para assistir a este evento em Londres, e podem contar com cobertura detalhada do que lá se passar. :)

14 comentários:

  1. Em relação aos cartões da Optimus já estava a prever algo do género já que nunca falaram até agora dos cartões microsim para telemóveis.
    Quando dizem que querem que se compre cartões novos é porque parece-me que os cartões com o chip mais pequeno quando cortados não funcionam isto já foi testado com vários cartões optimus e até agora nenhum funcionou.

    Em alternativa embora não sei se funcione pode-se sempre pedir segunda via a ver se pega e já resulta

    ResponderEliminar
  2. A Vodafone também andou no "corte" dos cartões...

    ResponderEliminar
  3. A vodafone androu no corte e anda o meu foi! Pedi uma segunda via para ficar com um pequeno cortado e um normal...

    ResponderEliminar
  4. Alguém me pode informar eu fui contactado no dia 25 pela vodafone! e perguntaram me se poderia estar presente para receber o meu telemovel na store de Lisboa ou no Porto eu disse que era de Leria que não dava para me deslocar e ela disse-me que me iriam enviar um mail para efectuar o pagamento e combinar entrega… mas até agora n recebi mail nenhum! alguém já recebeu mail a confirmar?

    ResponderEliminar
  5. Recebi ontem um sms da Vodafone a dizer que não tem stok para satisfazer o meu pedido, mas assim que tenha volta a entrar em contacto. Para quem quer ficar com dois cartões (micro e normal) a opção de segunda via não me parece ser a melhor opção, pois eu acho (e corrija-me se tiver enganado) que o cartão antigo é desactivado aquando da activação do novo. No entanto ainda existe a opção duo para mais info ver no site Vodafone.

    ResponderEliminar
  6. Interessante ver como os preços são iguais em ambas as operadoras... Concertação de preços... Será???

    ResponderEliminar
  7. Muito interessante a cena do Panorama e do Google Realtime :o)

    Quanto aos cartoes, que palhacada do caracas!

    Jmach: em Portugal?! Nah...nao ha disso!
    Vejamos o clarissimo caso das bombas de gasolina na auto estrada e dos seus precos TODOS diferentes (lol).

    ResponderEliminar
  8. Já algum tempo que não mandava a boca mas gostei do "os problemas de lentidão e bugs que têm afectado este primeiro iOS com o "multitasking" que tantos problemas tem causado" ainda me lembro tambem quando voces diziam que a apple demorou muito mas quando fez fez bem! Isso que quase nem multitasking se devia chamar!

    ResponderEliminar
  9. metro: nao tenho grandes problemas com o multitasking? parece-me estar estavel no meu iphone 4.

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  10. Mas a vantagem do VP8, apesar de ser ligeiramente menos bom que o h.264, relativamente a este, é o baixo processamento necessário para codificar e principalmente descodificar.

    ResponderEliminar
  11. João Sousa27/8/10 23:51

    Metro, citando o próprio texto: "(...) particularmente nos iPhones de gerações anteriores."

    ResponderEliminar
  12. @metRo_

    É preciso não tirar as coisas do contexto, no percurso das várias actualizações do firmware do iPhone sempre existiram versões mais estáveis que outras (lembro-me de uma que causava N crashes no Safari).
    Este iOS 4 / 4.0.1 /4.0.2 considero que está ligeiramente abaixo do que seria de esperar.

    Não na parte do multitasking, mas do "feel" que algo começa a ficar mais lento e que dá vontade de fazer um reboot 1x por mês ou isso - algo que noutras versões anteriores não acontecia.

    Como disse - e bem sabem - nunca deixei de criticar as coisas que acho que podiam ser melhoradas; mas não transformem as minhas palavras para tentar dizer que está mau ou inutilizável. :)

    ResponderEliminar
  13. ja recebi o meu iphone4 (Pre-reserva Optimus) e vinha com 1 cartao micro-SIM novo de oferta. Afinal tinham-me informado incorrectamente.
    vou agora liga-lo ao itunes! :)

    ResponderEliminar
  14. Também há a teoria que o evento Apple e a guitarra acústica se refere ao termo unplugged, que nesse caso seriam conteúdo multimédia em qualquer lado.

    ResponderEliminar