2010/09/14

FaceTime a caminho do iPad?

Quando a Apple anunciou o FaceTime, surpreendeu tudo e todos ao revelar que seria um protocolo aberto (embora por agora continue "fechada" - muitos developers continuam a aguardar que a Apple disponibilize as informações necessárias para que implementem o FaceTime nos seus programas e produtos.)

Logicamente, seria apenas uma questão de tempo até que o FaceTime saltasse para outros dispositivos, e isso ficou provado com a chegada dos novos iPod Touch.

Agora tudo indica que a Apple está a trabalhar a toda a velocidade para implementar o FaceTime em todo a sua gama de produtos, do iPod Touch aos Macs, passando também pelo iPad.
Sim, dizem os rumores que a Apple está a acelerar a chegada da próxima geração de iPads, já com câmara e com FaceTime - e que poderão chegar antes do fim do ano.

Para além do iChat com FaceTime, fala-se que a Apple está também a trabalhar num programa que permita fazer FaceTime no Windows.

Vamos lá ver se o FaceTime se vai implementar como um formato universal... e qual será a resposta do Google - que também tem a sua videochamada no Gmail.

7 comentários:

  1. Vêm aí a vídeochamada...ó meus amigos! Parece que andam a gozar ca gente.
    Na próxima lançam um tele que não faz chamadas para depois mais tarde anunciar essa nova funcionalidade.
    Não percebo o fanatismo.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso estou ansioso por isto...
    ...mas espero que funcione em redes 3G (e sim, sei que existe a tal aplicacao para que as apps que necessitem wifi funcionem sobre 3G mas queria isso nativo)!

    Fico lixado pelos sacanas nao terem posto logo camera no ipad mas pronto...agora e provavel que espere pela terceira revisao do produto antes de comprar outro :o)...

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  3. Este coelho acho que nem a Apple consegue tirar da cartola. A videochamada nunca interessou nem ao menino Jesus.

    ResponderEliminar
  4. Eu já não digo nada. Embora a video-chamada já seja possível há muito tempo, a realidade é que não conheço quem tenha usado mais que 1 ou 2 vezes só para "ver" como era.

    O que é certo é que com o iPhone, dou comigo a usar isto mais frequentemente. (Ainda ontem o utilizei para acompanhar uma festa de aniversário à distância. :)
    (E considerando que conheço ainda pouca gente com iPhone 4 ou Facetime devices... )

    Tem limitações, é certo (só via WiFi, por agora só para poucos equipamentos, etc.)
    Mas tem também a grande vantagem de ser gratuito - para mim, o custo sempre foi um dos grandes impeditivos para a popularização da video chamada.

    Como sempre, não vejo isto como substituo da chamada por voz - que continuará a ser o mais utilizado na maioria dos casos - mas como um complemento nos casos em que interessar "ver" o que se passa.

    ResponderEliminar
  5. Nada contra a videochamada. Gostos não se discutem. Eu nunca usei porque é caro e porque não gosto de ver as pessoas enquanto falo. Mesmo no computador não uso webcam. Ao falar apenas posso estar a fazer outras coisas.
    Tanto a webcam como as videochamadas são uma questão de ocasião, como disse o Carlos, quando é preciso ver ou mostrar algo, senão é tar queto e a voz chega muito bem.
    Desgosto completamente da atitude da apple que se anuncia como inventora da videochamada.
    Como sempre, produtos apple, caros mas bons. O discurso da empresa...apetece-me ir lá dar estalos ao steve jobs.

    ResponderEliminar
  6. Mori, a tua sorte é q consegues ver, ouvir e falar normalmente. e quem não ouve? quem não consegue falar? a videochamada é preciosa para essas pessoas. é facil dizer mal sem pensar...

    a apple não inventou a videochamada, simplesmente arranjou maneira de a implementar sem sobrecarregar a rede da AT&T.

    Penso que terá sido isso que os obrigou a fazer isto funcionar em "Wifi" em vez de usar o sistema usado nas redes "3G".

    e, pelo que tenho ouvido dizer, implementaram a coisa de maneira bastante intuitiva para as pessoas. o que também é bom.

    enfim, muita gente diz mal do steve jobs e da apple mas a verdade é q desde os anos 80 que tem sido ele a abanar o mercado, a trazer coisas novas.

    e não, não tenho produto nenhum deles.
    o meu telemovel até é android mas tenciono comprar um iphone. estou um bocado farto dos "glitches" do android e do multi-tasking que arranca montes de aplicações em "background" sem eu pedir e consome a memória toda fazendo assim que o telefone fique praticamente inutilizável.

    ResponderEliminar
  7. @anonimo dizer q ha apps em "background" é n perceber como funciona um sistema operativo, e mt menos a forma como o OS Android gere os seus processos.
    Se leres dois dos artigos sobre o ciclo de vida das aplicaçoes e pq n se devem "matar" aplicaçoes do blog de developers de Android vais perceber.
    de resto, se n gostas ou n precisas das apps, podes desinstalar.

    ResponderEliminar