Com o crescente sucesso da plataforma iOS, a Apple não tem tido mãos a medir com as vendas no iTunes.
Mas "do lado de lá", o que é que isso significa para a Apple? Quanto é que lhes custará suportar um "monstro" como o iTunes a nível de servidores e infraestrutra?
Segundo alguns analistas, o custo do iTunes começa a aproximar-se dos mil milhões de dólares anuais.
Claro que não precisam de ter pena deles, porque com 17 milhões de downloads diários (se contarmos só com as Apps) os lucros da Apple continuam também em crescendo - e mais do que suportam todos os "biliões" necessários para manter o iTunes - no entanto, estes custos podem ajudar a perceber a lentidão da Apple em implementar um "iTunes na cloud" para todos os seus utilizadores.
Uma vez mais, eu só me interrogo porque motivo estas grandes empresas continuam a querer re-inventar "a roda". Está mais que visto e provado que a única forma de sustentar um crescimento contínuo sem gastar biliões em servidores e infraestruturas é optar por uma solução tipo torrents em P2P, onde os próprios utilizadores ajudam a distribuir a carga de forma dinâmica.
P2P em iphones e ipad não me parece viável actualmente. Lá se ia a bateria toda..
ResponderEliminarWow.. conseguiste meter Apple e P2P no mesmo post! Tás a ver se arranjas problemas com o Steve? Tu vê lá!
ResponderEliminarSim, protocolos torrents nas redes mobile não é (pelo menos por agora) viável - mas nem que fosse apenas via iTunes desktop/Apple TV/whatever... parecia-me boa opção.
ResponderEliminar(E atenção que nao me refiro à Apple em exclusivo... Funcionaria de forma semelhante para as caixas dos operadores TVs - zon box, etc - )
Sera que lhes custa mesmo isso? ;o)
ResponderEliminarTanto quanto me chegou aos ouvidos, a AT&T e que lhes aloja isso tudo (e, pelo que me disseram, faz parte do acordo em terem exclusividade da venda do iphone) :oP
torrents não por favor, tenho Zon. É muito mais rápido para mim sacar algo dos servidores da apple do que usando torrents
ResponderEliminar