2010/09/10

Partilha Rato e Teclado em Múltiplos Computadores

Se têm que lidar com dois ou mais computadores na vossa secretária, certamente já terão desejado "fazer desaparecer" alguns dos teclados e ratos que por lá se espalham. (Dita a lei de Murphy que grande parte das vezes estarão a tentar escrever ou mexer o rato correspondentes ao computador errado.)

Os KVM permitem partilhar rato, teclado e monitor, por vários computadores, mas podem ser dispendiosos - e nos casos em que nos interessa manter os monitores "originais", a solução pode ser bem mais económica... e por software.

Para quem acha o Synergy demasiado complicado e trabalha apenas com sistemas Windows, este Input Director poderá ser a solução ideal.
Este programa permite que controlem vários computadores com um único rato e teclado (continuam a necessitar de um - ou mais - monitores para cada computador.)



Pessoalmente, continuo a preferir o Synergy, por ser multiplataforma (Windows, Linux, Mac), mas... fica aqui a sugestão que pode evitar a necessidade de comprarem um repartidor de rato e teclado.
(Caso necessitem utilizar apenas um monitor, aí continuarão a ter que recorrer a um KVM físico - ou optar por uma solução de acesso remoto tipo VNC.)

Refira-se que o Synergy, após algum tempo de interregno e quase abandono, tem tido um interesse renovado no projecto e tem sofrido bastantes actualizações. Se ainda utilizam uma das versões antigas, não deixem de ver o que tem surgido.


Actualização: O Synergy passou a projecto comercial, a versão gratuita open-source passou a ser o Barrier.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)