2010/09/27

Notícias do Dia

Uma empresa nacional vence o Vodafone Mobile Clicks 2010; a Apple e as notícias; o Android; as curtas do dia; a chegada do iPhone 4 à China; e um exo-esqueleto robótico apenas porque sim. :)


CardMobili vence Vodafone Mobile Clicks 2010


CardMobili está de parabéns. Esta empresa nacional, escolhida para representar Portugal no concurso internacional Vodafone Mobile Clicks 2010, foi a grande vencedora da fase final da competição. A CardMobili não teve a vida facilitada, tendo que competir com 160 outros projectos e empresas, mas ao fim da noite, arrecadou o primeiro prémio no valor de €100.000, atribuído ao melhor projecto de Internet Móvel criado por uma start-up.


Apple reina nas Notícias

É algo que eu próprio poderia testemunhar na primeira pessoa: muitas vezes, mesmo não querendo voluntariamente falar da Apple, não há volta a dar. A Apple sabe bem manter-se no topo da comunicação social, e essas tácticas dão frutos. Num estudo que analisou as notícias ao longo de um ano, a Apple esteve no topo dos tópicos.

Hoje, há mais algumas boas notícias da Apple, com a averiguação da CE sobre as práticas anti-concorrenciais, a Apple já parece ter relaxado as restrições na sua App Store - e não menos importante para os clientes europeus, as garantias da marca passam a ser válidas internacionalmente.


Android será Plataforma Dominante

Os developers começam a ficar convencidos. Num inquérito, 72% dos developers afirmaram crer que o Android seria a plataforma dominante no futuro.
Não há surpresas... há muito que digo que tal seria inevitável. Espero apenas que o Google tenha uma Android 3.0 que permita estabilizar a plataforma, e oferecendo actualizações de forma mais relaxada daí em diante. (Aliás, a recente Gmail App vem nesse sentido, indicando o caminho sob a forma de Apps "actualizáveis" sem terem que vir acompanhadas de uma actualização do sistema.)
Isso e a intenção de alargar o número de países com acesso às Apps pagas... parece-me um bom caminho.


iPhone 4 na China

A chegada do iPhone 4 à China (onde é feito!) poderá fazer repensar a ideia de muitos ocidentais que pensam que a China é apenas aquele país onde as pessoas trabalham de forma muito barata.
Senão, o que dizer das 200 mil pré-reservas que foram feitas, das filas com milhares de pessoas, e dos 60 mil iPhone 4 vendidos num único dia por um operador (que não vendeu mais por ter esgotado o stock)?


Curtas do Dia


Exoesqueletos v2.0

Pois é, estes complementos robóticos que permitirão às pessoas (inicialmente aos soldados) tarefas facilitadas e/ou força sobre-humana vão evoluindo. Este SARCOS XO2 da Raytheon utiliza menos energia que a versão precedente e dispensa a tradicional ligação a um gerador externo.
A minha pergunta é... e quando os virus/malware começarem a tomar o controlo destes dispositivos? Skynet? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)