2010/10/11

Análise LG HS200


A LG teve a gentileza de me enviar mais um equipamento para análise, e desta vez pude ver que tal a nova geração de mini-projectores com tecnologia LED se comporta, sob a forma deste LG HS200.




De tamanho reduzido e com peso inferior a 1Kg, este projector pode ser facilmente transportado para qualquer lado, tornando-o num poderoso aliado para todos os que necessitem de fazer apresentações (e não só.)

Na sua lista de características encontramos coisas como a entrada HDMI, um transmissor FM, USB (com capacidade para reproduzir filmes DivX e ficheiros MP3), e claro... a fonte de luz LED que lhe garante uma longevidade sem precedentes sem preocupações com trocas das dispendiosas lâmpadas tradicionais (que em alguns casos, tinham um custo superior ao do próprio projector!)


Lâmpada LED

É sem dúvida um dos principais atributos deste LG HS200. Podem esquecer todos aqueles rituais de outros tempos, de ter que aguardar que a lâmpada aquecesse até atingir a luminosidade pretendida; e pior ainda, ter que aguardar alguns minutos após a sua utilização, para que as ruidosas ventoinhas a arrefecessem novamente para que o projector pudesse ser transportado.

Com 30000h de vida anunciada (duração de 20 anos, para uma média de  4 horas por dia), este HS200 pode ser ligado e desligado instantâneamente, sem necessidade de períodos de aquecimento ou arrefecimento. Embora não seja completamente silencioso (continua a ter uma ventoinha), esta é praticamente inaudível: 23 a 29dB dependendo do modo escolhido.





Graças a esta tecnologia, o HS200 pode projectar imagens até 80", com 200 lumens, e um contraste de 2000:1. É também bastante poupado, gastando cerca de 80W em funcionamento (e menos de 1W em standby.)
Comparado com outros mini-projectores, este LG oferece maior luminosidade; mas é preciso não esquecer que um projector com lâmpadas convencionais, nesta gama de preço, pode chegar aos 2000 lumens - obviamente, com tempos de vida de apenas 2000-3000h, e com o custo acrescido da troca de lâmpadas.

Os 200 lumens são suficientes para projectar uma imagem de boa qualidade numa sala escurecida, e com luz ambiente comporta-se aceitavelmente - desde que não exagerem no tamanho da imagem projectada (nestes casos, não convém passar das 40-50".)
Ja numa sala completamente às escuras, nada vos impede de disfrutar de um filme do tamanho da vossa parede! (embora neste caso já se comece a notar a baixa resolução do SVGA.)




 Comparação da luminosidade: 
com os estores até meio, e até baixo (com as "frinchas" como se vê na foto)




Tamanho



Para quem estiver habituado a trabalhar com os projectores tradicionais, do tamanho de "caixotes", ficará surpreendido pelo tamanho compacto deste HS200 (183x122x60mm). Mesmo para quem apenas queira carregar um pequeno netbook, este projector não representará grande volume ou peso acescido. (E não se pode comparar fazer uma apresentação num pequeno ecrã de 9 ou 10", ou projectar as suas imagens numa parede ou tela "em grande".
Quando ao design estético... e embora preferisse um design menos artístico, não é algo que me pareça ser um "deal-braker" neste tipo de equipamentos. As suas curvas até o tornam mais agradável de segurar e transportar, de certo modo.




Cabos e comando fornecidos


Resolução

Embora o LG HS200 tenha uma resolução SVGA (800x600), a quantidade de inputs e formatos que aceita não deverá deixar ninguém indiferente:

  • Digital (DVI,HDMI) - 1080p / 1080i / 720p / 576p / 480p (50Hz/60Hz)
  • RGB - Até SXGA+ (1680x1050@60Hz)
  • Video Componente - 1080i/p, 720p, 576i/p , 480i/p
  • Video Composite (incl. S-Video) - NTSC / PAL / SECAM / NTSC4.43 / PAL-M / PAL - N


Alguns dos (muitos) quadros e parâmetros de configuração e ajuste da imagem.






Apreciação Final




Ultra-leve e de tamanho reduzido, este projector LED é o companheiro ideal para quem necessita "expandir" o ecrã do seu portátil, netbook, tablet, ou até smartphone. Aliás, graças à porta USB e à sua capacidade de reproduzir filmes DIVX, imagens JPEG, e MP3, pode até ser usado de forma completamente independente - para ser melhor, só se tivesse acesso WiFi para aceder a conteúdos na rede. ;)


Quando se liga um dispositivo USB, este é imediatamente reconhecido e permite aceder directamente a fotos, músicas, e filmes em DivX.




De certa forma, este mini-projector acaba por ser o equivalente digital ao projectores de 8mm e de slides de outros tempos. Querem partilhar uma sessão de fotos de férias com os amigos? É só levá-lo convosco para qualquer lado. Ou, para quem preferir actividades mais "mexidas"... este HS200 é o companheiro ideal para levar com a vossa Wii.


Para trabalho ou lazer, este LG HS200 é uma proposta bastante apetecível. E por isso mesmo, leva com uma classificação de...

LH HS200



Pros
  • Lâmpada LED de longa duração
  • HDMI
  • USB com capacidade para ler DivX, JPEG e MP3
  • Transmissor FM
  • Compacto e leve

Contras
  • Resolução real apenas SVGA 800x600
  • Brilho - embora as vantagens do LED sejam muitas, 200 lumens continuam a ser "pouco" para muitas situações.
  • Sem Zoom nem ajuste (horizontal/vertical) das Lentes - complica o processo de posicionamento

O LG HS200 pode ser encontrado nas lojas com um preço de cerca de €400.



Sugestão à LG: Tendo em conta a portabilidade deste projector, é pena que a LG não tenha incluido uma bolsa de transporte e até um mini-tripé que facilitasse a sua utilização e que tornaria este HS200 ainda mais apetecível; mas... são pormenores que serão facilmente resolvidos por quem optar por este mini-projector LED.

12 comentários:

  1. Tem bastante bom aspecto.

    É, também, pena que outras empresas não sigam o exemplo da LG emprestando material ao Carlos para ser testado e comentado por uma "entidade indepedente".

    A LG poderia ainda ser mais simpática oferecendo o produto analisado a um dos leitores do blog. Pelo menos a algum que já tenha ajudado o Carlos adquirir algum produto para ser aqui discutido.

    Afinal, o que são 400 euros para a LG? :)

    ResponderEliminar
  2. Eu já muito agradeço às marcas considerarem-me digno de fazer estas análises - a LG foi uma das primeiras a contactar-me, por sua própria iniciativa.

    Mas sim, quem sabe... daqui por uns tempos achem que o material testado possa ser oferecido um de vocês. Afinal, é graças a vós que mereço estas "atenções especiais" por parte deles! :)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo review.
    Tb lê legendas srt por USB?

    ResponderEliminar
  4. @Tigra
    Imagino que não. (O meu stock de divx é muito fraco; tive que ir procurar uns trailers na internet para testar. :)

    ResponderEliminar
  5. Ai esta um projector que não nos precisamos preocupar com às dispendiosas lâmpadas de substituição. :)

    ResponderEliminar
  6. Tiago Reganha11/10/10 19:04

    Carlos, e um fundo para um projector desses? Não era mau pensado (:

    ResponderEliminar
  7. Tive um ataque de nostalgia do final do anos 80 e até meados dos 90 quando me fartava de carregar verdadeiros caixotes Barco 400 e 1500

    ResponderEliminar
  8. tenho um lg 42lw4500zb e nao consigo que leia as legendas srt associadas . alguem tem alguma dica ou software para resolver o meu problema?? Resp. para fonseca.j.m@sapo.pt obrigado

    ResponderEliminar
  9. tenho um hs200 e apos um corte de energia subito, tirando as vezes k meu filho desligava a ficha da corrente a imagem esta desfocada e sem qualidade, ela pisca e apaga. O k devo fazer?? trocar a lampada? sera k queimou??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ela pisca, não deverá ter queimado (além de que, sendo LED, não deveria ser susceptível a esses "apagões"). Se no manual não houver nenhuma indicação do que esse sintoma quer dizer, o melhor será contactar a assistência técnica da marca.

      Eliminar
  10. Eu trouxe de Portugal, excelentíssimo para transportar, resolução maravilhosa, fora as outras características como, volume no próprio aparelho, não há necessidade do not, uso pendrive. Pra mim que sou professora é fantástico.

    ResponderEliminar
  11. Carlos Martins, ele vem com bateria, não dá problemas com apagões, eu o tenho desde 2013, a única coisa que fiz foi trocar a lâmpada né? Dando aula tds os dias, manhã, tarde e noite ela acaba, né?

    ResponderEliminar