2010/10/25

WiFi Direct

Dos idos tempos em que o WiFi era algo apenas reservado aos equipamentos "de topo", eis que agora está tão vulgarizado que até ousa entrar nas áreas onde o Bluetooth era rei - a da ligação de aparelhos directamente.

Embora o WiFi sempre tenha permitido ligações "ad-hoc", a verdade é que na grande maioria dos casos não nos conseguimos esquivar a utilizar um router WiFi para fazer a ligação entre um (ou mais) dispositivos.

Mas, eis que isto está prestes a mudar: com o WiFi Direct, os aparelhos poderão ligar-se directamente entre si, tal e qual como acontece com o Bluetooth.

O mais interessante é que basta que um dos equipamentos suporte este novo WiFi Direct, para que qualquer equipamento possa tirar partido dessa funcionalidade - o que permitirá que os vossos equipamentos actuais possam, por exemplo, ligar-se a uma impressora WiFi Direct.

Este WiFi Direct não obriga a novo hardware, pelo que é possível que alguns equipamentos recebam actualizações de firmware que lhes ensinem estes novos "truques". Mas... eu não contaria muito com isso... Já sabemos que a maioria dos fabrincantes não prima pelo suporte continuado dos seus produtos....

1 comentário:

  1. e esta...a apple esta interessada em comprar a sony...etc etc

    ResponderEliminar