2010/11/26

Notícias do Dia

O Chrome OS que se aproxima, a fibra óptica em Portugal que liga Porto a Lisboa a velocidades alucinantes, o jailbreak para o Windows Phone 7, uma Pen USB "illimitada", as capacidades gráficos do motor de jogos Unreal Engine 3, e muito mais.



Chrome OS - o Princípio do Fim do Windows?

Pode parecer prematuro estar a de previsões de que o Chrome OS poderá subsitituir 60% dos computadores com Windows - ainda mais quando o Chrome OS ainda nem sequer é um produto "real". Mas, a verdade é que poderá muito bem ser a peça que falta para nos desprender dos sistemas operativos tradicionais.
Hoje em dia, grande parte dos utilizadores usa o browser como "plataforma" para grande parte dos seus trabalhos: e faz todo o sentido que o browser se torne no próprio interface do sistema.
Se será adequado a todas as tarefas?... Obviamente que não; isso é coisa que ainda demorará algum tempo, até que a web chegue ao ponto de permitir "tudo" o que se deseje (mas já vamos nesse sentido - com serviços como o OnLive e Meo Games - que, em vez de jogos, poderiam muito bem fornecer qualquer outro conteúdo que se desejasse: filmes, ambientes remotos virtuais, jogos, etc.)

O Google deverá lançar um netbook com o Chrome OS nos próximos tempos; à semelhança do que fez com o Nexus One para o Android... e logo veremos qual será a reacção do público.

Relógio Tokyo Flash
Muitas vezes vemos "concepts" de aparelhos que gostaríamos de ver concretizados, mas que nunca chegam a sair dos ecrãs dos computadores.
No caso deste reológio, não foi o caso - o interesse por parte do público foi tanto, que a empresa decidiu torná-lo realidade, e já está à venda.


Jailbreak para Windows Phone 7 já disponível
O jailbreak para os WinPhone 7 já chegou, e permite aos seus utilizadores instalarem e executarem Apps que não tenham sido aprovadas pela MS - com todas as vantagens e desvatagens inerentes.
Este Chevron 7 tem a vantagem de ser extremamente simples de utilizar, e pode rapidamente ser "revertido" para fazer regressar o vosso Windows Phone 7 ao estado de origem.


Pen USB "infinita" via WiFi
A ideia é boa... uma "vulgar" pen USB, mas que tem armazenamento ilimitado, já que comunica por WiFi com o vosso computador.
No entanto, o processo de utilização desta Infinitec parece que ainda requer uma boa dose de simplificação até efectivamente concretizar o sonho anunciado.

Unreal Engine 3 melhorado


Sem dúvida, impressionante, o que este Unreal Engine é capaz de fazer. Entre as novidades/melhoramentos encontramos coisas como: raios de luz, profundidade de campo, color grading, cascaded shadow maps, point light shafts, e mais.


Fibra a 100 Gigabits em Portugal

No dia em que ficamos a conhecer o crescimento nos serviços por fibra para os clientes, é anunciado também que a Portugal Telecom fez pela primeira vez uma ligação a 100Gbits entre Lisboa e Porto com equipamento da Alcatel-Lucent.
Porque as comparações ficam sempre bonitas... uma ligação deste tipo permite transferir cerca de 12 Gigabytes por segundo; e com latências que se adivinham super-reduzidas (essencial para serviços como o Meo Games.)

Agora só precisamos de uma dúzia destas coisas a ligarem Portugal à "Internet" lá de fora... :)


Curtas do Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)