2010/11/17

PlayBook vs iPad

A RIM começa a mordiscar os calcanhares da Apple, mostrando o seu PlayBook lado a lado com o iPad.
Como se pode ver, o PlayBook não tem qualquer problema em arrasar por completo o tablet da Apple em browsing na web.


Claro que é preciso ter em conta que estamos a comparar hardware de "2011" com um iPad com hardware de 2009. Com a chegada do iPad 2 - que provavelmente sairá por altura do lançamento do PlayBook - as coisas poderão não ser tão evidentes.

No entanto, demonstra claramente que o QNX que serve de base ao PlayBook foi uma boa aposta por parte da RIM.



Segue-se mais um vídeo do PlayBook em funcionamento.

7 comentários:

  1. João Sousa17/11/10 14:25

    Gosto sempre de ser cauteloso quando vejo uma empresa "demonstrar" a superioridade do seu produto com testes feitos por si. Chamem-me desconfiado, se quiserem, mas por vezes acontecem fenómenos estranhos que me fazem lembrar aquela frase do Dirty Harry: "You're a legend in your own mind". :-)

    ResponderEliminar
  2. Desculpa lá mas não percebi a tua lógica. Enquanto para um optaste por 2009 para o outro optaste por 2011. De facto o iPad foi anunciado em 2010 e o Playbook está lado a lado no mesmo ano de 2010.
    Assim, estabelecendo bem os factos o que é verdade verdadinha é que o Cortex A9 1 GHz já cá andava em 2009 e o Apple A4 é efectivamente de 2010!
    Dever-se-à este timelapse a um efeito secundário dos tacos e da provável falta de francesinhas?
    No último caso, podes contar comigo para a semana e bora lá a recuperar...

    @braço.

    PS: Hum, ou sabes algo que eu desconheço...

    ResponderEliminar
  3. @jocaferro

    Sim, para todos os efeitos há "1 ano" de intervalo entre eles. Apenas considerei o iPad como sendo "2009", para penaliza-lo pela opção da Apple em usar uns agora ridículos 256MB (o mesmo que o iPhone 3GS de 2009, em vez dos 512MB do iPhone 4 de 2010).

    Quanto à francesinha, já sabes que é só dizeres. :)

    ResponderEliminar
  4. João Sousa17/11/10 19:49

    O Playbook está ao lado do iPad em 2010, mas não será comercializado antes de 2011. Comparar directamente os dois parece-me ter o mesmo valor objectivo que comparar um carro em comercialização com um protótipo apresentado num salão só por este também ter uma "existência física simultânea" - embora a marca diga que ele só será produzido em série daqui a uma década.

    ResponderEliminar
  5. O video foi mesmo colocado pelara RIM?! Se foi, é uma estratégia de marketing desastrosa. Em 1º lugar porque dá notoridade ao concorrente e identifica-o como o padrão, o alvo a abater. Em 2º lugar porque o Playbook ainda não se vende e não chegará sequer a tempo da natal. Ao fazer demonstrações destas está a dar fornecer munições concorrência, porque esta não vai com certeza ficar de braços cruzados. Assim perderam todo o factor surpresa e arriscam-se a não conseguir replicar estes resultados quando finalmente sairem para o mercado, provavelmente apenas 1 ou 2 meses antes do Ipad 2.

    ResponderEliminar
  6. Eu entendo perfeitamente o que quiseste dizer. Mas as opções da Apple e a habitual arrogância valem aquilo que valem ou seja, como dizes e bem, já na altura um ridículo erro - até poderias considerá-lo como sendo do século passado.
    Obviamente também poderias contrapor que o A4 foi apenas uma mera cosmética de um processador pré-2010 que já na altura andava atrás dos Cortex e Snapdragon. Claro que essa era e é a minha opinião e agora de muita gente mas na altura a Apple e 99% dos blogs que li eram unânimes em aclamar o A4 como o "exterminador" da concorrência ARM. Ora, considerando que o processador é efectivamente o elemento primordial no que a hardware diz respeito a verdade nua e crua dos factos é que o processador do Playbook é de 2009 enquanto o da Apple é de 2010.
    Se, por outro lado, me falares do binómio hardware/software aí sim concordo que um ano dita a sua lei. Provavelmente acrescentaria que é efectivamente no software que reside a diferença.

    @João Sousa
    Remetendo o assunto unilateralmente para o campo do hardware, já que é disso que se trata conforme se pode ler no post, protótipo seria a RIM apresentar o Playbook com um Cortex A15!
    No presente caso apenas está a apresentar uma carroçaria de 2010 com um motor de 2009 enquanto a Apple apresentou tudo de 2010!
    A única coisa que ainda poderá estar em fase de "protótipo" é efectivamente o software e será aqui que ainda poderão acontecer algumas modificações.

    @braço.

    ResponderEliminar
  7. @jocaferro, o "A4" é um ARM. é precisamente o mesmo processador do samsung galaxy S. aliás, o "A4" foi feito pela samsung

    ResponderEliminar