2010/12/13

Google Latitude no iPhone

O Google Latitude está finalmente disponível para iPhone - e não me refiro ao funcional site mobile que existia até ao momento.

Já podem visitar a App Store e descarregar a App oficial do Google Latitude, que tem como principal vantagem a possibilidade de continuar a actualizar a vossa posição em background, mesmo quando abandonam o programa. Coisa que não era possível fazer na versão web.

Como é óbvio, podem também interromper a sua operação a qualquer momento, ou esconder a vossa posição quando não a quiserem partilhar com mais ninguém.




Actualização:

Relativamente à questão do impacto na bateria, sobre se o Google Latitude estará constantemente a usar o GPS (coisa que gastaria a bateria numa questão de horas), eis a informação que a Apple disponibiliza quanto aos seus serviços de geolocalização.

Existem três formas de obter a localização num dispositivos iOS:

  1. Alteração de localização significativa - possibilita a determinação da localização com reduzido impacto na bateria, actuando apenas quando há uma alterção significativa na vossa posição
  2. Serviço de localização - possibilita precisão configurável conforme a necessidade da App
  3. Monitorização de região - avisa quando se atravessam as fronteiras de uma área pré-definida



O modo 1 utiliza as informações das redes celulares, pelo que... imagino que seja o modo utilizado pelo Google Latitude quando em modo "background"...

2 comentários:

  1. não curti não ter opção de usar apenas a rede celular, etc... Nem sabemos de quanto em quanto tempo é que ele acede ao GPS... ai a minha rica bateria! (not)

    ResponderEliminar
  2. Opções? Para isso tens o teu Android! ;P

    Supostamente, o iOS faz essa gestão automaticamente, de acordo com as preferências da App (que determina se necessita de actualizaçãos "precisas", ou se bastam "aproximadas".)

    Imagino que quando está em modo background, ele se guie pela rede celular... mas veremos o impacto na bateria nos próximos dias. :)

    ResponderEliminar