2010/12/30

Ilusão das Barras de Progresso

Sabiam que é possível acelerar em cerca de 11% qualquer processo que exiba uma barra de progresso... sem que na realidade se acelere nada?



O truque é usar uma forma de ilusão óptica que faça parecer que as barras se movam mais depressa do que realmente o fazem.
Barras que "piscam" as cores mais rapidamente parecem mover-se mais rapidamente; assim como o efeito colorido de "ondas" a movimentarem-se na direcção oposta à do movimento da barra.

Uma vez que ninguém gosta de esperar, seja qual for a barra, não fará mal nenhum em usar estas técnicas simples para reduzir as frustrações dos utilizadores... em 11%! ;)

3 comentários:

  1. Ah! Então quando sempre há um motivo para as barras de progresso do OSX serem animadas da direita para a esquerda. Os gajos sabiam bem o que estavam a fazer… e essas já têm 10 anos!
    Já tinha sentido isso mas agora confirma-se mesmo… às vezes até a barra estava parada e a animação dava ideia que estava a mexer…

    ResponderEliminar
  2. Já conhecia essa técnica desde que comecei a fazer preloaders em flash. A ideia era que por exemplo a palavra loading piscasse mais rapidamente dava uma sensação de estar a carregar mais depressa.

    ResponderEliminar
  3. MUITO interessante! ;o))

    Tambem reparei que essa e uma das alteracoes principais cada vez que a Microsoft lanca um novo OS...heheh... :oP

    ResponderEliminar