2010/12/22

Notícias do Dia

Para além do fabuloso cabaz de Natal que estamos a oferecer, hoje falamos ainda das vendas recorde do Kindle, da neutralidade na net (que muitos crêem estar ameaçada), o uso do email pelos vários escalões etários, um Windows para ARM, o Mowie - já apelidado de "o Kinect português" - e muito mais.



Kindle com Vendas Recorde


O Kindle da Amazon parece ter batido todas as previsões, estimando-se que este ano se tenham vendido 8 milhões de unidades, um número 60% superior ao que era estimado pelos analistas.
Se isto não é prova de que o "escaldante" que recebeu na nossa análise foi completamente merecido, não sei o que seja. :)

Demonstra também o quanto os tablets têm a lucrar se conseguirem utilizar um ecrã que faça as vezes de LCD e "eInk"... um pouco ao estilo do que os ecrãs PixelQi prometem. (Pena que o ADAM já esteja esgotado... pois é um dos aparelhos que pode inovar neste campo.)

Jovens afastados do Email?
Parece que os jovens de idade inferior a 18 anos são cada vez menos adeptos do email web based - sem dúvida valorizando mais as redes sociais como o Facebook como forma de se manterem em contacto uns com os outros.
(O que me faz pensar... qualquer dia lá tenho eu que criar uma página do Aberto até de Madrugada no Facebook... ai ai...)


Microsoft prepara Windows para ARM?

Parece que a Microsoft se prepara para anunciar uma grande novidade na CES 2011 já no próximo mês de Janeiro: a chegada de uma versão do Windows que corre em processadores ARM.
Isto seria uma grande "revolução", já que desde a sua origem o sistema operativo Windows para desktops tem estado preso aos processadores x86. A única versão que corria em dispositivos ARM era o Windows CE, com funcionalidades mais limitadas que o Windows "completo".
A minha suspeita é que este Windows para ARM seja mais um Windows CE evoluído, do que verdadeiramente um Windows 7 "adaptado"...


Mowie - O "Kinect" Português

Demonstrando que não faltam excelentes ideias - e gente capaz de as concretizar - em Portugal, apresento-vos o Mowie: um sistema que permite o reconhecimento de gestos de múltiplas pessoas, a grande distância, para jogos interactivos.
Nascido da tese de doutoramento de Duarte Duque na Universidade do Minho, o Mowie pode ser usado em condições de fraca iluminação (como num cinema) e por um número de utilizadores virtualmente ilimitado, mesmo a 100 metros de distância.




Neutralidade na Internet

Ontem foi um grande dia para a Internet nos EUA, votaram-se novas leis para garantir a Neutralidade da Internet, o príncipio que garante que todo o tráfego deve ser tratado de igual forma.
No entanto, embora as leis aprovadas pareçam vir nesse sentido, dizem alguns defensores destes direitos de que as mesmas deixaram muito a desejar - no sentido de abrirem algumas formas que permitem que as empresas "dêem a volta ao assunto", e deixando de fora a internet mobile que se tem tornado cada vez mais importante.
Outros vão até ao ponto de dizer que a FCC norte-americana olhou simplesmente para os interesses das grande companhias (como a AT&T), esquecendo-se por completo do que seria do interesse do público americano.
Veremos, se afinal as intenções foram boas... ou se estamos mesmo no príncipio do fim da internet "livre" como a conhecemos.


Curtas do Dia

3 comentários:

  1. João Sousa22/12/10 16:54

    Pelo menos a primeira versão (3.51) do Windows NT suportava outros processadores. Acho (mas estou a falar de memória, portanto posso estar enganado) que mesmo a versão 4 suportava pelo menos os Alpha.

    ResponderEliminar
  2. Nuno José22/12/10 18:37

    Ora era isto do Mowie que te tinha mandado mal :P

    Pronto também viste nalgum lado.

    ResponderEliminar
  3. Isto do Mowie esta muito interessante :o)
    Espero que o produto tenha sucesso e continuem a trabalhar nele!

    ResponderEliminar