2010/12/31

Notícias do Dia

Rumores da possibilidade do Google se aventurar como operador nas redes móveis, um HTC Android de luxo para nos abrir o apetite para o que estará para chegar em 2011, o Nokia N8, Fab Labs em Portugal, tendências das partilhas demonstram um Facebook em crescendo, um Patrulha TV a caminho das televisões, e muito mais.

E não se esqueçam de dar um salto à nossa despedida a 2010, e o olá a 2011. :)




Google como Operador Móvel


É a ameaça enconberta que há muito se suspeita, e que hoje foi atirada de novo para as páginas das notícias: e se o Google decidisse tornar-se um operador móvel de comunicações/internet?
Não há muito no seu caminho: têm o capital, têm a tecnologia... e poderiam ter muito a ganhar: especialmente se os actuais operadores começarem a "puxar para trás", com tarifas e modalidades de acesso pouco atractivas que atrasem a adopção de equipamentos com internet móvel por parte dos clientes.
(Imaginem o que seria o Google fornecer internet móvel gratuita para os seus dispositivos Android - por exemplo.)
Dizem alguns analistas que esta ameaça serve apenas como dissuasor, para que os operadores não abusem da sua posição... Enquanto outros dizem que será apenas uma questão de tempo até que o Google entre nessa ofensiva. Veremos o que 2011 nos trará.


Nokia já vendeu 4 Milhões de N8
Embora por cá não seja modelo que se faça ouvir no meio de tanto iPhone e Android, o N8 parece estar a ter grande sucesso noutras partes do mundo, com a Nokia a já ter vendido (aparentemente) 4 milhões de unidades. A verificar-se, não deixa de ser um bonito número.


44% das Partilhas feitas via Facebook

O Add This - o serviço que eu próprio uso aqui no Aberto até de Madrugada, e que permite partilharem conteúdos que achem interessantes com os vossos amigos - divulgou alguns resultados interessantes.


O Facebook passa a ser responsável por 44% das partilhas feitas através deste serviço, mas o crescimento das partilhas feitas através do Gmail cresceu bastante mais.
Não deixa de ser curioso ver que o email ainda tem tanto peso... :)


Fab Lab em Portugal com a YDreams

A YDreams está a promover a criação de Fab Labs em Portugal - espaços comunitários onde qualquer pessoa poderá concretizar os seus "sonhos". Algo que já existe nos hackerspaces, como o "nosso" LCD, mas que é sempre bem vindo.



E já que estamos numa de televisão...


Patrulha TV chega à TV em Janeiro

Dos meus colegas André Tavares e Francisco Costa, o Patrulha.TV é um projecto que dá agora o salto para a televisão e tem estreia marcada para Janeiro de 2011 no Porto Canal. Um programa onde se fala e discute de tecnologia, onde aparecem alguns convidados especiais... e que certamente terá todo o sucesso do mundo! :)

Até lá podem espreitar o "promo-teaser-trailer" :)


Tecnologia analisada via Google Books

Com a digitalização dos milhões de livros, e a possibilidade de se analisarem as suas palavras com o Ngram do Google, torna-se interessante ver a relação de várias tecnologia com a sociedade ao longo dos anos.

Este gráfico mostra a evolução da Televisão, Rádio, e Internet ao longo das décadas - mostrando o interesse da Internet nos últimos anos - mas também que, afinal, a TV não significou a "morte da rádio" como muitos temiam na altura.

Podem espreitar mais algumas relações tecnológicaas curiosas aqui.


HTC Thunderbolt com Dual core e 1080p


Sabemos que a LG tem modelos Android dual core planeados para chegar ao mercado já em Janeiro de 2011... Mas a HTC não parece estar muito preocupada com isso. Este HTC Thunderbolt parece estar equpado para entrar em 2011 com o pé direito: com processador dual core a 1.2Ghz, câmaras de 8 e 5MP, e capacidade para gravar vídeo Full HD 1080p.


Curtas do Dia

1 comentário:

  1. isso é que foi uma notícia para acabar o ano em beleza :)
    Obrigado pelo apoio Carlos!

    ResponderEliminar