2010/12/01

Testa o Traffic Shaping no teu ISP

Porque nem sempre os operadores fornecem o serviço que anunciam, nada como testar a qualidade da nossa ligação à net usando um método mais realista que o simples "speedtest" de download e upload feito para os servidores que eles aconselham.


É isso mesmo que faz este Glasnost Test.

Este teste verifica se o vosso ISP está a interferir com os vossos dados, bloqueando ou limitando a velocidade, não só nos protocolos P2P como BitTorrent, eMule e Gnutella, como também nas ligações SSH, HTTP, POP e IMAP, Usenet (NNTP) e até Flash video como no YouTube.


Cada teste demora alguns minutos, após o qual vos será dado um relatório detalhado do que foi encontrado.


Não se esqueçam de que o vosso ISP pode variar as "restrições" dependendo da hora do dia, pelo que... convém repetir o teste em horários diferentes.
No meu caso, o teste disse-me que existia demasiadas variações para conseguir determinar um resultado fiável... vou ter que repetir novamente mais tarde...

Se querem saber se o vosso ISP faz traffic shaping, esta será mais uma ferramenta indispensável para compilarem provas do que se passa.

(E atenção que mesmo que o teste não detecte nada, não significa que não estejam a fazer traffic shaping, eles próprios afirmam que os testes têm limites conservadores, que dão o benefício da dúvida ao ISP.)

2 comentários:

  1. Vodafone (+/- 14h)
    Is your upload traffic rate limited?
    There is no indication that your ISP rate limits your uploads.
    Is your download traffic rate limited?
    There is no indication that your ISP rate limits your downloads.

    ResponderEliminar
  2. Não funciona com o OpenJDK :\

    ResponderEliminar