Os rumores do iPad 2 com câmaras afiguram-se cada vez mais "seguros"; trojans que atacam Windows, Macs e Linux; o mercado negro do ciber-crime; as lealdades dos clientes americanos nas plataformas móveis; mapas do Sapo e do Google melhorados; os gestos multitouch para o multitasking no iPhone, e muito mais.
iPad 2 com Câmaras
Nestas imagens podem ver-se icons de novas Apps relacionadas com as câmaras: Facetime, Câmara e Photobooth.
Este último revela que a Apple pretende trazer essa App do OS X para os dispositivos iOS, permitindo aplicar efeitos às imagens captadas.
Trojan ao Ataque em Todos os Sistemas
Está demonstrado que os criadores de virus e malware não estão interessados em discriminar as suas vítimas. Embora grande parte dos ataques sejam direccionados para a plataforma Windows, mais popular, no caso do Jnanabot, é um trojan em Java que ataca Windows, Mac OS, e Linux.
Este avançado trojan consegue infecta o sistema, e permite que este passe a obedecer a comandos externos. No entanto, é curioso assistir que este próprio Jnanabot tem algumas falhas de segurança que permite que o mesmo possa ser "raptado" por atacantes concorrentes! Ou seja, pode causar "batalhas" entre os próprios criminosos, lutando para manter o controlo da sua bot-net zombie.
Este trojan tem usado o Facebook para se espalhar, postando na página do utilizador uma mensagem apelativa, com link para um ficheiro java executável.
No caso dos utilizadores Linux, poderão ficar um pouco mais descansados, já que este Jnanabot é incapaz de resistir a um reboot (coisa que no Windows e no OS X não consegue ter efeito de limpeza para este intruso.)
O Preço do Crime
O PandaLabs divulgou um estudo sobre o mercado negro do ciber-crime, onde é revelado que esta "indústria" tem tido um elevado crescimento no roubo de informação pessoal com finalidades lucrativas.
Inúmeros dados de utilizadores podem ser encontrados à venda, que vão desde simples usernames e passwords, até dados de cartões de crédito (de $2 a $90) e até credenciais bancárias (com garantia de saldo, que podem atingir os $700 para contas com saldos de 82 mil dólares).
Entre os serviços podem encontrar-se também produtos como "lavagem de dinheiro" e até falsas máquinas de levantamento de dinheiro!
Por este andar, qualquer dia temos um "hiper-mercado" destinado a esta "área de negócio"! Já para não falar nos cuidados que irão ser necessários nos smartphones.
iPhone lidera na lealdade Mobile
Nos EUA, o iPhone lidera os ratings de lealdade, com o Android a seguir em segundo (embora com uma diferença significativa), e a Samsung a situar-se em terceiro com o seu Bada (à frente da RIM com o seu Blackberry.)
Quando perguntados que smartphone pretendem comprar no futuro, a grande maioria dos utilizadores de iPhone e Android dizem pretender continuar na mesma plataforma; enquanto que a Nokia tem mais um indicador de que tem que se "mexer", com grande parte dos actuais utilizadores a indicarem que pretendem abandonar o barco, seja para que qualquer outra plataforma for! (Talvez por isso tenham cancelado o lançamento do Nokia X7 nos EUA?)
Mapas do Sapo com Itinerários Melhorados
Os itinerários dos Mapas do Sapo têm agora algumas novidades.
Enquanto isso, também o Google fez algumas alterações na forma como se seleccionam as diferentes layers no Google Maps.
Gestos Multitoque no iPhone
A Apple tem feito experiências no sentido de poder vir a utilizar gestos com vários dedos para operações como navegar entre as Apps "multitasking" em memória.
Se no iPad isso se revela prático, e simplifica os inconvenientes e chatos duplo-cliques no botão de Home para chamar a barra de Apps em execução, no iPhone a coisa parece não ser lá muito funcional. (Mas, mesmo assim, parece-me agradável poder tê-la... para quem assim quisesse.)
Curtas do Dia
- HTC Desire em formato Tablet a caminho: HTC Flyer - chegada prevista para Março, com Android 2.3 actualizável para Honeycomb
- Twitter: 200 milhões de utilizadores registados, 110 milhões de Tweets por dia.
- Trafégo Excessivo nos Windows Phone 7 é culpa de uma App?
- Sony Ericsson Vivaz 2 - para os fãs da marca, mais um Android a considerar
- Galileo ainda mais caro - o "GPS" Europeu precisa de mais 1.9 mil milhões de euros
- Gmail Labs com pesquisa dinâmica
Relativamente à questão da lealdade do consumidor relativamente à escolha do seu smartphone e da leitura que faço do gráfico que partilhaste, 89% dos utilizadores android afirmam que o seu próximo smartphone será android contra 85% que afirmam o mesmo relativamente ao iphone. Eu sei que o estudo tem outras componentes, mas o que este gráfico diz é isto, certo?
ResponderEliminarRealmente tambem não percebi a frase do carlos em dizer que o iphone lidera mas ele lá saberá :)
ResponderEliminarQuanto a estes gráficos que vêm dos EUA não traduzem em nada o que se passa do lado de cá. Acho que não trás informação nenhuma relevante :)
Exactamente o que ia escrever, então os 89% do Android não é superior aos 85% do iPhone???
ResponderEliminarSão indicadores diferentes. Uma coisa é a lealdade, outra coisa é a "intenção de compra" de um novo equipamento.
ResponderEliminarEu falei de ambos, e o gráfico que coloquei é do "2º" elemento.
Se seguirem o link para o artigo original, podem lá ver o gráfico da tal "lealdade" (reflects the loyalty that mobile users have for the phones that they are currently using), e onde o iPhone obtém 73% contra 40% nos Android.
Ou seja, embora muitos utilizadores pretendam continuar a comprar Android, parecem não estar actualmente tão satisfeitos com o seu equipamento actual como os utilizadores Android.
Mas como foi dito, são apenas indicadores - e referem-se ao mercado norte-americano (embora por cá as coisas não se devam afastar assim tanto - embora admite que por cá a Nokia ficasse melhor posicionada do que ficou lá. :)
"Ou seja, embora muitos utilizadores pretendam continuar a comprar Android, parecem não estar actualmente tão satisfeitos com o seu equipamento actual como os utilizadores Android."
ResponderEliminarAcho que querias escrever iPhone no fim.
Sim, isso... vocês entendem-me. :)
ResponderEliminarHá coisa de um mês, tive acesso a essa funcionalidade do gmaps. Twnho que ver se já a tenho novamente.
ResponderEliminareste video é Fake, pois a função não está disponivel para o iphone pelo menos ate a beta lançada ontem.
ResponderEliminar