2011/01/27

Notícias do Dia

Para além da apresentação da Sony NGP (PSP2), do aniversário da apresentação do iPad e da chulice iminente de cobrança extra de dados móveis, o dia de hoje traz-nos coisas como: um grande trunfo por parte da RIM nos seus novos smartphones e Tablets, um Twitter mais social, empresas que poupam nos computadores (à custa dos funcionários), um Google que censura torrents, e muito mais.



Blackberrys vão Correr Android?


São os rumores que andam a circular e que dizem ter alguma credibilidade. O que é certo é que isso seria um grande trunfo para os novos modelos Blackberry e do Tablet Playbook que está para breve.
A RIM tem feito boas opções nos últimos tempos (na minha perspectiva). A aquisição da QNX, de uma empresa de design reconhecida mundialmente, e agora oferecendo esta possibilidade vir a correr Apps Android... Não substimem o que pode sair dali. :)

Isto, numa altura em que até as empresas começam a dar uso ao iPad.


Twitter com Connections
Caso não tenham reparado, o Twitter agora mostra mais informações sobre as ligações sociais entre os seus utilizadores, numa área agora chamada de connections.


Citrix Bring Your Own Computer

A Citrix, conhecida empresa de virtualização, tem apoiado uma iniciativa onde as empresas convidam os próprios funcionários a trazerem os seus computadores para o trabalho.
É inegável que muitas pessoas estão mais à vontade utilizando o seu próprio computador do que um computador empresarial onde poucas/nenhumas permissões têm para o configurar a seu gosto. Graças à virtualização da Citrix, todos os riscos de segurança ficam praticamente eliminados, já que o acesso à rede do trabalho será feita através de um ambiente virtual isolado.
Com esta medida, as empresas podem assim poupar muito dinheiro, evitando comprar computadores que inegavelmente precisarão de actualizações ao fim de um par de anos.


Google censura Torrents
As pressões da indústria parecem ter chegado ao Google, que agora bloqueia sugestões de (quase) tudo o que esteja relacionado com torrents - aparentemente indiferente ao pequeno pormenor de "torrents" ser apenas um protocolo de comunicação usado para muito mais coisas que "pirataria" - seria o equivalente a bloquear os browsers, porque estes também permitem aceder a sites como o rapidshare, ou coisa.
Mais ridículo é o facto do Google censurar alguns clientes de torrents, mas não outros - com o cúmulo a ser o bloqueio de um dos clientes mais usados na China, o Xunlei - onde o próprio Google é um investidor!


MBnet "atalhado" na Chrome Web Store

Criada por um dos nossos regulares (João Martins), esta App para facilitar a criação de cartões virtuais MBnet.
Criei uma aplicação para chrome de atalho para o MBnet. Esta aplicação abre uma janela como o bookmarklet para firefox abria, pelo que é muito mais prático para mim usar o MBnet em Chrome desta maneira.
Isto foi feito por mim para facilitar a minha própria utilização, mas decidi pagar os 5 eurecos de developer fee e partilhar estes links para quem mais dê jeito. Se tiverem dúvidas em relação à segurança, podem sempre consultar o manifest.json e o index.htlm que fazem parte da aplicação.
Disponível na Chrome Web Store


Curtas do Dia

3 comentários:

  1. http://www.google.pt/search?q=ubuntu+torrent#sclient=psy&hl=en&q=ubuntu+filetype:torrent

    parece dar do meu lado sem qq prob

    ResponderEliminar
  2. ate para series

    http://www.google.pt/search?q=shit+my+dad+says+filetype:torrent

    ResponderEliminar
  3. @BUGabundo

    "... bloqueia sugestões de (quase) tudo o que esteja relacionado com torrents"

    Começa a escrever "torr.." e vê se o google te sugere alguma coisa no autocomplete/etc. como fazia dantes...

    ResponderEliminar