2011/01/31

Novidades do Android 3.0 Honeycomb


O Android pode ter chegado atrasado ao segment dos Tablets, mas com a sua versão 3.0 Honeycomb, promete recuperar o tempo perdido e tomar de assalto o mercado - tal como o tem feito nos smartphones.

Nesta versão especificamente concebida para Tablets, o Android introduz alguns novos elementos com os quais nos deveremos começar a habituar:

Em vez da actual barra de estado no topo, passamos a conta com uma barra de acções (action bar) que pode até apresentar várias tabs (isto para browsing vai ser um sucesso - e aproxima-se do interface utilizado pelo Chrome, por exemplo.)


Temos também os "fragments" e elementos relacionados, que permitem visualizar pedaços de informação relaccionados com alguns tópicos (podendo ser usados, por exemplo, para agrupar preferências de Apps de forma mais simples de navegar que uma simples lista.)



E por último, o Android passa também a suportar drag-and-drop de forma mais genérica embora a documentação ainda não especifique completamente o que será possível fazer.


Tudo boas notícias... restando agora esperar que os primeiros tablets com Honeycomb cheguem ao mercado... e a preços concorrenciais.

2 comentários:

  1. Já cá faz falta e com muitas novidades.

    ResponderEliminar
  2. Muito mais detalhes sobre o Honeycomb aqui:
    http://developer.android.com/sdk/android-3.0-highlights.html
    Como o facto de esta ser a primeira versão do Android projectada para tirar partido dos processadores com arquitectura multicore.
    Para quem está a pensar adquirir um tablet brevemente, talvez valha a pena esperar mais um pouco :)

    ResponderEliminar