2011/02/12

Microsoft Nokia... Facebook?

As reacções à parceria estratégica entre a Microsoft e a Nokia continuam a dividir opiniões. Mas, há quem estude já as possíveis vantagens que esta aliança poderá ter a nível de patentes, enquanto outros dizem que isto foi uma jogada de mestre por parte da MS, que assim fica a dominar a Nokia sem ter gasto 1 cêntimo.
Sinceramente, acho que não vai ser assim... e que a Nokia se irá manter "independente", mesmo tendo que recorrer a esta aliança desesperada para se recompor.


Vejamos: a Nokia continua a vender milhões, e continuará a vender.
Para muita gente, a compra de um telemóvel não é feita por este ter symbian ou não, mas sim porque simplesmente é um Nokia. Haverá milhões de pessoas que continuarão a comprar Nokia, quer aquilo traga Symbian, ou MeeGo, ou... Windows! 

Aliás, por muito que se fale mal do Windows Phone 7, aquilo até continua a ser bastante interessante: para quem o estiver disposto a experimentar sem preconceitos.

Sim, há quem defenda o Symbian com toda a convicção - e que reaje de forma emotiva a esta aliança, mas... serão eles uma percentagem representativa de todo o universo de clientes Nokia? Veremos se esta transição irá agravar a tendência de perda de mercado que a Nokia tem tido... ou se terá o efeito pretendido de começar a atrair clientes para os novos Nokia Win Phones.

Quanto ao Symbian, as intenções da Nokia são bem claras:


Há apenas aqui um elemento que fica a faltar... que seria uma aliança destes dois gigantes, com um terceiro gigante: Microsoft Nokia... e Facebook!

Começam a chegar equipamentos "Facebook Phones" baseados em Android, mas parece-me que a MS com o seu Windows Phone 7 está numa melhor posição para fazer com que a sua plataforma se tornasse no verdadeiro Facebook Phone (para além do Xbox Phone, e outros).
Não sei se o Facebook estará interessado em fazer este "jeitinho" à MS... mas com a Nokia a bordo... tudo é possível!

... Vai ser interessante vermos, daqui por um ano, se afinal esta jogada foi tão "suicida" como muitos apregoam.... Afinal, lembram-se de quantos destes mesmos "notáveis" igualmente previram o fracasso que o iPad iria ser, mal este foi anunciado?... 

Cá estaremos para saber quem estava certo e quem estava errado! ;)

4 comentários:

  1. gostei da ironia do iPad lol

    ResponderEliminar
  2. João Sousa12/2/11 13:58

    Acredito que a maior dificuldade da Nokia em desenvolver as suas plataformas tinha a ver com o financiamento desse trabalho. A Google pode financiar a entrada à força do Android com os enormes lucros do mercado da publicidade online, onde domina com um quase-monopólio. A Microsoft pode financiar a entrada à força do seu WM7 porque tem enormes lucros do mercado de sistemas-operativos+office no desktop, onde domina com um monopólio. A Nokia, pelo que sempre tenho lido nestes últimos tempos, tinha lucros minguantes que não lhe permitiriam tal coisa.

    E leio muita gente dizer que este CEO da Nokia foi um cavalo-de-tróia lá colocado pela Microsoft. Mas essas pessoas já pararam um pouco para pensar que talvez tenha sido o inverso? Que talvez tenha sido a Nokia a ir buscá-lo precisamente para proceder a esta inversão de estratégia?

    ResponderEliminar
  3. A Nokia vai se safar e bem...como é dito na 1ª parte do artigo. Basta ter um windows, para dizer que é bom!

    ResponderEliminar
  4. O problema nao e a alianca com a Microsoft. Foi o descartar de tudo o que de valor a Nokia andava a desenvolver nos ultimos tempos...

    ResponderEliminar