2011/02/17

MinFreeManager para Android

Contrariamente ao que muitos poderão pensar, não é nada aconselhável usar "task-killers" para matar tarefas no Android com o objectivo de libertar memória.

A maioria das pessoas pensará que é preferível ter o máximo de memória livre no sistema, quando na realidade essa memória desocupada fica assim sem servir para nada.

O sistema Android é bem capaz de gerir a memória, e está concebido para tirar o máximo partido da memória existente. Portanto, é bem provável que o vosso Android esteja com a memória praticamente cheia - e é isso mesmo que deve acontecer.

Se/quando for necessário mais memória para uma App, o sistema saberá terminar as Apps menos importantes para disponibilizar mais memória livre.

Mesmo assim, há sempre quem goste de ter maior controlo sobre o seu Android, e por isso - em vez de usarem task killers - apresento-vos este MinFreeManager para Android.


Só funciona com permissões de root, mas não me parece que isso seja problema para o público alvo desta App.

Com este MinFreeManager, podem afinar os ajustes internos que regulam esse processo de gestão de memória no Android, podendo seleccionar as definições normais, ou então optar por uma regulação mais agressiva (ou totalmente à vossa vontade.)

Claro que não é recomendável "inventar" se não souberem exactamente aquilo que estão a fazer.

Mas, mesmo que seja apenas para experimentarem com os settings pré-definidos desta App... experimentem e vejam que tal os resultados.

3 comentários:

  1. Uso desde o segundo dia de contacto com Android,e recomendo!

    Basta selecionar um profile (uso Agressive), aplicar e já está: gestão automática dos recursos ;-)

    Claro que convém ter um Task Killer à mão, dá sempre jeito para lidar com alguma App mais mal comportada.

    cumps.

    ResponderEliminar
  2. Estava mesmo a precisar disto hoje, parece que adivinhaste.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom! Instalei no dia do post e desde então noto muito mais fluidez no meu android. Eu tinha alguma app que persistia em estar "omnipresente", e devia estar constantemente a usar recursos, e este programa limpou-ma. Recomendo!

    ResponderEliminar