2011/02/08

Notícias do Dia

No Dia Europeu da Internet Segura, temos um novo modo de arranque instantâneo que poderá surgir no Windows 8; Apps do iPhone que já não correm em todos os iPhones; a conferência Google IO; o ecrã Surface de nova geração da Samsung, e muito mais. (E sem esquecer a chegada do Nexus S à Vodafone.)




iOS a fragmentar-se?


Parece que há Apps que não funcionam no iPhone da Verizon, e que são necessárias versões especiais especialmente concebidas para esse modelo.

Actualização: afinal esta questão não tem nada a ver com hardware diferenciado, mas sim apenas com licenciamento/branding da App com uma operadora em particular.

A ser verdade, começa-se a perder um dos grandes trunfos que a plataforma iOS tem tido sobre a concorrência, de oferecer uma base "estável" e "única" para os developers desenvolverem Apps.
Se começamos a ter Apps que apenas funcionarão num, ou noutro, (já para não falar na possível dor-de-cabeça na migração de equipamento para outro: quem tiver comprado uma App num iPhone da Verizon, e depois trocar por um iPhone da AT&T, terá direito a usar a App "respectiva" para esse modelo?) as coisas começam a tornar-se na "salgalhada" do costume...

No entanto, o chip agora escolhido para o iPhone da Verizon (CDMA) pode também funcionar em modo GSM, o que faz antever que os próximos equipamentos da Apple (iPad, iPhone, etc) possam estar aptos a funcionar em ambas as redes sem necessidade de modelos distintos.



Google IO esgota em menos de 1h

Em 2009 demoraram 90 dias a vender todos os bilhetes; em 2010, 50 dias; e este ano... menos de 1h!
É a prova que este Google IO,  conferência do Google vocacionada para os developers está mais concorrida que nunca, e que o interesse na plataforma Android (e não só), está ao rubro.
Com sorte, todos os que lá estiverem receberão um Nexus S que agora está prestes a chegar à Vodafone.


Samsung SUR40 - o Surface da nova geração

Depois do volumoso Surface de 1º geração, as coisas começam agora a tornar-se bem mais apelativas, graças a este Samsung SUR40.
Este ecrã integra a tecnologia PixelSense que faz com que o ecrã LCD de 40" (FullHD) possa reconhecer dedos, mãos e objectos que são colocados no ecrã, como se fosse um "scanner".


O SUR40 tem integrado um processador AMD Athlon™ II X2 Dual-Core 2.9GHz e uma Radeon HD 6700M, sistema capaz de proporcionar uma incrível fluidez gráfica.

A Microsoft pretende ter entre dois a quatro Samsung SUR40 por cada loja Microsoft.



Windows 8 com Instant-On Híbrido "Direct Experience"

Parece que a Microsoft está a trabalhar naquilo que há muito já deveria fazer parte dos sistemas actuais.
Ninguém gosta de esperar; e muito menos quando isso significa secar longos segundos (ou até minutos) pelo arranque de um computador para que se possa fazer algo.

Embora já existam algumas soluções, como o SplashTop, que permitem ter um ambiente de trabalho minimalista logo desde o arranque, continuam a ser soluções pouco utilizadas.

Para o Windows 8 a Microsoft está a trabalhar no que chama Direct Experience.

A ideia é a de que o PC poderá arrancar instantaneamente diversos sistemas operativos, dando acesso imediato a algumas funções (email, media center, etc) enquanto simultaneamente carrega o sistema operativo principal. Assim que este esteja carregado, o sistema pode transitar para um ou outro sistema, de forma transparente para o utilizador.


Curtas do Dia

4 comentários:

  1. As aplicações do MEO também não funcionam na Optimus/Clix ou Vodafone. Como é obvio.

    ResponderEliminar
  2. Acerca da notícia sobre a fragmentação do iOS, aqui fica uma citação esclarecedora de um developer de apps de navegação:

    [quote]This has nothing to do with hardware or software differences between devices. I am a developer of nav apps, and I can tell you that the app never knows what specific hardware it's on -- everything is abstracted to a generic location services capability.

    Telenav released a new Verizon-specific version of their app because the old "AT&T" one is actually sold and marketed through AT&T as "AT&T Navigator". It requires a subscription that is tied to a customer's AT&T account. That is the only thing about the app that is AT&T specific.

    I am guessing that the "Verizon" version of the app ties into a user's Verizon account as a subscription service.

    Please research this stuff a little more before spouting ridiculous misinformation.[/quote]

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8/2/11 17:02

    a CrashPlan tb ja afirmou varias vezes q vao manter os "ilimitados"

    ResponderEliminar
  4. @Pedro

    Ainda bem que assim é... ufa!

    ResponderEliminar