2011/02/10

Notícias do Dia

Para além do anúncio dos novos dispositivos HP WebOS, e as minhas conjecturas sobre o iPad 2 e rumores do iPad 3, o dia de hoje traz-nos mais notícias sobre o WebOS da HP, um Facebook Phone com origem Android, nova tecnologia de câmaras que promete revolucionar um mercado habituado a que mais megapixeis sejam melhor, rumores sobre a Apple se aventurar nos jogos com a Apple TV, e mais ainda.


HP WebOS a caminho dos PCs


A HP pretende trazer a experiência do WebOS para os computadores de secretária e portáteis - sendo efectivamente essa a melhor opção para os tornar utilizáveis com ecrãs touchscreen.
No entanto, por agora essa opção irá funcionar como complemento ao Windows 7, e não como "alternativa".
(Embora... se começarem a ver que a utilização do WebOS é superior à do Windows... qual o sentido de o manterem lá?)
Entretanto, para quem quiser ver que tal o WebOS e o TouchPad funcionam, já actualizei o post dos novos WebOS com o vídeo da apresentação da HP.


Facebook Phone da INQ

Na realidade, um Android adaptado pela INQ com uma "máscara" por cima para tornar a integração com o Facebook mais imediata (e continuo a achar que para isso, o Windows Phone 7 está melhor posicionado.)



As câmaras e os Megapixeis

Por esta altura já deverão saber que mais Megapixeis nem sempre é sinónimo de maior qualidade - e isso começa a ser notório não só nas câmaras compactas como também nos smartphones.
Para inverter esta tendência, companhias como a Pelican Imaging querem revolucionar a forma de captar imagens, usando múltiplos sensores de imagem em vez de um único.

Desta forma, podem criar-se câmaras ainda mais compactas que as actuais, a custo reduzido - e com novas capacidades: como a possibilidade de captar informação 3D, e até poder focar diferentes partes da imagem mesmo após a fotografia ter sido tirada.


Passwords no iPhone Vulneráveis a Ataque

Em apenas seis minutos, investigadores demonstraram ser possível recuperar passwords de um iPhone bloqueado.
O processo não é simples (obriga a que se faça jailbreak, instale um servidor SSH e se executem scripts especializados) mas torna-se relativamente acessível a quem o pretender fazer.
Embora este método não permite aceder a todas as passwords, permite que sejam descodificadas passwords de contas de email Exchange, LDAP, voicemail, VPNs, WiFi, e de algumas Apps.


Apple TV com Jogos?

Parece que há indícios de que a Apple poderá estar a preparar-se para tornar a sua Apple TV (também) numa consola de jogos. Talvez funcione um pouco ao estilo do OnLive e MeoGames, via streaming (o que ajudaria a explicar, em parte, os motivos que levaram a Apple a investir no seu novo mega-centro de servidores), ou então num modo híbrido, com funcionamento via streaming e local, para minimizar o "lag"?

É preciso não esquecer que esta vertente (dos videojogos) tem - e continuará a ter - um grande peso. É esse um dos grandes trunfos que a MS tem actualmente com a Xbox, e que estranhamente parece não perceber completamente - embora com o sucesso do Kinect, espero que isso mude.
Vamos lá ver é se não se deixam apanhar pela Apple e perder todo o avanço que têm nessa área; tal como deixaram acontecer com o Windows Mobile....

Por outro lado têm sido descobertas  funções escondidadas na Apple TV 2, como um comando que coloca os icons a "abanar" permitindo reposicioná-los (como nos demais iOS.)



Portugal Telecom com a melhor Fibra da Europa


A Portugal Telecom recebeu hoje o Prémio de Inovação na área de Deployment and Operation of FTTH Networks correspondente à melhor e mais inovadora implementação de rede de Fibra Óptica na Europa.

Este ano, a PT pretende reforçar o serviço de fibra "até casa" dos clientes, com 600 mil casas adicionais.

Agora só falta um serviço de fibra para "internet only" a preços decentes, e que não nos obrigue a pagar por serviços extra como TV e telefone...



Curtas do Dia

1 comentário:

  1. Olá,

    quanto a fibra internet only tens o Sapo Fibra.

    Cumps

    ResponderEliminar