2011/02/18

Notícias do Dia

Para além da minha aventura com a activação do Google 2-step verification, e de um salto significativo no desempenho do Chrome, o dia de hoje traz-nos ainda a publicidade enganosa da TMN (agora com página oficial no Facebook a mostrar que Basta de Enganos!), um curioso pormenor metereológico do Google no iPhone, a Apple que se prepara para abrir uma mega Apple Store no coração de Nova Iorque, um jantar geek na Casa Branca, revolução nas comunicações por rádio, e muito mais.


Basta de Enganos!


Na sequência da indignação perante a continuada publicidade enganosa a que somos sujeitos diariamente por parte dos operadores de comunicações, como no recente caso do tarifário "sem limites" TMN e, temos agora uma página do Facebook desta iniciativa que visa fazer com que os operadores comecem a ser mais claros e verdadeiros na promoção dos seus produtos e serviços.
Com a ajuda de todos, e considerando que o assunto começa já a chegar também à comunicação social, pode ser que até se consiga mudar alguma coisa.

É algo pelo qual eu tenho lutado há muito, já que  - por exemplo, no caso da Zon: gostaria apenas de saber o "número"! Qual é a quantidade de dados que afinal se pode descarregar sem "problemas"? Eles dizem que é ilimitado... mas o ilimitado afinal é 300GB, 500GB, 600GB? Seja qual for o número... que o digam expressamente no contrato, em vez de se esconderem na obscuridão das PUA e do que lhes apetecer dizer.

Um contrato é acordado por duas partes: se do nosso lado pagamos; do outro lado, o mínimo que podem fazer é dizer-nos concretamente, e sem "artimanhas"/"espertezas saloias"/"jogos de palavras" exactamente o que estamos a comprar!


Weather do Google no iPhone

Parece que não é recente, mas eu só descobri hoje... Procurar informações metereológicas no Google dá resultados imediatos no browser - até aí nada de novo, é algo que uso com relativa frequência.
Mas hoje ao pesquisar isso no iPhone, deparei-me com uma apresentação bem mais catita, e interactiva!

É assim que surge uma pesquisa "weather figueira da foz":
Sim, isto é na página de resultados do Google, e sim, podemos arrastar a barra para ver as condições atmosféricas nas próximas horas.
Pormenores interessantes... que não sei porque não aparecem no Android! :P
(actualização: afinal segundo o nosso leitor atento Ricardo Ribeiro, aparece no Android, desde que esteja no Google em "inglês")

iOS domina na Europa

A Apple tem o pé bem assente na Europa, com os últimos dados a darem 45% de quota de mercado à plataforma iOS no que toca ao acesso à internet por dispositivos móveis, enquanto o Android continua com tendência de subida mas só agora ultrapassandos os Blackberry e ainda com um longo caminho a percorrer (embora seja previsível que a velocidade de aproximação aumente drasticamente durantes os próximos meses.)

Já em Portugal, as coisas são um pouco diferentes, com o Symbian ainda no lugar cimeiro, mas em tendência sempre decrescentes, e com o Android muito mais próximo do iOS.

[Editado para clarificar que estes números dizem respeito ao acesso à Internet]

Comunicação Rádio Full-Duplex

Investigadores em Stanford parecem ter descoberto "a pólvora" sem-fios. Isto é, até agora, neste mundo de comunicações Wireless, todos os protocolos usam sistemas half-duplex, em que a transmissão e a recepção de dados são feitas de forma alternada (ou então usando múltiplo canais, uns de transmissão, outros de recepção.) Mas segundo estes investigadores, é possível usar um único canal de rádio para transmitir e receber informação ao mesmo tempo, usando processamento de sinal semelhante ao que é usado para cancelar os ecos/ruido nos sistemas de alta-voz e similares.




Apple prepara a sua maior Loja
A Apple parece estar empenhada em comemorar o 10º aniversário das lojas Apple de forma grandiosa, e para tal vai construir a maior Apple Store de sempre no icónico Grand Central Terminal em Nova Iorque, local de passagem diário para cerca de 700 mil pessoas.
Vai ser certamente mais um ponto de passagem obrigatório a quem for visitar Nova Iorque....


PowerVR em glória

Eu sempre fui um simpatizante e apoiante da PowerVR, mesmo quando ela foi incompreendida nos desktops e sendo "aniquilada" pela 3DFX. Mas, agora neste mundo mobile, a PowerVR volta a tornar-se num peso pesado da potência gráfica eficiente. A sua nova série 6 de GPUs PowerVR irá permitir gráficos 3D que irão rivalizar com os dos computadores pessoais, mas gastando apenas uma fracção da energia (um pouco à semelhança do que os processadores ARM estão a fazer aos x86/64.)


Jantar "Geek" do Obama

E aqui está a foto do jantar mais geek de sempre na Casa Branca, com o Presidente Obama rodeado de personalidades. Zuckerberg do seu lado direito, Steve Jobs no seu lado esquerdo... e um Steve Balmer ausente (se calhar preferiu ir ao McDonalds. ;P)


Curtas do Dia

12 comentários:

  1. @Carlos: Em relação ao "Weather do Google no iPhone" no Android é igual, apenas há que ter em atenção que apenas funciona na língua inglesa, se tiver em português e alterar para inglês a mesma pesquisa retorna o mesmo resultado.

    ResponderEliminar
  2. @Ricardo

    Obrigado pela clarificação...
    (Ainda por cima, eu tenho o meu Android em Ingles, e uso o Google em Ingles, não percebo porque raio "saltou" para o PT...)

    ResponderEliminar
  3. @Carlos
    Deves ter a pesquisa com resultados locais activada?...

    ResponderEliminar
  4. É "pena" a imagem do jantar não ter EXIF para ver que smartphone tinha sido utilizado (ou não).
    ;)

    ResponderEliminar
  5. @kincas
    É foto oficial do fotógrado da casa branca. No mínimo uma 5D Mk II. :)

    ResponderEliminar
  6. Mesmo com chuva, tem de haver gelado!!! hehe

    ResponderEliminar
  7. Olá, Carlos. Venho pela primeira vez comentar no seu blog, para deixar aqui um comentário, e não pela tecnologia. Apenas uma curiosidade: É da Figueira da Foz? Vi no screen do iPhone. Também sou!:)

    ResponderEliminar
  8. @João

    Bem vindo, e obrigado por deixares o comentário.

    Não sou da Figueira, sou de Gaia... Mas este Domingo vou à Figueira visitar um amigo, e como tal estava a espreitar como iria estar o tempo. :)

    ResponderEliminar
  9. @Carlos devias referir que os estudos de mercado são baseados no acesso à internet pois a distribuição baseada em dispositivos ainda deve estar bem longe dessa!

    ResponderEliminar
  10. A foto de Obama rodeado da Apple e do Facebook. Altamente!
    Só o Balmer é que não estava... hummm.

    ResponderEliminar
  11. jonaspaulo22/2/11 00:17

    tb eu sou da figueira ehe, qualquer dia organiza-se um encontro ca ;P

    ResponderEliminar